Um estudo mostrou que os pensamentos negativos sobre exercícios também pode prejudicar a saúde. Todos sabem que não se exercitar de forma regular é ruim para a saúde. Porém pensar mal de si mesmo mesmo malhando não ajuda.
Publicado no Health Psychology, o estudo mostrou que pessoas que pensam que estão menos ativas que seus colegas têm mais chances de morte precoce. Mesmo que estejam no mesmo patamar dos colegas.
A pesquisa sugere que os benefícios de se exercitar vêm não apenas dos movimentos físicos, mas também de como as pessoas pensam e sentem sobre eles.
Em outras palavras: praticantes de atividade física que se sentem sedentárias e preguiçosas não estão se beneficiando como poderiam.
Como o estudo foi feito?
O estudo teve como base a análise de 61.141 adultos entre 1990 e 2011.
Eles confirmaram que a percepção das pessoas sobre seus níveis de atividade física não condiziam com a realidade.
É mais fácil se comparar com as pessoas ao redor, numa sala de musculação, do que efetivamente se concentrar em objetivos e condições únicas e particulares.
Onde estão os pensamentos negativos?
Além disso, segundo o estudo, muitas pessoas entendem que atividade física é corrida, natação e musculação. Acabam esquecendo que, no dia a dia, são fisicamente ativos. Os cuidados com a casa, ao carregar os filhos, caminhar do trabalho para casa, etc. são atividades.
Pessoas que pensam de forma a desprezar suas atividades acabam, sem saber, sabotando a própria saúde. Enquanto isso, os que se sentem bem com seu nível de atividade podem se beneficiar. Tanto a atitude positiva quanto a prática física são benéficas.
A conclusão é que exercitar-se é muito importante, mas ter plena consciência de que pensamentos negativos podem abalar os efeitos positivos. Isso sem falar na desmotivação.
Só porque a pessoa não consegue fazer aula de spinning diariamente como a colega, não quer dizer que seja menos ativa ou saudável.
O importante é mudar a percepção e passar a ver todas as atividades físicas como boas atividades físicas. Esse é o primeiro passo para uma vida saudável.
Quer saber mais sobre os benefícios da mente para a saúde? Veja nossa matéria sobre os benefícios da meditação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário