terça-feira, 1 de março de 2016

TREINO BALÍSTICO PARA MAIS FORÇA

treino balístico forçaSe pretende maximizar os seus ganhos de força, o treino balístico poderá ser exatamente aquilo que você precisa.
Para aqueles que já seguem programas de treinos com pesos e que treinam com uma intensidade elevada, a adição de treino balístico pode promover maiores ganhos de força. Esta é a conclusão a que podemos chegar de ler um estudo publicado em 2008 (1).
O objetivo desse estudo foi determinar os efeitos que a adição de treino balístico a um programa de treino tradicional com pesos tem na força máxima.
De forma a determinar isso, os investigadores recrutaram 17 atletas com experiência de treino com pesos e distribuíram-nos por dois grupos:
  • Um grupo seguiu um programa que era uma combinação de treino tradicional com pesos, com treino balístico; 4-6 exercícios tradicionais + 2 exercícios balísticos.
  • O outro grupo seguiu apenas um programa tradicional de treino com pesos, com 6-8 exercícios.
Ambos os grupos seguiram um programa de treino periodizado durante 8 semanas, nas quais treinaram 3 dias por semana. Em cada treino realizaram 3-8 repetições por série.
Em termos de resultados, os investigadores verificaram que os ganhos de força no exercício supino (1RM), foram mais elevados no grupo que também realizou os exercícios balísticos (11.6% vs. 7.1%). Para além disso, esse grupo também obteve melhores resultados em termos de ganhos de potência nos exercícios jump squat (5.4% vs -3.2%) e flexões pliométricas (8.5% vs 3.4%).
Os investigadores concluíram:
Os resultados deste estudo suportam a inclusão de exercícios balísticos num programa de treino de resistência pesado para aumentar a 1RM do supino e aumentar a potência da parte inferior do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário