quarta-feira, 23 de março de 2016

Protocolo Tabata: adeus gordura!


Você vive reclamando do tempo que leva na academia ou para fazer qualquer outro exercício físico. Com tantas coisas para fazer, “gastar” quase 1 hora na musculação pode ser muito custoso para você. Que tal conhecer e começar a praticar um método de emagrecimento que só dura 4 minutos?
Protocolo Tabata: adeus gordura!
Não, não estamos falando de nenhum procedimento estético, estamos falando de um tipo de exercício que já foi testado e possui alta eficiência quando o assunto é queimar gordura. É um tipo de método que pode ser utilizado dentro do Treinamento HIIT.

O que é o treino HIIT?

Você já deve ter ouvido falar nele. É um tipo de treino que varia entre a baixa, média e alta intensidade e tem ganhado vários adeptos por oferecer e cumprir perda de peso de forma mais rápida. O melhor dele é que é bastante versátil. Funciona para vários tipos de exercícios como corrida, pedalada, natação, praticamente tudo. Dá até para encaixar na musculação.
Veja como você pode substituir a musculação pelo Treino HIIT.
Protocolo Tabata: adeus gordura!

O que é o Protocolo Tabata

Nos anos 90 uma equipe de cientistas liderada pelo PhD Izumi Tabata fizeram uma pesquisa com a equipe de patinação do Japão. O objetivo dela era desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório dos atletas e também melhorar a sua resistência física e força.
Vários tipos de exercícios físicos foram testados e utilizados e o que os pesquisadores constataram é que a intensidade dos treinos e tão importante quanto ou até mais importante do que a duração dele. Um dos resultados dessa pesquisa foi que aumentando a intensidade, a queima de gordura consegue ser maior quando comparada aos exercícios mais tradicionais e ela se mantém também no pós-exercício.
Protocolo Tabata: adeus gordura!
A pesquisa durou 6 semanas. Os atletas foram divididos em 2 grupos: um praticou exercícios de alta intensidade, com exercícios de 20 segundos e descansos de 10 e o outro grupo fez exercícios com intensidade moderada durante 1 hora por dia. O que se pode perceber é que o primeiro grupo conseguiu aumentar o seu VO2 Máx em 28% em relação ao consumo normal. No segundo grupo não houve aumento.
Saiba porque você deve praticar o Treino HIIT.
O resultado desse estudo foi publicado na renomada revista Medicine and Science in Sports and Exercise e desde então é considerado um  marco importante no mundo dos exercícios físicos.

Como funciona o Protocolo Tabata

Inicialmente, nesse método, só utilizava-se o exercício de agachamento. Com ele tem se popularizado para as mais diversas partes do mundo e ganhou muitos adeptos outros exercícios foram criados e incorporados. A execução do método consiste na execução de séries de 20 segundos com intervalos de 10 segundos e isso deve ser feito 8 vezes. No total, somam-se apenas 4 minutos.
Protocolo Tabata: adeus gordura!
Se você prestar mais atenção nessa descrição vai perceber que ele pode ser utilizado em vários tipos de exercícios, até mesmo os de resistência. Por exemplo, em um dia você faz isso com o treino de bíceps, em outro com o treino de costas e em outro dia com o treino de coxas. Praticamente, qualquer exercício consegue se adaptar ao Protocolo Tabata.

Como colocar o método em prática?

Você pode fazer isso facilmente utilizando alguns sites que são especialistas no assunto e já vem com clipes de exercícios prontos para você seguir. Por exemplo, no site Tabata Songs você vai conseguir acompanhar várias séries de exercícios ao ritmo da música. Desta forma, fica bem mais fácil não perder o ritmo e acompanhar a sequência no tempo certo.
Protocolo Tabata: adeus gordura!
Em outro site chamado Tabata Mp3 você consegue ouvir músicas com o tempo certo dos exercícios com o tempo já marcado, com os 20 segundos de intensidade e 10 de descanso. OGoogle Play e o site da Amazon também oferece essa lista de músicas para você adquirir e deixar o seu treino mais profissional.

Atenção!

O Método Tabata é um dos mais conhecidos por sua eficiência em eliminar gordura, mas assim como qualquer outro, ele não faz milagres. Se você não mudar a sua dieta e melhorar a sua alimentação não conseguirá alcançar o objetivo almejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário