Aprenda tudo sobre o suplemento albumina: como usar, seus efeitos, benefícios, melhores marcas e tudo mais! Descubra como a proteína da clara do ovo pode ajudar em sua dieta.
A albumina é uma das fontes de proteína mais utilizadas no meio da musculação, mas não unicamente nele. A mesma também é utilizada para pessoas que necessitam de uma compensação protéica e que não conseguem fazer este por meio da alimentação, optando assim por ingerir esta proteína de altíssimo valor biológico. Outra função bastante utilizada da albumina é em receitas, na medida em que fica muito fácil sua ingestão e custo X benefício.
A albumina é uma proteína que pode ser encontrada em diversos alimentos, porém o alimento de destaque e que possui a maior quantidade desta proteína é o ovo (seja ele de galinha ou outra ave). A albumina, mais precisamente, é aproteína da clara do ovo (parte branca do ovo), uma proteína de alto valor biológico e que pode ser obtida de forma fácil e barata, seja ela ingerindo a clara do ovo ou o suplemento desidratado.
Porém, o que torna a albumina uma proteína diferente? Será que seus benefícios são realmente válidos para o praticante de musculação? Será que podemos otimizar o ganho de massa muscular e otimizar nossa redução de gordura corpórea utilizando essa proteína? Descobriremos a seguir…
O que é a albumina?
Albumina poderia ser definida como uma proteína. Ela é presente no corpo humano (carregando hormônios, carregando nutrientes no plasma), em outros inúmeros animais e em alimentos os quais utilizamos para nutrir nosso corpo. Com inúmeras funções, a depender de onde ela esteja localizada, a forma mais comum que conhecemos da albumina é mesmo a presente nos ovos de aves, especialmente das galinhas.
A albumina é uma proteína com inúmeras funções. Porém, quando especificamente presente no ovo e utilizada na alimentação, ela é uma das proteínas com mais alto valor biológico para o corpo humano, ou seja, é uma das proteínas que melhor é aproveitada em termos metabólicos. Ainda, ela possui uma fácil digestão, a qual contribui ainda mais para o seu aproveitamento.
Quando falamos de albumina, nem sempre nos refletimos aos ovos inteiros. Geralmente, esse termo reflete a imaginação da clara do ovo ou da albumina em pó (desidratada), em forma de suplementos. Na verdade, esse é um erro, pois a albumina é ricamente encontrada no ovo inteiro, e quando falamos de albumina “suplemento”, estamos falando da clara do ovo desidratada, em forma de pó, o que a torna mais durável e fácil de consumir, pois não precisa preparos de cozimento, o que a torna mais fácil de digerir.
Benefícios da albumina
A albumina sendo então uma opção de suplemento hiperproteico, pode ser uma interessante ferramenta dietética para aumentar os níveis de proteína na mesma. Custando relativamente barata, o que a torna muito interessante para a maioria da população brasileira, ela pode suprir tranquilamente proteínas mais caras como a própria caseína. Obviamente, isso se deve ao fato de que a albumina possui um valor biológico excepcional.
Por possuir uma digestão relativamente lenta, quando comparada ao whey protein, ela também pode ser utilizada a qualquer momento do dia, sendo de uma versatilidade tremenda. Ainda, pode participar da preparação de alimentos doces e também salgados, caso você não queira usar ovos in natura. Talvez ela não seja a melhor opção para o pós-treino imediato, pois ela possui uma digestão um pouco mais lenta que o whey protein, mas isso não quer dizer que ela não possa ser uma opção, caso não possa consumir nada mais viável.
O perfil de aminoácidos da albumina é muito interessante. O aminoácido que mais se destaca é o ácido glutâmico, importante para a síntese de L-Glutamina, em segundo o ácido aspártico e em terceiro a L-Leucina, o aminoácido mais importante para a síntese proteica, com cerca de 7,5g a cada 100g de albumina, ou seja, em torno de 8% é somente L-Leucina na albumina.
A albumina ainda é um produto rico em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro.
Outros benefícios da albumina podem ser:
- Recuperação muscular;
- Aumento da saciedade;
- Melhora na saúde de doenças cronicas (como cirrose hepática);
- Aumento da massa muscular magra;
Portanto, estimular a síntese proteica e garantir níveis proteicos adequados na dieta são uma das mais importantes razões para você nunca ficar longe dessa poderosa proteína.
Como tomar a albumina?
A albumina em suplemento é em pó, por isso a sua forma mais comum de uso é na mistura com algum liquido, como água, leite, iogurtes e etc. Mas ela também vem sendo bastante utilizada em receitas, sejam doces ou salgadas. Como este é um suplemento com um sabor não tão agradável, as receitas parecem estar sendo uma boa saída para quem tem dificuldade de ingerir o suplemento em forma de liquido.
As quantidades do uso irão variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Como sabemos, cada pessoa é única e o que funciona para mim pode não funcionar para você. Por isso não existe uma “regra” no uso deste suplemento, você precisa saber a quantidade de proteína que está faltando em sua dieta e usar essa quantidade de albumina. A conta, em média, é de 3g de proteína para cada quilo da pessoa. Então, por exemplo, se você precisa ingerir 240g de proteínas por dia e está ingerindo apenas 220g, o seu uso de albumina deve ser de 20g ao dia.
A respeito dos horários de uso, a albumina é bastante versátil e pode ser usada em diversos horários no dia, como ao acordar, antes de dormir e nas refeições intermediárias (entre o café, almoço e jant
Nenhum comentário:
Postar um comentário