Existem muitos conflitos e mitos quando o assunto é hipertrofia feminina, como se isto fosse um algo totalmente diferente e exclusivo. Ao mesmo tempo que existem algumas diferenças entre os sexos, o treino de musculação para mulheres e homens seguirão os mesmos princípios.
Isto significa que todas as mulheres que queiram mudar o corpo para melhor (ganhar massa muscular ou queimar gordura), terão que treinar tão pesado quanto homens.
Algo que não envolve fazer centenas de repetições usando os pesos de 3kg cor-de-rosa da academia e medo de suar e perder a compostura.
Você terá que ultrapassar seus limites diariamente para gerar mudanças significativas no corpo, assim como qualquer ser que habita a academia.
“Mas treinando assim eu não vou ficar musculosa e masculinizada ?”
Não, você não vai e eu vou explicar o porquê.
A testosterona é o principal hormônio responsável pelo aumento de massa muscular, e mulheres possuem apenas uma pequena fração de testosterona comparada a homens.
Níveis normais de testosterona em homens ficam entre 200 a 1200ng/dl enquanto níveis de 15 a 70ng/dl são normais para mulheres.
Como você pode ver, homens possuem MUITO mais testosterona. Mesmo que você tenha níveis altos de testosterona (cerca de 70ng/dl), você ainda terá quase três vezes menos testosterona que homens no lado baixo da escala (200ng/dl).
Em suma, mulheres simplesmente não tem suporte hormonal para ganhar massa muscular como homens (ficar masculinizada).
E as fisiculturistas ?
O real (e único) motivo para fisiculturistas mulheres ficarem gigantes e com traços masculinos, é devido ao uso de testosterona sintética (vulgo uso de esteroides anabolizantes).
Neste caso, com a testosterona elevada, mulheres podem construir tanta massa muscular como homens e, dependendo da dosagem e tempo de uso, vão desenvolver traços masculinos assim como um homem na puberdade.
Mas, reforçando, se você não usar esteroides anabolizantes, mesmo fazendo um treino com foco nos membros superiores, você nunca vai ficar com braços, ombros, costas largas ou qualquer algo que se assemelhe a um homem.
Como deve ser um treino visando hipertrofia feminina
Muitas mulheres quando começam a treinar tem como objetivo apenas “tonificar”, ganhar curvas, aumentar bumbum e coxas, mas independente do seu objetivo, é justamente o treino pesadovisando hipertrofia feminina que vai lhe ajudar a chegar lá da maneira mais rápida possível.
Com isto em mente, o treino a seguir tem como objetivo treinar a parte superior do corpo em um dia e a inferior em outro, totalizando duas vezes cada parte na semana.
Esta divisão também é conhecida como AB2X ou Upper/Lower, e permite que o corpo inteiro seja trabalhado e ainda sim dará o foco necessário para parte inferior do corpo (pernas/glúteos) ganharem destaque superior.
Segunda-feira – Treino superior A
- Supino reto com halteres – 3 x 6 a 8
- Serrote – 3 x 6 a 8
- Desenvolvimento com halteres – 3 x 10 a 12
- Rosca testa – 3 x 6 a 8
- Rosca alternada – 3 x 6 a 8
Terça-feira – Treino para região inferior A
- Agachamento livre – 3 x 6 a 8
- Stiff 3 x 10 a 12
- Extensor – 3 x 12 a 15
- Flexor – 3 x 12 a 15
- Panturrilha sentado – 3 x 10 a 15
Abdômen - Elevação de pernas – 3 x 15
- Abdominal no colchonete – 3 x 15
Quarta-feira – Descanso total
Quinta-feira – Treino para região superior B
- Paralelas (podem ser feitas com o auxílio do Graviton) – 3 x 6 a 8
- Puxada frente no pulley – 3 x 10 a 12
- Elevação lateral com halteres – 3 x 10 a 12
- Tríceps pulley – 3 x 10 a 12
- Rosca direta no cabo – 3 x 6 a 8
Sexta-feira – Treino para região inferior B
- Levantamento terra – 3 x 6 a 8
- Legpress – 3 x 10 a 12
- Passada – 3 x 10
- Extensor – 3 x 12 a 15
- Panturrilha no legpress – 3 x 10 a 15
Abdômen - Abdominal declinado – 3 x 15
- Abdominal cabo – 3 x 15
1 a 2 minutos de descanso entre cada série para todos os exercícios.
Note que você vai estar usando uma faixa de repetições específica em cada exercício.
Por exemplo: em um exercício com 6 a 8 repetições você precisar usar uma carga que seja possível completar pelo menos 6 repetições, mas não tão leve que você possa ultrapassar 8 facilmente, ou seja, uma carga que você chegue perto da falha entre 6 a 8 repetições.
Se você não tem ideia de como executar estes exercícios, a ajuda de um bom instrutor será essencial. Você também pode aprender mais sobre a execução destes exercícios através do Youtube, basta copiar e colar o nome dos exercícios na busca do site.
Considerações e dicas de treino
Considere usar um estimulante de testosterona e vasodilatador
Como já vimos, mulheres não são capazes de produzir testosterona como homens e não irão ficar do mesmo tamanho, mesmo assim é possível amplificar a produção natural e obter mais resultados, mas respeitando a fisiologia feminina.
Em suma, você pode amplificar sua testosterona dentro do SEU normal e obter mais resultados.
Além disso, aumentando a vascularização com um vasodilatador você pode aumentar a irrigação de nutrientes nos músculos durante o treino e, de quebra. obter um pump melhor.
A farmácia de manipulação Oficial Farma vende kits contendo a junção de todas as substâncias que podem elevar a testosterona naturalmente e ainda melhorar a vasodilatação.
Dê uma olhada:
Nada de mofar na esteira
Aeróbicos são importantes para melhorar o condicionamento, queimar algumas calorias extras e ainda melhorar a sensibilidade a insulina (basicamente evitando o acúmulo desnecessário de gordura).
Mas o foco central do treino para hipertrofia feminina precisa ser o treinamento de sobrecarga (musculação).
Se for fazer aeróbicos, faça sempre depois do treino (nunca, mas nunca antes).
Aquecimento
Antes de iniciar o treino, faça pelo menos 10 minutos (não quarenta) de esteira, bicicleta ou elíptico e então execute de 2 a 3 séries do primeiro exercício do dia usando o peso mais leve possível, apenas para aquecer as articulações que serão usadas, então comece o treino usando as séries normalmente.
Descanse, não durma entre as séries.
Recomendamos de um a dois minutos de descanso entre as séries. Isto permite que o corpo se recupere o suficiente para fazer a próxima série e o tempo suficiente para não esfriar o corpo e atrapalhar a intensidade. Lembre-se, o objetivo é fazer o treino em no máximo uma hora e ir embora.
E se eu perder um treino ?
Se você precisar faltar, apenas continue com a divisão normal (como se você tivesse treinado) para não bagunçar a ordem. De qualquer forma, não falte! Você já tem três dias de descanso por semana, um dia a mais atrapalhará os seus resultados.
Por quanto tempo posso seguir esse treino ?
Pelo tempo que ele estiver trazendo resultados. Não é necessário alterar o treino apenas pelo bem da alteração – em time que está ganhando não se mexe. Porém não seja apressada ao pensar que o treino não está trazendo resultados logo na primeira ou segunda semana, é necessário pelo menos um mês treinando ininterruptamente para ter uma ideia de que algo está funcionando ou não.
Quatro dias de treino não é pouco ?
Definitivamente, não.
Lembre-se que os músculos crescem durante o descanso e não durante o treino em si. Você vai até a academia, estimula o corpo e volta para casa para se nutrir, recuperar e crescer (e não o contrário).
Esta sugestão de treino tem o volume correto para você estimular a hipertrofia permitindo o descanso necessário para crescer.
Não comece a modificar as coisas por conta própria apenas no instinto, do contrário não será mais o mesmo treino e sim algo criado por você (depois não adianta reclamar que não funciona).
Mas meu objetivo principal é perda de gordura, eu não deveria usar mais repetições nos exercícios ?
Em termos de perda de gordura, a sua principal preocupação deverá ser na dieta (e não no treino).
É através da dieta que você conseguira extrair os maiores ganhos em perda de gordura.
Já na academia, o seu principal objetivo deverá ser ganhar massa muscular para que exista algo para mostrar depois que a gordura for embora.
De nada adianta emagrecer ao custo da sua massa muscular e se tornar em uma magra flácida ou com barriguinha saliente.
Alias, é justamente isto o que acontece quando mulheres tentam emagrecer só com aeróbicos e dietas com redução calórica drástica.
A massa muscular vai embora e a gordura fica. Gordura = flacidez. Massa muscular = curvas, apenas faça as contas.
Achei que o treino tem muitos exercícios para o superior, não tem como diminuir ?
Na verdade, o treino tem apenas um exercício para cada grupo muscular superior. É o mínimo.
Excluir qualquer coisa vai fazer você deixar algum grupo muscular de lado que vai se tornar uma fraqueza no futuro.
Já foi falado e reforçado que você não vai ficar masculinizada sem o uso de hormônios, mas saiba que se existe algo pior do que ficar masculinizada é ter a parte superior desproporcional.
Por exemplo: ter pernas grandes e esculpidas, mas braços flácidos de alguém que nunca entrou em uma academia. Corpo bonito é corpo harmônico, do contrário isto é o equivalente a homens que treinam apenas superior e ficam com pernas finas que chegam a doer os olhos.
Palavras finais
Esta foi apenas uma sugestão de treino visando hipertrofia feminina, que trabalha o corpo inteiro para construir um corpo harmônico (e com membros inferiores de gerar respeito).
Mas lembre-se que isto não é uma receita mágica ou o melhor treino do mundo.
Execute este treino por pelo menos um mês e veja se o mesmo está trazendo progresso.
Do contrário, mude as coisas. Você não é obrigada a seguir nada como um robô sem pensamento.
Lembre-se também que não adianta ter um treino feito individualmente para você pelo melhor personal trainer do mundo, se você negligencia a alimentação. Sem a devida atenção à dieta, nenhum treino no mundo vai funcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário