quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tontura nos Treinos, porque ocorre e como evitar?

Tontura no Treino

Durante muitos anos, trabalhei exclusivamente com mulheres na Universidade de Brasília e isso me permitiu acumular muito conhecimento prático e teórico, não apenas de como sobreviver ao acompanhar centenas de mulheres ao mesmo, mas principalmente em como prescrever treinos seguros e eficientes, respeitando suas características fisiológicas.
Um exemplo disso é que, com certa frequência, reparamos a ocorrência das tonturas após determinados exercícios, especialmente o leg press 45 e o leg press vertical. Ao levantar dos exercícios, as mulheres normalmente têm dificuldade de ficar em pé e acabam sentindo enjoos e tontura, algumas vezes isso permanecia e até se agrava após horas.
Ao buscar na literatura verificamos que, de fato, existem estudos indicando que mulheres têm maior dificuldade na tolerância ortostática que os homens. Parece que elas são mais sensíveis aos efeitos vasodilatadores do estradiol e não respondem com vasoconstrição após o exercício, de modo que o sangue pode não chegar adequadamente à cabeça. Ou seja, algumas mulheres, em determinadas fases do ciclo menstrual e/ou tomando hormônios (sejam anti-concepcionais, sejam os remédios de reposição hormonal) estarão mais propensas aos sintomas. Agora ficou mais claro porque elas apresentam enjoos e tonturas de vez em quando, né?!
O que o professor deve saber é que, imediatamente após realizar exercícios que promovam grande elevação da pressão arterial, como o leg press, haverá uma resposta hipotensora severa e, se a aluna for (ou estiver) sensível ela terá problemas ao se levantar rapidamente. A sugestão então é fazer uma transição lenta para a posição em pé, e usar estratégias como fazer contrações da panturrilha para que o retorno do sangue seja facilitado. Se o caso for grave, o melhor é evitar os exercícios que agravam os sintomas!


Post Tontura nos Treinos, porque ocorre e como evitar? -

Nenhum comentário:

Postar um comentário