sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Porque você vai passar mais um ano sem resultados (e como cortar o ciclo vicioso)

 

Mais um ano chega ao fim e muitos, infelizmente, não conseguiram evoluir metade do que planejaram. Pior ainda, essas mesmas pessoas vão passar o próximo ano cometendo, sem querer, os mesmos erros e perder mais 12 meses de progresso. Como cortar o ciclo vicioso ? Engula o orgulho, abaixe a guarda e leia isto com muita atenção.

1 – Seu treino não visa progresso

Você pode treinar pesado, suar, sair cansado da academia e ainda sim treinar errado. Veja bem, se você já treina há algum tempo e passou da fase de iniciante – onde qualquer treino vai gerar resultados – você precisa forçar o corpo a fazer mais. Seu corpo precisa de uma razão para se adaptar e ficar maior, se você vem treinando “pesado” mas sempre usa as mesma cargas, repetições e séries, seu corpo já está mais do que acostumado (e não vai crescer).
Semana após semana você precisa usar mais carga nos exercícios básicos (supino, agachamento, terra, etc…), nem que seja 1 quilo a mais de cada lado. Quando não for possível aumentar a carga (e isso vai acontecer), se esforce pra conseguir uma repetição a mais com o máximo de carga que você usa normalmente. Se não for possível fazer uma repetição a mais, experimente diminuir o descanso entre as séries. Em suma, você precisa forçar o corpo a aguentar mais, não importa a forma; é essa a essência da musculação.
Se nada disso tem funcionado, está na hora de mudar de filosofia de treino – mudar os exercícios, mudar o esquema de repetições e séries, mudar a frequência, etc… Todo treino vai funcionar, pelo menos uma vez.

2 – Você é supersticioso

superstição
– crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas.
Muitos caras colocam na cabeça que o seu próprio jeito de treinar e fazer dieta são os “certos” por que viram ou ouviram algo em algum lugar, e a partir dai ignoram o resto do mundo. Se fecham em uma bolha imaginária e tentam criar racionalizações para desacreditar tudo e todos que tentam mostrar um caminho diferente. Então, nunca experimentam treinos novos, nunca experimentam abordagens nutricionais diferentes e ficam fechados nas mesmas crenças pessoais (que frequentemente estão erradas).
Existem centenas de treinos e abordagens nutricionais diferentes por ai que funcionam muito bem, se você não está vendo progresso, o que te faz pensar que o seu jeito é o certo ? Por conta disso precisamos sempre estar com a mente aberta para novos conceitos e NUNCA acreditar apenas em uma fonte (seja ela você, um site, livro, etc…).

3 – Você pensa que pra crescer você precisa “comer como um monstro”

Nessa geração “40 de braço” o objetivo é ter braços grandes e bater o máximo de peso na balança possível. O resultado ? Um monte de caras com tetinhas e barriga achando que são fortes.
Isso não é necessariamente um problema se você é feliz tendo braços de salame (sinceramente, nada contra), o problema é que muitas pessoas pensam que este é realmente o caminho para ter um corpo estético; que mais tarde você só precisa “definir”.
Infelizmente, as coisas não funcionam assim (na verdade, funcionam para usuários de esteroides e abençoados geneticamente). Enquanto ganhar um pouco de gordura comendo mais calorias é o ideal para amplificar a hipertrofia, comer sem critério e ganhar gordura demais vai diminuir a sensibilidade à insulina, diminuir a testosterona, facilitar o aparecimento de estrias, formar hábitos alimentares ruins e ainda afetar negativamente sua saúde.
De forma direta e indireta isso tudo vai influenciar seus ganhos, e quando chegar a hora de perder gordura, boa parte da massa muscular que você tinha vai ser perdida, pois você vai ter que fazer uma fase de definição bem mais longa que um cara que se importou mais com a qualidade do que a quantidade.

Conclusão

Apenas um destes motivos pode sabotar completamente o seu progresso na academia. Seja sincero consigo mesmo, deixe o orgulho de lado e analise friamente se você não está cometendo algum desses erros, seja direta ou indiretamente. Pois se você não está vendo os resultados esperados, é muito provável que seja por culpa deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário