sexta-feira, 13 de novembro de 2015

APRENDA A USAR A ACUPUNTURA PARA EMAGRECER E MELHORAR SUA PERFORMANCE

DEFINIÇÃO DE ACUPUNTURA

DEFINIÇÃO DE ACUPUNTURA
A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. A estimulação destes pontos tem a propriedade de regular o fluxo energético que, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, é responsável pela fisiologia do corpo humano.
          A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. A estimulação destes pontos tem a propriedade de regular o fluxo energético que, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, é responsável pela fisiologia do corpo humano. Os pontos de acupuntura, os trajetos dos canais que compõem a rede energética, os tipos de agulhas e as regras de punção foram estabelecidos pela primeira vez nos "Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo" (Nei King), tratado de medicina compilado entre os séculos V e III a.C. na China. Desde então outros tratados foram escritos, o conhecimento da acupuntura difundiu-se para outros países asiáticos e, no século XX, passou também a ser praticada no Ocidente onde tem sido analisada e assimilada à visão científica. Na atualidade, a prática da acupuntura não está mais condicionada à utilização de agulhas, já que é possível estimular o ponto através de corrente elétrica, laser, vibração sonora, cor, esparadrapo e magneto.

Acupuntura para Emagrecer


A acupuntura para emagrecer funciona porque ao estimular os pontos específicos da orelha ocorre:
  • controle da ansiedade,
  • diminuição da vontade de comer,
  • aumento do metabolismo fazendo o corpo gastar mais energia mesmo parado,
  • melhora do sono e
  • cura da compulsão alimentar.
Além de tratar outros problemas emocionais, como a depressão e a solidão, que comumente fazem com que o indivíduo encontre algum consolo na comida. A técnica foi criada a mais de 5 mil anos e serve para tratar qualquer doença. Ela deve ser feita por um especialista em acupuntura ou com formação em medicina tradicional chinesa e a quantidade de sessões pode variar conforme a necessidade. Os profissionais da área garantem que quem faz dieta e exercícios físicos regularmente consegue perder em média 3 kg a mais do que pretendia, devido ao reequilíbrio do corpo, graças à acupuntura.

8 Tipos de Acupuntura para Perda de Peso


Acupuntura para emagrecer pode ser eficaz para eliminar o peso ganho ao comer demais. A acupuntura é uma forma antiga de tratamento na qual agulhas são usadas para estimular a liberação de hormônios das glândulas endócrinas como a glândula pituitária. Os hormônios liberados, também conhecidos como endorfinas, fazem você se sentir bem. A acupuntura te ajuda a parar de comer demais, reduz o estresse e trata quaisquer problemas digestivos que podem ser a causa de ganho de peso.
É importante que o acupunturista avalie o estado da sua saúde geral antes de começar o tratamento. A maioria dos acupunturistas examina a língua do paciente e checa o pulso. Isso, junto com o conhecimento dos seus hábitos alimentares, pode ajudar o acupunturista a decidir onde as agulhas devem ser colocadas no corpo. Aqui estão vários tipos de acupuntura:

1. A Orelha


Dependendo da sua saúde física e da razão por que você quer perder peso, o acupunturista decide que parte da orelha será mais eficaz para te ajudar a comer menos. A acupuntura pode ser feita em muitas partes da orelha para cobrir quase todas as partes do corpo. O acupunturista irá usar apenas aqueles pontos na sua orelha que te ajudarão mais. Um número apropriado de agulhas é usado dependendo dos seus hábitos alimentares, sua condição psicológica e sua saúde geral.

2. A Boca


Se você é uma pessoa que usa sua boca continuamente e está constantemente comendo ou falando, certos pontos da boca podem ser usados de forma eficaz pelo acupunturista para te ajudar a se controlar e não comer demais.

3. O Estômago

Sinais do estômago fazem você perceber se está com fome ou cheia. Muitas pessoas continuam comendo mesmo depois que o estômago sinalizou que está cheio. Há vários pontos no estômago que podem controlar essa alimentação compulsiva. Esses pontos também podem tratar problemas digestivos que algumas pessoas desenvolvem.

4. Os Pulmões

Acupunturistas também podem tratar os pulmões de pessoas que gostam de comer muito chocolate ou doces.

5. O Sistema Endócrino

Se você sofre de retenção de líquidos, um acupunturista irá tratar esses pontos que correspondem ao sistema endócrino para equilibrar os hormônios que são liberados pelo seu corpo.

6. Os Ovários

Se você está sofrendo de tensão pré-menstrual ou os sintomas da menopausa, o ponto usado pelo acupunturista é geralmente o ovário, já que isso irá resolver quaisquer problemas de ganho de peso assim como da condição que você sofre.

7. Os Rins

Se você está sofrendo de desequilíbrios hormonais, retenção de líquidos ou está sob estresse ou ansiedade, os rins podem ser usados efetivamente para te ajudar a perder peso.

8. A Tireoide

Pessoas que sofrem de hipotireoidismo tendem a ganhar peso. Para controlar os sintomas desse transtorno com o ganho de peso, a acupuntura na tireoide será o alvo.
A acupuntura emagrece com uma dieta saudável e exercícios regulares. Ela também pode ajudar a melhorar sua saúde geral ao tratar problemas digestivos ou desequilíbrios hormonais que podem ser a causa do seu aumento de peso.

Pesquisas e Considerações

Estudos publicados examinando a eficácia da acupuntura para emagrecer indicam que quando você a combina com uma dieta e exercícios, ela leva a mais perda de peso. Entretanto, em alguns estudos, a diferença entre usar acupuntura ou não foi insignificante. Os estudos examinando o uso da acupuntura como único método para perda de peso são poucos e mal desenvolvidos. Estudos adicionais terão de ser conduzidos para determinar a sua eficácia isolada para um programa de perda de peso.
Com respeito à frequência do tratamento, foi observado que os benefícios de perda de peso não são aparentes até que uma série de dez ou mais tratamentos tenham sido completos. Além dos efeitos de perda de peso, a acupuntura mostrou uma diminuição de problemas com dor nas juntas, insônia e dores de cabeça.
A acupuntura como um adjunto para um programa de perda de peso combina as práticas do Oriente e Ocidente. A liberação de estresse reduzindo endorfinas te ajuda a controlar os desafios de vontades de comer e ganho de peso por ansiedade. Em conjunto com um plano de perda de peso, a acupuntura é um tratamento útil.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite 

ACUPUNTURA DESPORTIVA


A melhora da performance esportiva é uma busca contínua dos praticantes de esportes e atividades físicas
A Acupuntura Desportiva prioriza os grupos musculares mais requisitados
Cada vez mais se pesquisa sobre os fatores que interferem no rendimento e na performance dos atletas e praticantes de atividades físicas. O bem-estar físico e psíquico é importante não somente para melhorar o desempenho durante um treino ou uma competição mas para evitar conseqüências importantes como alterações no sistema imunológico, alterações comportamentais, fadiga precoce e predisposição a lesões ao longo do tempo.

Para cada tipo de esporte e atividade física pode-se estimular um grupo de pontos de acupuntura para melhorar o desempenho músculo-articular, trazendo ganhos na performance para o atleta ou praticante. As aplicações de Acupuntura priorizam os grupos musculares mais utilizados em cada tipo de esporte ou atividade física. 

A Acupuntura é uma técnica que pode amenizar as dores, prevenir lesões e melhorar o desempenho dos atletas 

lesões diminuem o rendimento e podem causar o afastamento das atividades

 
A Acupuntura é utilizada desde tempos imemoriais para tonificar ou relaxar os músculos de atletas e trabalhadores. Na China, turistas ficavam impressionados com a incrível facilidade com que os chineses corriam sem demonstrar fadiga por horas seguidas, puxando seus riquixás. Atualmente esse transporte acontece em bicicletas, o que continua sendo um exercício que exige que o condutor tenha boa capacidade cardio-respiratória, grande força muscular e excelente saúde.

Entretanto, muitos de nós ,durante a realização de práticas desportivas, procuramos sempre nos superar, aumentando constantemente as metas e desrespeitando os limites de nosso corpo. Por isso pagamos então um alto preço, sobrecarregando nossos músculos, ossos e articulações ocasionando inúmeras lesões que prejudicam nosso desempenho e ocasionando algumas vezes o abandono precoce de competições ou atividades físicas.

 
Nos dias de hoje, a Acupuntura é uma grande aliada de todos os que praticam atividade física

a Acupuntura também é imunomoduladora
A Acupuntura, além de melhorar a performance esportiva, é imunomoduladora, auxilia a recuperação muscular, alivia a fadiga, aumenta a energia e atua de forma eficiente no tratamento de lesões e dores. Os analgésicos e anti-inflamatórios utilizados indiscriminadamente podem mascarar a gravidade da lesão e levar à falsa sensação de cura. Já a Acupuntura não só produz o alívio da dor mas também estimula o corpo a reagir à inflamação. Ela melhora a circulação do sangue no local, ajuda a recuperar a mobilidade e a tratar as regiões que são secundariamente comprometidas na lesão. 

Além da Acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa engloba diversas técnicas como a Auriculoterapia, Moxabustão, An-Ma, Fitoterapia, dentre outras. Isoladamente ou em conjunto, essas técnicas podem tratar um amplo leque de problemas. Utilize a Medicina Tradicional Chinesa como sua aliada nos cuidados com a sua saúde!
Indicações, contra-indicações, precauções e efeitos colaterais

A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda a Acupuntura aos seus Estados-Membros, tendo produzido várias publicações sobre sua eficácia e segurança (1), capacitação de profissionais (2) e métodos de pesquisa e avaliação dos resultados terapêuticos das medicinas complementares e tradicionais. O consenso do National Institutes of Health(3) dos Estados Unidos referendou a indicação da Acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, em várias doenças e agravos à saúde.

Além disso, uma pesquisa(4) publicada no fim de 2006 pelo Dr. Du Yuan Hao informou que a Acupuntura e a Moxabustão podem tratar 461 doenças, a maioria delas relacionada ao sistema nervoso e imunológico, aos aparelhos digestivo e geniturinário, e aos sistemas muscular e ósseo, além da pele. Entretanto alguns cuidados em relação à Acupuntura de uma forma geral, e em relação à Acupuntura Desportiva em particular devem ser observados para se garantir a segurança e eficácia da técnica.

INDICAÇÕES: algias viscerais e periféricas, cefaléias e enxaquecas, trigemealgia, odontalgia, cervicalgias e cervicobraquialgias, neuralgia intercostal, algias da coluna vertebral, lombalgias,hérnia discal, ombralgias, epicondilite (cotovelo), algias dos punhos e das mãos, atrofia muscular, parestesias, tremores, algias dos membros inferiores (perna, coxa, joelho, tornozelo e pé) dores reumáticas e articulares, fibromialgia, fadiga, problemas emocionais, etc.

CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES: A Acupuntura Desportiva é contra-indicada na gravidez e em pacientes com insuficiência renal grave e insuficiência hepática grave. Precauções devem ser tomadas com pacientes cardíacos, portadores de marcapasso, diabéticos, pacientes com púrpura ou com facilidade de formar hematomas e aqueles que estejam tomando medicamentos anticoagulantes, trombolíticos e antiplaquetários e anti-inflamatórios.

Pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas podem se beneficiar da técnica mas devem informar essa condição ao terapeuta. Uma anamnese precede o início do tratamento onde são levantadas todas essas informações.

EFEITOS COLATERAIS: Dor local leve e vermelhidão podem ser sentidas em alguns casos, sobretudo quando se mobiliza músculos e tendões, porém são passageiras. Em casos mais raros pode haver pequenos hematomas, sobretudo se o paciente tiver algumas das condições já citadas, como púrpura, e estiver ingerindo os medicamentos mencionados.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO: Cada paciente é único e especial e as condições particulares de cada um determinarão a duração do tratamento. Problemas antigos demandam maior tempo de tratamento mas uma melhora geral é sentida na primeira sessão. Em média, dez sessões são necessárias para um resultado significativo e duradouro.

CLIQUE NO MARCADOR ACUPUNTURA NO ESPORTE E ACESSE TODAS AS NOSSAS POSTAGENS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA OS PRATICANTES DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.


REFERÊNCIAS

(1)World Health Organization (WHO). Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials. Geneva, Switzerland; 2003.
(2) World Health Organization(WHO). Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture. Cervia, Italy, WHO; 1999.
(3) NIH Consensus Statement (Acupuncture) 1997 Nov 3-5; 15(5):1-34.
(4) Du YH et al. Study on modern disease menu of acupuncture and moxibustion therapy in China. Zhongguo Zhen Jiu. 2007 May;27(5):373-8.

Por Que A Acupuntura Funciona Para O Alívio Da Ansiedade

Por Que A Acupuntura Funciona Para O Alívio Da Ansiedade
Não apenas para dor, a acupuntura também é uma maneira natural de tratar a ansiedade. Ela funciona mais rápido do que terapia e você não precisa tomar remédios.
Você pode pensar que a acupuntura é para hippies que não acreditam na medicina ocidental ou que é para os seus avós idosos com dores nas costas crônicas, mas uma crescente comunidade de pesquisadores mostram que a acupuntura pode ajudar a tratar um transtorno que afeta todo mundo em algum ponto: a ansiedade.
Tentar controlar a ansiedade extrema pode ser difícil porque geralmente inclui terapia, onde você pode passar meses sem ver resultados.
Além disso, o tratamento médico exige o uso de medicamentos, que podem ter efeitos colaterais muito sérios, de acordo com Ladan Eshkevari, um acupunturista certificado, fisiologista e diretor assistente da Escola de Estudos da Enfermagem e Saúde da Universidade de Georgetown em Washington, EUA.
No tratamento para ansiedade com a acupuntura, os sintomas diminuem já depoisdas primeiras visitas, e todos os praticantes de acupuntura são confiantes em dizer que ela ataca o problema na raiz.

Como A Acupuntura Para Ansiedade Funciona

A medicina tradicional chinesa descreve uma força de energia chamada Qi que regula a saúde geral do corpo. Assim como o sangue no sistema circulatório, o Qi se move por todo o corpo através de caminhos chamados meridianos.
Quando fatores como machucados, estresse, má alimentação ou mudança no ambiente interrompem o fluxo de Qi, a consequência é problemas de saúde. Ao inserir agulhas em pontos específicos do corpo, os acupunturistas restauram o equilíbrio de Qi na saúde geral do corpo.
Este conceito pode ser desatualizado para alguns, mas Daniel Hsu, doutor em acupuntura e Medicina Oriental, disse que o Qi é apenas uma metáfora para as funções metabólicas, ou as reações químicas que acontecem constantemente no corpo.
Os praticantes de acupuntura inserem cada agulha a meio milímetro de distância do nervo, explica o doutor Hsu.
Dependendo de onde vão as agulhas, a acupuntura pode fazer o sistema nervoso produzir químicas que combatem as dores, turbinar a capacidade natural do corpo de se curar ou estimular a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo ansiedade.
Todos esses resultados podem ajudar as pessoas a se sentirem mais equilibradas e tratar uma variedade de enfermidades.

A Ciência Por Trás Da Acupuntura Para Gerenciamento Da Ansiedade

A acupuntura ficou cada vez mais popular desde a década de 70 simplesmente porque funciona, e agora existem inúmeras pesquisas apoiando sua eficácia para ansiedade e outras condições mentais.
Por exemplo, em um estudo publicado em outubro de 2013 no periódico Acupuntura & Estudos Meridianos, os pacientes que passaram por uma sessão de acupuntura de 20 minutos tiveram significativamente menos ansiedade e melhora na memória imediatamente depois das sessões, comparado com aqueles que não fizeram a sessão de acupuntura.
Por que a acupuntura funciona? Ladan explica que as circunstâncias externas além do seu controle podem configurar seus níveis de ansiedade e a acupuntura consegue fazer seu corpo voltar a ter o controle.
“Nós estamos constantemente sob o estresse e pressão para ter um bom desempenho, o que pode causar transtornos e outros problemas de saúde mais sérios”, explica Hsu. “A acupuntura é uma excelente manutenção. Ela ajuda uma vida pressionada virar uma vida mais prazerosa, com mais qualidade”.
Como a acupuntura funciona? Pesquisadores da Universidade de Georgetown usou estudos de laboratório para demonstrar que a acupuntura diminui a produção dos hormônios do estresse pelo corpo. As descobertas foram publicadas em abril de 2013 na revista da Endocrinologia.
Alguns procedimentos funcionam 100% das vezes. Isso inclui a acupuntura, mas ela tem benefícios que tratamentos convencionais, como meditação e psicoterapia, não tem.
Efeitos colaterais, como tontura, são mínimos na acupuntura, ao passo que remédios prescritos podem ter efeitos colaterais sérios e podem também levar à dependência.
Ao contrário das terapias de aconselhamento, pessoas tratadas com acupuntura frequentemente veem resultados logo na primeira sessão, e os resultados melhoram a cada tratamento subsequente.
Hsu explica que a acupuntura ajuda particularmente pessoas que querem limitar ou parar o uso de remédios, prescritos ou não. Como a acupuntura regula o equilíbrio químico do corpo naturalmente, a acupuntura pode até prevenir a necessidade de medicamentos.

Começando Com Acupuntura

Quando se trata de começar com a acupuntura, você não tem nada a perder. Com um acupunturista certificado, os riscos são quase inexistentes e imensamente recompensados pelos potenciais benefícios.
A maioria dos pacientes relatam que passam a dormir melhor e passam a ter uma sensação mais forte de bem estar geral depois das primeiras sessões.
Se você já está recebendo tratamento para ansiedade, adicione a acupuntura como uma alternativa. Se você notar que está funcionando para você, você pode falar com seu médico sobre a possibilidade de parar com os medicamentos.
Mas primeiro, entre em contato com seu plano de saúde para descobrir se ele cobre algum acupunturista na sua região.
Caso positivo, converse com seu acupunturista. Faça perguntas e discuta abertamente sobre um plano de tratamento para sua ansiedade especificamente.
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
http://www.ebramec.com.br/uploads/downloads/ESPORTE-Congresso.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário