terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Bíceps Braquial – Entenda um pouco mais seu funcionamento!


Entenda como funciona o Bíceps BraquialO que alguns gafanhotos chamam de “carro chefe” não é a musculatura que dará maior volume ao braço, contudo bíceps bem trabalhados fazem a diferença!
Responsável principalmente pela Flexão do cotovelo, Supinação (giro externo colocando as palmas das mãos para cima) e uma fraca flexão de ombros temos o bíceps como um músculo MULTIARTICULAR, diferente do que muitos acreditam, ele atravessa 3 articulações realizando os 3 movimentos descritos acima! Veja as “Duas Cabeças” na (figura 01), se a figura estiver pequena, clique sobre a imagem que a mesma será ampliada!
Bíceps Braquial (1)
Não vamos nos importar com nomes, o que quero é que entendam o que estão fazendo em uma sala de musculação. Além da flexão de cotovelo a cabeça curta vai ajudar na Flexão de ombros, em sua adução horizontal e na adução, veja na sequência a (figura 02).
Também excluindo a evidente flexão de cotovelos temos como ação da cabeça longa a Flexão de ombros, em sua abdução se houver uma rotação lateral (externa), veja as ações na sequência da (figura 03).
Por ter ações diferentes, comprimentos diferentes, posições diferentes é que temos tantas variações de roscas com tantos ângulos diferenciados para trabalhar o grupo muscular como um todo.. “Mas professor, como trabalho cada cabeça do bíceps???”
Para acionar mais uma ou outra cabeça gafanhoto, tem que coloca-la em uma posição que force a musculatura desejada a fazer mais força, gerar mais torque… Para não falar que sou chato exemplifico um exercício para enfatizar cada cabeça… Para a longa pode utilizar de uma Rosca Inclinada, aquela que você senta no banco com uma leve inclinação para trás… Vê se não vai deixar o banco muito inclinado e machucar o ombro hem! E para a curta pode utilizar de uma Rosca Unilateral com braço em Abdução Horizontal, tipo quando se faz o “muque”!
Darei um exemplo de como fazer isso com um outro musculozinho bacana, que ajuda no famoso “pico” do bíceps…
Além das duas cabeças, vamos falar um pouquinho sobre o BRAQUIAL, também flexor de cotovelo, e essa é sua ÚNICA função. Como já falei, dependendo da posição conseguiremos trabalhar melhor uma ou outra musculatura, para um trabalho mais efetivo do BRAQUIAL precisamos colocar nosso braço em uma posição que force um maior torque na flexão de cotovelo certo?! Mas dar a resposta sem pensar é o que você está esperando aí né gafanhoto? Negativo, vamos olhar a (figura 04) e pensar:
Bíceps Braquial (2)
Em uma posição alongada o músculo e possivelmente as fáscias se aproveitam de um componente elástico e o trabalho para tira-lo do lugar é pequeno, isso perpendicular ao chão, a 0 graus…. Então temos que colocar esse músculo em uma posição que o desfavoreça e faça-o sofrer para se mexer…. Como as duas cabeças ajudam também ajudam na flexão de cotovelo teremos que reduzir um pouco o trabalho delas, então faremos uma flexão de ombros e apoiaremos o cotovelo o desativar essa contração resultante da flexão de ombros… Lembrou de algo???? Pois é, nossa querida rosca Scott (figura 05) e derivadas dela nessa angulação.
Então podemos concluir que um bom treino de bíceps seria trabalhar as 2 cabeças de bíceps e o braquial de forma a moldar um bíceps bonito e funcional!
“Legal professor, passa um exemplo de treino aí?!”
Negativo gafanhoto, se eu postar você copia e faz né! Por isso você terá que procurar um profissional capacitado para lhe ajudar com isso ou pesquisar, individualidade biológica. Cópia e cola não rola!
Como mensagem final queria agradecer, pois qualquer dúvida é uma boa oportunidade para aprendermos e nos aprimorar! E ainda saiu mais um artiguinho… risos…  Com a dúvida de um amigo aprendi mais e relembrei conceitos que tinha esquecido!
E você, sabe o que está fazendo? Entende o porquê de estar fazendo isso ou aquilo ou nem tem um porquê?


Post Bíceps Braquial - Entenda um pouco mais seu funcionamento! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário