segunda-feira, 28 de março de 2016

Termogênico ECA: como usar, dosagem e efeitos colaterais


ECA é um termogênico feito com a combinação de efedrina, cafeína e aspirina; é um dos combos mais potentes para quem deseja queimar gordura rápido.,
Efedrina, a estrela do combo, aumenta a quantidade de gordura disponível para ser usada como combustível e também acelera a o gasto energético através do aumento da temperatura do corpo. Ela também é um estimulante, e como qualquer outro, vai fazer você se sentir bem, com mais foco e energia no dia a dia.
A cafeína é outro estimulante que pode auxiliar na mobilização da gordura como fonte de energia, aumentar a performance no treino e reduzir a percepção de fadiga. Em suma, a cafeína ajuda a queimar mais gordura e extrair mais resultados da sua rotina.
O intuito de se usar dois estimulantes com efeitos semelhantes no mesmo termogênico é que a efedrina e cafeína possuem efeitos sinérgicos e geram mais resultados quando usadas juntas (1,2,3).
termogenico-eca
Por último a aspirina, teoricamente, ela auxilia nos efeitos termogênicos da efedrina (4), mas na maioria das vezes causa mais malefícios do que benefícios, portanto costuma ser descartada do combo.
Mesmo sem a aspirina, o combo efedrina-cafeína (EC) já vai funcionar muito bem como queimador de gordura.

Perigos e efeitos colaterais

Antes de prosseguirmos com dosagens e modo de uso, é de extrema importância entender o que esta combinação pode causar quando usada da maneira incorreta ou pela pessoa errada.
Estimulantes como a efedrina e cafeína tendem a alterar os batimentos cardíacos e pressão arterial. Pessoas que desconhecem o próprio estado de saúde  ou possuem qualquer tipo de problema cardíaco pré-existente, não devem chegar perto da efedrina – sem exceções.
Efedrina é banida no Brasil (e até nos Estados Unidos) devido aos perigos que ela pode causar em pessoas com problemas de saúde (ou que não saibam o que estão fazendo)
Estimulantes fortes, ou a combinação deles, também não foram feitos para pessoas sedentárias que não estão acostumadas com exercício e sequer seguem dieta. Se você não consegue subir um lance de escadas sem quase perder o pulmão no caminho, termogênicos ainda não são para você.
Este combo deve ser usado como um “coringa” por pessoas saudáveis, que já treinam e fazem dieta visando perda de gordura.
Neste caso, o termogênico ECA é seguro, bem tolerado e possui efeitos colaterais “leves” que tendem a diminuir com o tempo de uso. Alguns deles são:
  • Ansiedade
  • Tremedeiras
  • Sudorese excessiva
  • Dores de cabeça
  • Aumento nos batimentos cardíacos
  • Aumento na pressão arterial
  • Insônia
Mesmo assim, nunca use medicamentos sem a supervisão de um médico.

Como usar e dosagens

ECA costuma ser usado duas ou três vezes ao dia com um intervalo de 5 horas entre cada dose. Cada dose de ECA contém 10 a 30mg de efedrina e 100 a 300mg de cafeína.
A aspirina, se você decidir usar, deve ser colocada apenas na primeira dose do dia e com dosagem de 100mg (aspirina infantil). Jamais siga as indicações mirabolantes encontradas na internet de ingerir 300mg de aspirina a cada dose do ECA, isto pode ser perigoso e causar problemas sérios no estômago.
Não use aspirina se você tem problemas com a coagulação do sangue, faz uso de medicamentos anticoagulantes ou tem problemas no estômago como úlcera, gastrite, etc…
No primeiro contato com ECA é recomendado usar a menor dose possível de efedrina (10mg) e cafeína (100mg) para verificar como seu corpo responde aos estimulantes. Mantenha esta dosagem por pelo menos uma semana e só aumente caso os efeitos colaterais sejam toleráveis.
Nunca ultrapasse 30mg de efedrina e 300mg de cafeína por dose e nunca use mais de três doses por dia.
É importante lembrar que fontes “externas” de cafeína também contam. Portanto, elimine o uso de refrigerantes, café, chás e outras coisas que tenham cafeína e deixe para usá-la unicamente nas doses de ECA.

Onde encontrar ECA

Infelizmente, não existe o combo pronto para comprar. Como dito anteriormente, a venda de efedrina é proibida no Brasil. A única maneira de conseguir efedrina é através de remédios para asma, como o Franol, que ironicamente são vendidos sem receita em qualquer farmácia.
Cafeína é facilmente encontrada em lojas de suplementos e farmácias de manipulação.
Aspirina também pode ser encontrada em qualquer farmácia.

ECA para quem faz aeróbico em jejum

Não há uma recomendação especial para quem faz aeróbico em jejum com ECA. Tome uma dose antes dos aeróbicos e respeite o tempo entre cada dose no restante do dia. Sem segredo.

É preciso ciclar o combo ?

Enquanto os receptores que a efedrina age conseguem se resintetizar rapidamente e não causam tolerância tão fácil (6,7), o mesmo não acontece com a cafeína que vai parar de gerar os efeitos esperados dentro de algumas semanas de uso constante.
Como a efedrina e cafeína possuem ação sinérgica (produzem mais resultados juntas), é mais produtivo ciclar o combo.
A maioria das pessoas usam uma abordagem de 2 semanas on e 2  semanas off. Isto significa usar ECA por duas semanas e parar por duas semanas para impedir o aumento na tolerância.
Não use por mais de 12 semanas no total, quando atingir o limite descanse por 4 semanas e cicle novamente (se for necessário)

Cuidados extras

É importante manter em perspectiva que estamos lidando com estimulantes e toda substância do gênero pode causar dependência, o que leva a abusos e os abusos causam problemas.
Os efeitos de euforia, aumento de energia, foco e disposição que estimulantes, como o combo de efedrina e cafeína podem gerar, são únicos e aumentam sua capacidade de trabalho, ou seja, além de queimar mais gordura, eles também vão fazer você treinar mais pesado que o comum (consequentemente gerando ainda mais resultados).
E aqui reside o problema: pessoas com a mentalidade mais fraca e sem ética de trabalho costumam criar dependência e depois de conhecerem estimulantes, só conseguem treinar pesado usando eles.
Por isso é muito importante entender que combos como o ECA são o “coringa” na manga para queimar gordura e produzir resultados. Use este artifício apenas quando todos os outros aspectos do treino e dieta estão sendo feitos consistentemente e use-os sabendo que são uma medida a curto prazo.
Referências
  1. Astrup A, et al The effect and safety of an ephedrine/caffeine compound compared to ephedrine, caffeine and placebo in obese subjects on an energy restricted diet. A double blind trial . Int J Obes Relat Metab Disord. (1992)
  2. Toubro S, et al Safety and efficacy of long-term treatment with ephedrine, caffeine and an ephedrine/caffeine mixture . Int J Obes Relat Metab Disord. (1993)
  3. Astrup A, et al Thermogenic synergism between ephedrine and caffeine in healthy volunteers: a double-blind, placebo-controlled study . Metabolism. (1991)
  4. http://ajcn.nutrition.org/content/45/3/564.abstract
  5. http://circ.ahajournals.org/content/96/8/2751.full
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9295336
  7. http://molpharm.aspetjournals.org/content/71/1/47.abstract

Nenhum comentário:

Postar um comentário