quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DIA do LIXO, devo ou não fazer?


Nilo Sergio da Silva

DIA do LIXOQuem faz dieta sabe o quanto é sacrificante ficar longe daquilo que gosta de comer, como chocolate, pizza ou qualquer outro item que seria errado para quem está de dieta. Existe uma estratégia muito eficaz, para que esses prazeres não precisem ser extintos totalmente do cardápio da dieta. É conhecido como “Dia do lixo”, que como o nome diz, é um dia livre para se comer o que quiser, geralmente adotado no final de semana. Mas é apenas um dia, não o fim de semana todo.
Não é para começar na sexta a noite e parar somente no domingo a noite, muito menos começar num feriado que cai na quinta e juntar tudo até o domingo. Um dos grandes vilões da dieta é aquele docinho ou salgadinho ingerido fora de hora, conhecido como belisco. Na cabeça de quem faz isso não terá maiores complicações, pois “é apenas um pedacinho” ou “só um pouquinho”. Teoricamente até faz sentido, mas às vezes isso se torna muito frequente, o que vai atrapalhar realmente os resultados da dieta, então o dia do lixo vem como uma forma de estipular regras para comer algo que goste, melhorando até o lado psicológico da pessoa. Se o dia do lixo é no domingo a pessoa na quinta já começa a sonhar com aquele prato delicioso que vai degustar.
Outro detalhe importante a se dizer é que liberar a dieta, não significa comer feito um louco a ponto de mal conseguir se mexer depois ou passar o dia no banheiro. A qualidade dos alimentos é liberada, mas ainda assim, a quantidade deve ser moderada. 
No dia seguinte o peso na balança pode aumentar, mas não precisa se preocupar, pois a maior parte desse peso é de água, ligado ao aumento na ingestão de carboidratos, que irá se normalizar em seguida.
No início de uma dieta para redução de gordura, o resultado costuma ser mais rápido e fácil, pois houve uma mudança alimentar e seu corpo respondeu ao estímulo dado. Com o tempo, através da homeostase (adaptação), seu corpo se acostuma com essa dieta, diminuindo os resultados. Além disso, diminuirá os níveis de leptina, um hormônio que controla sua fome, seu metabolismo e seu gasto energético. Quanto mais tempo em um déficit calórico ficar, menos leptina será produzida, seu metabolismo ficará lento, diminuindo a capacidade de queimar gordura. 
É aí que entra o dia do lixo, para dar uma espécie de choque no metabolismo, quebrando essa adaptação do corpo e fazendo com que ele continue queimando gorduras, diminuindo as chances de baixar sua taxa metabólica. Isso sem falar do lado psicológico e este dia será considerado, o dia mais feliz da sua vida.
Procure sempre um profissional para adequar sua dieta de acordo com o seu perfil e objetivo, seja seu próprio vigia, cumpra as regras e festeje os resultados alcançados. 


Post DIA do LIXO, devo ou não fazer? http://www.dicasdetreino.com.br/dia-do-lixo/#ixzz3rqAJtX8W
Informamos que a cópia e distribuição desse texto é Proibida de acordo com Creative Commons License - Copyright © 2015 Dicas de Treino - Todos os direitos reservados.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Follow us: @dicas_de_treino on Twitter | dicasdetreino on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário