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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

10 benefícios do levantamento terra

Redação Hipertrofia.org

O levantamento terra é provavelmente o exercício mais temido e reverenciado da musculação. Contudo, lado a lado com o agachamento livre, ele é um dos movimentos com o maior custo-benefício quando o assunto é ganhar massa muscular e força o mais rápido possível.
O terra é um exercício extremamente funcional, isto significa que o progresso gerado neste exercício será transferido para outras coisas que você faz dentro e fora da academia, seja aumentando a performance ou prevenindo lesões. E isto é só o começo…

Os 10 principais benefícios do levantamento terra


  • Trabalha a maioria dos músculos grandes. O terra é um dos poucos exercícios que recrutam quase todos os grupos musculares grandes do corpo (1). Isto significa mais estímulos para hipertrofia e força em vários lugares do corpo ao mesmo tempo.
  • É o melhor para trabalhar a cadeia posterior. A cadeia posterior envolve os glúteos, posteriores da perna, adutor magno e eretores da espinha. Combinados, estes músculos são importantíssimos para a funcionalidade do corpo e podem aumentar a performance em inúmeros esportes, não necessariamente envolvendo musculação. E não existe exercício que trabalhe mais a cadeia posterior que o levantamento terra.
  • Melhora a postura. O terra fortalece naturalmente a lombar e uma lombar fraca é uma das principais causas para postura ruim. Ao fortalecer esta área você vai melhorar naturalmente o posicionamento da espinha e terá menos chances de desenvolver ou piorar um problema de postura.
  • É um exercício funcional para a vida fora da academia. O terra consiste em basicamente tirar um objetivo pesado do chão, uma ação que, sem perceber, repetimos inúmeras vezes no dia a dia; seja carregando uma caixa de leite, levantando um bujão de gás ou movendo um móvel. Ao fazer levantamento terra rotineiramente você diminui suas chances de se lesionar de uma maneira estúpida em seu dia-a-dia.
  • Força na pegada. Ao levantar cargas enormes do chão usando apenas suas mãos, não é difícil imaginar porque o terra é um dos melhores exercícios para construir força na pegada e este benefício será transferido para inúmeros exercícios que existem pegada. Por isso é interessante usar straps apenas em repetições máximas no terra.
  • Testosterona e hormônio do crescimento. Por atingir vários grupos musculares grandes ao mesmo tempo, o terra é um dos exercícios que mais força o corpo a liberar testosterona e hormônio do crescimento.
  • Segurança. O levantamento terra é um dos exercícios que mais traz benefícios e ao mesmo tempo é um dos mais seguros. Pense, não é possível derrubar a barra no peito ou até mesmo ser esmagado como no agachamento. Você não precisa de ajudante para treinar pesado. Basta tirar a barra do chão e se algo der errado, solte. O único que vai sofrer aqui é o chão.
  • Equipamento mínimo. Você só precisa de uma barra e anilhas. Sem banco, sem rack, sem suporte, nada. Você nunca vai enfrentar fila pra fazer terra.
  • Sistema cardiovascular. Ao ser feito corretamente, com cargas e intensidade significativas, o terra vai exigir muito do sistema cardiovascular, forçando adaptação. Trocando em miúdos, você também pode melhorar, até certo grau, seu condicionamento usando o terra.
  • Variação e versatilidade. Existe uma quantidade surpreendente de variações do levantamento terra. Algumas darão maior ênfase a parte da frente do corpo e quadríceps, outras às costas e posteriores das pernas, mas todas as variações trarão os benefícios descritos aqui. Isto não significa apenas variação de estimulos quando você estagnar, mas também uma chance de continuar fazendo terra mesmo não se dando bem (por motivos de mobilidade) com a forma tradicional.
Referências
  1. http://journals.lww.com/nsca-scj/Citation/1995/12000/Analysis_of_the_Conventional_Deadlift.10.aspx

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