sábado, 5 de dezembro de 2015

Vo2 máximo, entenda o que é este conceito!

 

O Vo2 máximo é um conceito muito usado para diversos parâmetros. Porém, muitas vezes não há um entendimento correto dele. Veja neste artigo o que é o Vo2 máximo!

Teste de Vo2 máximo
Muitas variáveis podem ser usadas para a avaliação das capacidades orgânicas de nosso corpo. Estas variáveis são muito importantes, pois nos dão uma base de trabalho e um objetivo a ser alcançado. Entre as variáveis mais usadas temos a força máxima, a velocidade e agilidade (em suas diferentes implicações) e o Vo2 máximo. Este último é uma medida qualitativa que diz respeito não apenas ao desempenho físico, mas também um fator determinante para a boa saúde.
Neste sentido, entender o que é o Vo2 máximo e quais são as variáveis envolvidas em sua avaliação é fundamental!

O que é o Vo2 máximo?

De maneira simplória, podemos dizer que o Vo2 máximo diz respeito a capacidade máxima de captação de oxigênio pelo corpo. Ou seja, ele está relacionado diretamente com a capacidade que nosso sistema respiratório tem de captar oxigênio no ambiente externo e utilizar este mesmo nas trocas gasosas. Estas trocas são a base para a que a circulação possa levar aos tecidos do corpo mais nutrientes.
Portanto, quanto mais oxigênio o corpo conseguir captar e transportar, melhor será o fornecimento dos nutrientes aos tecidos. Desta maneira, temos aqui um parâmetro fundamental na construção do condicionamento físico e da funcionalidade.
É muito importante que o VO2 máximo seja a base de trabalhos que buscam melhora do condicionamento e da funcionalidade. Mas para isso, é preciso saber como mensurar o Vo2 máximo. V

Como mensurar o Vo2 máximo

De maneira geral, a maneira mais fidedigna de mensurar o Vo2 máximo é realizar um teste de esteira, com a presença de um cardiologista. Isso por que este teste tem uma margem de erro menor. Mas existem maneiras indiretas de fazer isto.
Não vou mostrar especificamente como fazer isso, pois o mais indicado é o acompanhamento de um profissional de educação física para fazer isso. Caso não possa fazer isso de maneira monitorada, o teste de Cooper é bastante fácil de ser feito e de uma maneira geral, apresenta um resultado com um desvio padrão considerado pequeno.
Existem outros testes mais completos e fidedignos, como o teste de Léger e Lambert (1982). Independentemente do caso, estes testes te trazem uma avaliação indireta, portanto, sempre temos um desvio padrão considerável.
De maneira geral, o que indico é o acompanhamento de um bom profissional, pois ele saberá avaliar as variáveis e te dar um parâmetro mais adequado.
Como o Vo2 máximo influencia seu treino?
O Vo2 máximo é um importante parâmetro de rendimento. Se você for um atleta de resistência, ele é a principal fonte de trabalho. Usamos percentuais de trabalho sobre o Vo2 máximo para estipular as cargas de trabalho de maneira mais adequada.
Em esportes de potência, por exemplo, temos um parâmetro de Vo2 máximo para calcular a questão da resistência a determinados estímulos.
Além disso, o Vo2 máximo é um importante parâmetro para quem busca emagrecer. Isso mesmo, você não leu errado!
Quanto maior o Vo2 máximo, maior a capacidade do corpo de utilizar a gordura como fonte de energia. Justamente pela captação de oxigênio mais acentuada, que melhora os mecanismos aeróbicos de nosso corpo.
Como melhorar o seu Vo2 máximo
Aqui entramos em um ponto complexo. Se você for sedentário, qualquer atividade com intensidade um pouco maior que você fizer será suficiente para melhorar o Vo2 máximo consideravelmente. Mas a partir do momento em que você passa a ser mais “treinado”, menos “treinável” você se torna.
Hoje sabemos que os exercícios mais intensos tendem a trazer mais benefícios sobre o Vo2 máximo. Isso é um dos motivos que fazem com que a musculação e o HIIT sejam mais adequados para o aumento da capacidade de captação de oxigênio do que os treinos menos intensos e mais longos.
Mas é lógico que dependendo de cada caso, precisamos de abordagens mais específicas, que irão gerar mais qualidade no treino.
O importante é saber que o Vo2 máximo é um parâmetro qualitativo de seu treino e dependendo de seu objetivo, é muito importante que ele seja mensurado com certa frequência, para que as cargas de trabalho sejam feitas em torno dele! Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário