Barra de vídeo

Loading...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Vale a pena fazer exercícios isolados?

Como muitos já devem ter percebido, praticar musculação é quase uma ciência. Se você quer ter bons resultados e alcançar seus objetivos precisa fazer muito mais do que levantar pesos. A informação é a sua melhor aliada nesse processo. Portanto, quando mais conhecimento, melhor.
Vale a pena fazer exercícios isolados?

O que são exercícios isolados?

Os exercícios isolados são aqueles que mexem apenas com uma articulação e, quase sempre com um grupo muscular. Bons exemplos são a extensão do quadríceps que realizados nacadeira extensorabícepstrícepspanturrilha e outros.
Fazendo uma comparação com exercícios comoagachamento, por exemplo, que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo, dá para se ter uma ideia de como são os tipos isolados. Muitos afirmam que os exercícios multiarticulares como o supino reto ou levantamento terra são suficientes para obter a hipertrofia desejada. Outros, afirmam que sem os exercícios isolados, isso não vai acontecer.

Incluir ou não exercícios isolados?

Vale a pena fazer exercícios isolados?
Uma pesquisa realizada em 2012 convidou grupos de jovens a participar dela. Esse grupo de pessoas sem experiência em treinos de musculação foi dividido em outros dois: um deles fez apenas exercícios multiarticulares e o outro, os multiarticulares e os isolados. O resultado foi que houve um aumento de massa muscular e força para o segundo grupo, mas ele não foi significativo.
Esse mesmo estudo foi realizado com jovens que já praticavam musculação há, pelo menos, 2 anos. Os resultados foram praticamente os mesmos e alguns indivíduos reduziram a massa muscular com a adição dos movimentos de cadeia isolada.

Exercícios multiarticulares x exercícios isolados

Vale a pena fazer exercícios isolados?
Outro fator que influencia no tipo de exercício que fará parte do seu treino, são os objetivos. Se você tem como meta perder peso e ganhar massa muscular, certamente os exercícios multiarticulares são os mais indicados. Porém, se o seu desejo é maior definição muscular, então os exercícios isolados podem ser uma boa pedida.
As vantagens de um treino que não tenha a necessidade de exercícios isolados é o tempo. É possível gastar menos tempo nos exercícios e exercitar vários músculos de uma única vez com exercícios mais amplos como o agachamento em vez de adicionar um exercício para cada músculo. Para aqueles que têm uma vida corrida, é bom saber que a adesão aos movimentos isolados não vai fazer tanta diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário