sábado, 5 de dezembro de 2015

Matcha – O chá que possui inúmeros benefícios e ainda emagrece

Admin Carlos

A utilização de chás é uma estratégia antiga e por vezes, eficiente. No caso do Matcha temos uma opção muito interessante!

Chá matcha emagrece - Conheça seus benefícios

Além disso, ele proporciona a limpeza do organismo, melhora o humor e provoca a sensação de bem-estar e relaxamento. Tanto o chá verde, quanto o chá branco são produzidos com a mesma planta, que é a Camellia Sinensis, sendo diferentes por conta do preparo das plantas.A utilização de chás é tão antiga como a própria humanidade. Seja para fins terapêuticos ou estéticos, a sua utilização é muito comum em diversos casos. Neste sentido, constantemente aparecem novidades neste mercado, oferecendo soluções para uma série de problemas. O chá verde é uma das bebidas maisprocuradas para quem deseja emagrecer, isso porque ele tem baixa caloria, além de proporcionar outras vantagens, como a queima de gordura, por se tratar de um termogênico natural.
Embora esses chás sejam os “queridinhos” de quem deseja perder peso, isso promete mudar com o aumento da popularidade do chá matcha. Esse chá teve origem nos templos budistas do Japão e o seu preparo é diferenciado. Desta maneira, ao contrário do que muitos pensam, o matcha não é um chá verde, mas sim, um similar, com efeitos e preparo diferente. Desta maneira, alguns efeitos são preservados nele e outros não.
Ele também é preparado com as folhas do chá verde, no entanto, elas são utilizadas quando estão mais novas e tenras, sendo cultivadas em plantações em que são protegidas do sol. Quando estão no período adequado, são colhidas e lentamente trituradas em moinhos de pedras, até que virem pó.
Benefícios do chá matcha
As vantagens em utilizar o chá matcha são muitas, entre elas estão:
Maior quantidade de antioxidantes – Ele contém antioxidantes, como o epigalocatequina, que ainda funciona como anticancerígeno. Essa substância também pode ser encontrada em outros chás, no entanto, o chá matcha possui 173 vezes mais quantidade dessa substância do que o chá verde, por exemplo. Isso faz com que o metabolismo funcione de uma maneira muito mais eficiente e melhore todas as suas funções.
Redução de colesterol – O chá matcha pode ser excelente para quem tem problemas de colesterol. Isso porque ele contribui para a redução dos níveis do colesterol ruim do organismo.  Esse é um dos fatores mais relevantes!
Alívio da constipação e estabilização dos níveis de açúcar no sangue – Essas vantagens podem ser obtidas por conta das fibras que estão presentes no chá matcha.
Efeito estimulante – O chá matcha tem um efeito estimulante, além de auxiliar na concentração e no alívio de estresse, podendo até realizar a diminuição da pressão arterial e causar relaxamento, pois ele tem um efeito que estimula as ondas alfa do cérebro, que controlam essas características. Isso significa que ele pode substituir o café, uma bebida que, apesar de proporcionar tais benefícios, pode causar dor de cabeça e outros efeitos colaterais quando ingerido em excesso.
O Matcha emagrece: Esse chá ainda possui em sua composição a l-teanina , uma substância que ajuda a dissolver a gordura. Além disso pode ser encontrado nessa planta cafeína e flavonóides, substâncias termogênicas que aumentam o metabolismo e queimam gordura. Os aminoácidos encontrando no matcha também contribuem para a recuperação muscular, ideal para praticante de musculação.
Além dos efeitos citados, o chá matcha ainda tem 70 vezes mais antioxidantes do que o suco de laranja, proporcionando um efeito de antienvelhecimento. Ele também combate inflamações e a oxidação, além de conseguir aumentar em até 25% a queima de calorias durante a prática de exercícios físicos. Uma característica excelente para quem faz exercícios físicos. Resumindo ele auxilia na melhora de sua disposição e favorece a eliminação de gordura!
 Os níveis de betacaroteno são nove vezes maior do que o encontrado em espinafres, sendo que esta substância tem uma grande importância para o corpo, já que ela pode melhorar a visão, a imunidade, fortalecer os ossos, melhorar os cabelos, a pele e as unhas.

Modo de preparo do matcha

Como o chá matcha vem em pó, ele pode ser feito de um modo mais prático. Primeiro é preciso ferver a água, mantê-la na temperatura de 70ºC, depois é necessário colocar o pó de chá matcha dentro de uma tigela, acrescentar a água e mexer até dissolver. Serão formadas bolhinhas nas bordas da xícara, então, basta adoçar como preferir.
Além de poder ser preparado da forma tradicional, o chá matcha também pode ser utilizado para fazer receitas como bolos, pães, vitaminas e sucos. O recomendado é ingerir de 15 a 20 gramas por dia.
Efeitos colaterais e contra-indicações do chá Matcha
Apesar de ter um gosto bastante acentuado, tomar o chá matcha pode facilmente fazer parte de sua rotina diária. Entretanto, deve-se lembrar que qualquer substância consumida em excesso pode fazer mal. No caso do chá matcha, os efeitos colaterais são dores no estômago, dor de cabeça, azia, diarréia e irritabilidade. Mas, tomando em doses certas, os resultados serão muito benéficos para sua saúde.
É lógico que o chá matcha sozinho não vai resolver todos os problemas que surgem por um estilo de vida desregrado causa. Porém, se ele for aliado a uma dieta equilibrada e a prática de atividades física, vai sim, trazer benefícios palpáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário