quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lipostabil: O que é, POR QUE FOI PROIBIDO e efeitos colaterais

 

Lipostabil
A estética no Brasil é uma das áreas que mais recebe investimento, além de ser muito procurada pela população em geral, inclusive por pessoas de outros países. O público feminino é o que mais busca por procedimentos no setor, com intervenção cirúrgica ou não. Algumas pessoas chegam a extremos na procura pelo corpo perfeito. Cirurgia de lipoaspiração, implantação de próteses em variados locais do corpo, entre outras coisas, são alguns dos mais procurados pelas mulheres.
Existem procedimentos menos evasivos, sem a necessidade de cirurgias, como lifting, drenagem linfática, carboxiterapia etc. Um outro procedimento que estava em alta, porém foi proibido para uso estético pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o lipostabil injetável.
A fosfatidilcolina, também conhecida pelo nome de lipostabil, é uma lipoproteína encontrada na membrana celular. Sua principal função é a de auxiliar no funcionamento da membrana, principalmente no transporte de moléculas através dela. Sua atuação vai além dos transportes de substâncisa, para dentro e fora da membrana, trabalhando, também, na ação de enzimas que realizam a degradação dos lipídios, principal nutriente de reserva corporal, contidos na membrana. Quando a fosfatidilcolina está contida na membrana de células gordurosas, ela facilita a liberação de gordura que está dentro da célula, além de melhorar sua reabsorção pelo organismo, tornando ela energia a ser consumida pelo organismo.

Como é usado o Lipostabil

Devido a tal característica, a de retirar gordura de dentro de células, passou-se a usar a injeção da substância lipostabil em locais que haviam um maior acúmulo de gordura, principalmente nas coxas, culote, abdômen, papo, pálpebras inferiores, costas etc. Aplicava-se o lipostabil no tecido subcutâneo, pois era este o principal lugar em que a gordura se localiza, para. Assim, a lipoproteína investir suas propriedades naquele local.
Esse procedimento pode ser comparado à lipoaspiração, em que se aspira parte das células de gordura localizadas em determinados pontos através de procedimento cirúrgico; porém, no procedimento em que se utiliza a lipostabil, não ocorre nenhum tipo de corte e retirada de material do organismo do paciente. Além disso, não é necessário aplicar injeção de anestesia local ou geral.

Como é aplicado o Lipostabil

Injeta-se, através de uma agulha muito fina, uma certa dose do produto nos locais que se deseja diminuir a concentração de gordura. O espaço entre o local injetado é de cerca de 2 cm. Normalmente, as sessões, já que em somente uma sessão não é visto tanto efeito, são feitas com 15 ou 21 dias de intervalo. Entre os dois primeiros dias é normal a área aplicada ficar avermelhada, porém, em algumas pessoas, é possível ver efeitos colaterais mais graves, como veremos a seguir.

Efeitos colaterais do Lipostabil

Os efeitos positivos, normalmente, são mais bem vistos em pessoas que tem pouca quantidade de gordura acumulada, além de necessitar de mais de uma sessão para que diminua a reserva corporal. Entretanto, por melhor que sejam os efeitos, podem ocorrer muitos efeitos colaterais em decorrer das aplicações de lipostabil. Alguns dos problemas mais frequentes são: Dores nos locais, icterícia, manchas, sangramento de mucosas, úlceras, prostração, entre outras coisas.
Foram testados animais, com aplicações subcutâneas dessa substância em 10 sessões. Alguns animais morreram devido a efeitos colaterais muito fortes. Por isso, é imprescindível que seja consultado o médico caso a pessoa queira realizar esse procedimento.
Reafirmando, aqui no Brasil é proibido o uso estético da fosfatidilcolina, restringindo essa substância a usos medicinais, principalmente em doenças cardiovasculares, hepáticas, angina do peito, arteriosclerose, embolias gordurosas etc.  Não deixe de consultar seu médico e fazer exames sempre que for fazer qualquer procedimento estético que envolva a administração de qualquer substância. Por mais milagrosa que pareça os procedimentos, nada é melhor que exercícios físicos e uma alimentação saudável e em quantidade moderada.  
Esse artigo é de caráter meramente informativo e não incentiva o uso da substância citada, pelo contrário, salientamos mais uma vezes que a venda do produto é proibido no pais e pode causar até a morte.
por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário