terça-feira, 29 de dezembro de 2015

É difícil se manter financeiramente no fisiculturismo brasileiro

 Descubra que a vida de um atleta profissional não é esse mar de rosas que todos pensam. As dificuldades são muitas!

Você pensa em competir? Você está entre aqueles que acha o esporte lindo, se acha dedicado o suficiente e acredita que na disposção e coagem você pode se destacar na musculação? Se sim, é altamente recomendável que você adentre a algumas reflexões conosco e, certamente, começará a pensar diferente sobre isso. E esse não é um artigo com o intuito de desmotivar pessoa alguma, mas de trazer sempre a REALIDADE!
atleta-mens-physique-brasileiro
Todos nós sabemos que o esporte por si só já não é muito rentável. Isso porque, 1 se destaca entre 1 milhão, e isso em todos os esportes, não somente no fisiculturismo. Veja, por exemplo, o futebol, esporte mais conhecido no Brasil e que é praticado praticamente pela grande maioria. Muitos clubes, muito investimento em transmissões, um makreting violento sobre ele, emissoras que dedicam horários nobres aos jogos… Muitos craques, de fato… Muitos meninos iniciando sua vida nas escolinhas de futebol… E no entanto, quantos são os que realmente conseguem se profissionalizar e quantos são os que conseguem ter subsídios significativos para sobreviver? Agora, imagine num esporte que já é por si só escrachado no Brasil como o fisiculturismo… As dificuldades e falta de investimento são bem maiores.
Claro, aí você deve estar pensando que se tivermos um bom patrocínio, isso pode mudar. Hoje, um patrocínio básico fornece 1-2 potes de 2lbs de whey protein aos seus atletas, BCAAs, L-Glutamina e fim. Nada muito mais do que isso. Em troca, o atleta tem de ir a eventos, fazer propagandas, ter milhões de seguidores nas redes sociais e eventualmente ganhar alguma coisa em campeonatos. Para você que está por fora do esporte ou que ainda esta iludido, isso pode parecer muito. Mas, vamos refletir um pouco sobre os gastos que o esporte gera e vamos colocar isso na ponta do lápis:
Hoje, para mantermos uma dieta adequada, pelo menos no fisiculturismo, é impossível gastar menos do que uns dois mil reais. Assustou? Se você pensava que um bom corpo é construído com frango e arroz, desculpe, está enganado! Hoje,um bodybuilder que come 6X ao dia (fora shakes) sendo essas refeições de algum carboidrato, 2 delas de carne vermelha, uma de peixe e as outras de frango, gasta em média o citado, isso se ele conseguir bons preços, porque se não os gastos são ainda maiores. É só fazer um cálculo base que o kg da carne está 25 reais, do salmão ou tilápia 45 reais e com uma ingestão de 300g desses alimentos por refeição, já temos 18.000 gramas de carne vermelha e 9000 gramas de peixe ao mês. Sendo assim, cerca de 450 reais de carne e 405 reais de peixe. Isso já totaliza 855 reais, fora o frango, os ovos, arroz, macarrão, batata, legumes, verduras e algum luxo que queira se dar, como um molho, temperos extras, um bom pão e etc. Percebe como é muito fácil atingir esses 2000 reais?
atleta-feminina-fisiculturista-brasileira
Mas, os gastos não param por aí. Ele também necessita suplementar, pois hoje manter apenas na alimentação com o altíssimo nível que o esporte se encontra, fica difícil. Fora que comer excessivamente pode prejudicar ainda mais o corpo. Dessa forma, para uma ingestão certa de whey por dia, o indivíduo usará um pote de 5lbs a cada 15 dias. Sendo o pote de whey isolado, em média uns 350 reais, pelo menos, temos aí 700 reais ao mês de whey protein. Observando ainda uma suplementação básica de creatina, glutamina, BCAAs e um multivitamínico, teríamos mais uns 100 reais de creatina ao mês, em média 380 reais de glutamina ao mês (em torno de 800g) e mais uns 380 reais de BCAAs ao mês. E isso porque estamos considerando APENAS O CONSUMO DESSES AMINOÁCIDOS ANTES E DEPOIS DO TREINO (o que não é a melhor forma de uso). Adicionando um multivitamínico bom, mais uns 100 reais, o que reflete em um total, contanto com o whey protein de 1660 reais. Então nesses 1660 reais, adicionados aos 2000 reais de dieta, totalizamos 3660 reais. Certo… Mas para por aí? Claro que não…
O bodybuilder precisa… TREINAR! E para isso precisa de uma estrutura em uma boa academia. Claro, existem muitos ginásios por aí baratos e bons, mas a grande maioria dos centros são dependentes de grandes academias, ainda mais as que tem disponibilidades amplas de dias e horários. Uma academia assim custa em torno de PELO MENOS 150-200 reais. Sim, estão cada vez mais caras! Porém para ir até a academia temos de ir de carro ou pegar algum transporte coletivo. Contando com práticas como o bilhete único (quando há) e com uma passagem a 3 reais, a pessoa vai gastar, em 20 dias (treinando 5 dias na semana), pelo menos 120 reais de condução. Se for de carro, a gasolina daria mais ou menos isso a depender da distância, é claro. Então, nesse total de academia e transporte, temos 320 reais pelo menos, somados aos 3660 reais anteriores, já temos um valor de 3980 reais…
Mas, obviamente, ninguém sobrevive apenas fazendo isso. É necessário ter onde morar, é necessário ter água encanada, luz, telefone e, se brincar, um pacotezinho de internet nos dias de hoje… Obviamente, esses custos são relativamente variáveis, mas, você deve imaginar que isso já eleva os gastos para quase 4300. Isso, sem contar aluguel ou o preço mensal de um financiamento, que nunca é menos do que 1000 reais. Se ele decidir ter um carro, coloque a prestação do mesmo…
Além desses fatores, sabemos que o atleta necessita de terapias auxiliares, para recuperar-se mais rápido, para melhorar suas condições esqueléticas e musculares, entre outros. Terapias essas que antes eram chamadas de supérfluo, hoje são chamadas de ESSENCIAIS. Coloque a quiropraxia, a crioterapia, as massagens profundas, o shiatzu como exemplos disso. Porém, quando chega próximo ao campeonato, elas aumentam, envolvendo bronzeamentos artificiais, envolvendo depilação, drenagens e por aí segue a lista…
Por falar em campeonatos, sabemos que as federações são pagas. Além disso, há o valor das inscrições para campeonatos… O valor da pintura do corpo e, se o atleta estiver em desenvolvimento, terá de comprar uma sunga nova… Normalmente campeonatos acontecem também em outros estados… Passagem, hospedagem, alimentação…
atletas-fisiculturismo-brasileiro
Não podemos ser hipócritas quanto a isso: O esporte competitivo requer o uso de ergogênicos. Esses ergogênicos são caros quando usados de maneira “legal”, com um acompanhamento profissional (que também requer dinheiro para o médico, para a compra dos produtos e para os periódicos exames). Quando de maneira não acompanhada, ele ainda paga mais caro, pois o mercado ilegal superfatura os preços.
Você já imaginou para quanto essa conta vai? Estamos falando de pelo menos 5.000 reais por mês, isso para se “manter” no esporte competitivo. Agora, imagine um REAL profissional o quanto deve ter de gastar e gastar pesado nisso!!! Não é incomum vermos atletas que vendem carro, moto, isso aquilo para UM campeonato… Sim, eu disse UM campeonato… O triste é ver um exímio trabalho que não pode ser levado adiante pelas faltas de competições. Não é por acaso que muitos atletas fazem anúncios de que não poderão competir nesse ou naquele campeonato por falta de ajuda…
Você pode achar que tudo isso é um absurdo… Pode achar que “consegue se manter com batata doce, frango e ovo”… E eu concordo com você que NÃO está e nem visa fins profissionais. Não é necessário realmente um investimento bruto para “praticar musculação”. Mas para competir SIM, é NECESSÁRIO!

Devo desistir de tudo então?

Como iniciamos esse texto, a resposta é NÃO! Você não deve desistir de competir, se esse for seu sonho ou tampouco de praticar musculação achando que não terá mais bons resultados! Entretanto, se o seu objetivo é estar entre os melhores, é competir, fazer do esporte algo profissional, tenha em mente que essa é a verdade…
campeao-brasileiro-arnold-classic
Mas, por que trazer essa verdade a panos limpos? Simples… Há uma enorme garotada que hoje pensa em competir… Eles acabam vendo os meninos de Mens Physique e querem ser iguais… As meninas observam os belos traços das fitness e bikini e querem ser como elas são… Os freaks, olham para Branch Warren, Phil Heath e Big Ramy e querem ser grandes, fortes e definidos como eles são… E criam inúmeros sonhos dentro de suas mentes… Mas, esses sonhos acabam se tornando pesadelo quando eles conhecem a triste realidade. Por isso trazer a realidade é bastante importante para que você possa sonhar de maneira real e não se frustrar lá na frente.
Conclusão:
Esse é um alerta, uma forma de abrir os olhos de muitos que tem um sincero sonho… Uma forma de fazê-los refletir e entender algumas coisas para aí sim, conhecendo a coisa, tomarem suas decisões e enfrentarem as consequências que irão advir.
E então, você está REALMENTE pronto para essa batalha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário