segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Aumento do Cortisol na Musculação pode ocasionar Queda de Cabelo


cortisol é um hormônio produzido pelas nossas glândulas adrenais e comumente associado ao stress. Faz parte do grupo dos hormônios conhecidos como esteróides e, assim como todos os esteróides, tem como matéria prima o colesterol. Trata-se portanto de um hormônio lipídico.

Cortisol e Queda de Cabelo x Musculacao e Estresse
É produzido ao longo de todo o dia, porém com picos de produção e secreção no sangue próximo às 8h da manhã e às 16h da tarde.
Recentes pesquisas mostram que os folículos pilosos/capilares respondem ao cortisol, reduzindo sua taxa de proliferação celular na raiz do cabelo, ou seja, os cabelos crescem menos e podem até parar de crescer sob a ação do cortisol. Mais que isto, os próprios folículos parecem produzir cortisol, função que exercem para sua autoregulação. Nestes casos as próprias células das raízes dos cabelos podem diminuir suas atividades ou parar de trabalhar por controle próprio.
Situações de estresse realmente elevam o cortisol, assim como a gestação e atividades físicas sobrecarregantes (como musculação). Porém, foi descoberto que a resposta de cortisol gerada pelo treino, mostra que o corpo está sendo sobrecarregado (e este é o objetivo da musculação), a partir disso o cortisol tem a habilidade de liberar mais gordura e aminoácidos para serem usados como energia, o que auxilia na performance. E a liberação conjunta de GH que o treino gera, inibe a quebra de massa muscular, gerando uma situação de ganha-ganha, auxiliando na melhora dos cabelostambém.
Níveis elevados deste hormônio ainda podem ser encontrados na Síndrome de Cushing (obesidade, acne, estrias, dores na coluna, rosto arredondado – em forma de lua cheia, edema corporal intenso).
Tumores na hipófise ou nas glândulas adrenais, hiperplasia adrenal congênita e o uso prolongado de corticosteróides como medicação pode causar Síndrome de Cushing.
A avaliação do cortisol na consulta de cabelos é sempre importante e esclarecedora, não só para diagnosticar quadros leves de elevação deste hormônio que podem causar a queda capilar, assim como para a identificação de problemas mais significativos dentro do ponto de vista da saúde do indivíduo como um todo.

Como baixar os níveis de Cortisol naturalmente ?

  1. Meditação ou terapia psicológica para manter a mente em equilíbrio faz com que o eixo hipotálamo-hipófise-suprarenal mantenha-se estável.
  2. Tomar bastante água e comer bastante fibra faz com que o intestino não absorva o colesterol ruim (LDL), que é matéria prima do cortisol.
  3. Alimentos probióticos (como iogurte com lactobacilus) que impedem a reabsorção de colesterol em nosso fluxo sanguíneo. Mirtilos contêm pterostilbene, uma propriedade que ajuda mais baixo colesterol. Abacates contêm gorduras boas que aumentam o colesterol HDL. Castanhas ou qualquer amêndoas devem ser inseridas na dieta cotidiana. Soja preta ajuda a reduzir os níveis de LDL e reduzir o risco de queda de cabelo aguda. Omega 3 em suplementos ( ou duas colheres ao dia de azeite extravirgem ) são importantíssimos antioxidantes e também ajudam a reduzir o LDL, e consequentemente o cortisol. Qualquer dúvida, pergunte ao seu médico tricologista sobre os benefícios e efeitos deletérios do cortisol no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário