U Fabíola Cunha
É claro que todos gostaríamos de ter massagistas com exclusividade esperando para aliviar o peso e cansaço das pernas depois de treinos pesados e longas corridas.
Como isso é impossível para a maioria dos praticantes de exercícios físicos, uma boa saída é aprender uma técnica de auto-massagem de 10 minutos para as pernas que pode garantir alívio eprevenir cãibras e lesões.
Deslizando
Com as mãos abertas e os dedos relaxados, você vai iniciar movimentos de deslize sobre sua pele. Comece pelos pés e vá em direção à virilha. Faça 10 movimentos em cada perna, nas panturrilhas, canelas, quadríceps, posterior de coxa. Comece com movimentos de deslize suaves, de baixo para cima, e continue nesse sentido, aumentando a pressão, mas sem causar desconforto.
Pressionando
Comece apertando cada dedo do pé, depois aperte seu tendão de aquiles algumas vezes. Inicie a subida, pressionando músculos mais fortes, como panturrilhas e quadríceps. Use uma ou duas mãos para apertar a musculatura, ou pressione os pontos com seu pulso ou cotovelo.
Batucando
Use a palma da sua mão aberta, o lado da sua mão (como um golpe de karatê), ou feche o punho para “batucar” pela perna, sempre de baixo para cima. É uma atividade estimulante que podealiviar músculos rígidos e tensionados. Varie sua intensidade e velocidade, mas mantenha-se atento para não bater muito forte.
Óleos para auto-massagem
Você pode usar o creme de massagem de sua preferência, mas óleos essenciais naturais podem auxiliar no relaxamento e recuperação das pernas cansadas pelo esforço no treino.
Amêndoas
É rico em nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas A e E. Além disso, possui uma elevada concentração de ácidos gordos essenciais que convertem o óleo de amêndoas em um ótimo hidratante da pele.
Camomila
Serve para tratar problemas musculares provocados pelo exercício intenso ou más posturas. Além disso, combate a ansiedade e a insônia.
Zimbro
Embora talvez seja um dos menos conhecidos, o óleo de zimbro dá firmeza ao busto e estimula o aparelho circulatório. Além disso, conta ainda um efeito tonificante.
Eucalipto
É usado para aliviar problemas musculares, artrites e reumatismo. O seu uso relaxa a pele do rosto e corpo.
Sândalo
Também hidrata e atua conta a secura da pele, ao mesmo tempo que também se torna benéfico para aliviar tensões musculares e eliminar tensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário