quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Os perigos do consumo de anti-inflamatórios e sal nos exercícios

Não tem jeito, como Médico do Esporte e Cardiologista, sou obrigado a comentar os crescentes usos e abusos da automedicação indiscriminada de anti-inflamatórios analgésicos (exemplo Advil, Voltarem) e os famosos biscoitos salgados, durante treinos e, principalmente, nas populares provas de rua.


A intenção é nobre: não sentir dor muscular ou nas articulações ao correr. Aí é que mora o problema, na boa fé dos esportistas e até de atletas rodados, que viram verdadeiras bombas relógio para a lesão muscular, dos tendões, das articulações, dos tornozelos e dos joelhos, que deve ocorrer apenas pelo uso de anti-inflamatórios sem prescrição médica.

A dor é um alerta genial da natureza, avisando que algo ruim está acontecendo. Abolir a dor é deixar de saber que se iniciou uma distensão muscular, tendinite ou artrite, que irá piorar com a continuidade do exercício.

Vamos aos fatos: mesmo sabendo que é uma medicação com efeitos colaterais sérios e apenas um médico pode prescrevê-la, virou moda tomar o anti-inflamatório no início de uma corrida. Arriscam a saúde a médio e longo prazo e até a vida com essa automedicação totalmente contra-indicada nessas condições.

Os anti-inflamatórios, nas suas três formulações mais comuns


Esteróides ou hormonais como a cortisona, não-esteróides e os coxcibs, alguns liberados e outros proibidos, que são substâncias que agem no tratamento de lesões inflamatórias ortopédicas, ginecológicas e outras. São ainda estudados os sérios e graves efeitos colaterais em vários órgãos como estômago, fígado, rins, coração e todo aparelho cardiovascular, de pleno conhecimento do médico que os evita quando existem riscos.

Lembrem-se de que uma pequena lesão muscular, que não apresenta dor por conta da automedicação, poderá acabar na piora da lesão, deixando sequelas graves. O coração e todo o aparelho cardiovascular reagem com arritmias, hipertensão arterial e até lesões isquêmicas (angina ou infarto). O fígado e os rins poderão se lesionar e desenvolver cirrose e uremia.

Outra mania detectada ultimamente entre corredores é a ingestão de comprimidos de sal ou consumo de biscoitos salgados para uma possível reposição do sódio e do potássio. Fazer isso, sem nenhum controle laboratorial prévio ou orientação médica, poderá resultar em hipertensão arterial severa, com grande risco de derrame cerebral ou de infarto do miocárdio.

DICAS

1- NUNCA se automedique, principalmente para dores ou outros sintomas. Pare e procure um médico;
2- NUNCA consuma comprimidos de sal, biscoitos de sal para repor perdas salinas numa prova ou treino. Pode piorar os níveis de pressão arterial;
3- SEMPRE procure saber se você pode utilizar isotônicos para essas reposições. Existem contraindicações médicas bem definidas para hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças;
4- SEMPRE consulte um médico do esporte para suas dúvidas clínicas e de medicação, e um nutricionista nas dúvidas alimentares e de suplementação;
5- CANSOU? Então PARE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário