terça-feira, 10 de novembro de 2015

Reduza a fadiga muscular e melhore o desempenho com ajuda de 'pré-treino'

Estabelecer estratégias nutricionais a fim de manter o equilíbrio através da ação de proteínas e aminoácidos é fundamental para retardar o cansaço

Por Rio de Janeiro
Suplemento Multivitamínico euatleta (Foto: Getty Images)Suplemento pode evitar fadiga (Foto: Getty Images)
A incapacidade da execução do exercício e o déficit na manutenção da tensão muscular chamam-se fadiga muscular, e suas causas são multifatoriais. No exercício de alta intensidade, a fadiga muscular está relacionada à acidose intramuscular, com aumento da concentração de íons H+. O acúmulo delactato e a acidez nos músculos afetam negativamente a performance, levando à fadiga muscular.
É fundamental estabelecer estratégias nutricionais para manter o equilíbrio ácido-base e fazer um “tamponamento” no meio intramuscular através da ação de proteínas aminoácidos.
Existe um aminoácido não proteogênico, a carnosina (B-alanil-L-histidina), que está presente em grande quantidade no músculo esquelético. Ele possui ação tamponante, que evita a queda no ph. O músculo esquelético possui a capacidade de sintetizar carnosina a partir dos aminoácidos L-histidina B-alanina.
A Beta alanina destaca-se como suplemento ergogênico, e diversos estudos correlacionam a sua suplementação com o aumento da concentração da carnosina intramuscular e a melhora nodesempenho. Ela é comercializada sozinha e em suplementos denominados “pré-treinos”, nos quais é associada a outros nutrientes como cafeínaBCAAcreatinataurina e outros.

A
 Beta Alanina deve ser utilizada no período de quatro a doze semanas antes de uma competição, com o objetivo de aumentar a remoção do lactato muscular, melhorar a recuperação e retardar a fadiga muscular. No entanto, ainda é preciso mais estudos para determinar doses e período para ser utilizada de forma segura e eficaz.A dose ingerida está diretamente relacionada com a quantidade de carnosina intramuscular, e estudos mostram que a tolerância máxima em dose única seria de 10 mg\Kg peso corporal. Em estudos científicos, o efeito colateral observado é parestesia\ formigamento, quando ministradas doses acima da recomendação e não fracionadas. A estratégia para evitar o formigamento é fracionar a dose em três (manhã, tarde e noite), com intervalos de pelo menos três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário