sexta-feira, 11 de março de 2016

Dia do lixo: o que é e como fazer sem afetar os resultados


dia do lixo
Dia do lixo é um momento durante a semana onde é permitido fugir da dieta para comer o que você gosta, sem peso na consciência. Mas a maioria das pessoas não sabem como fazer e acabam arruinando os resultados.
Na teoria, o dia do lixo serve como uma manutenção física e mental para pessoas que seguem dietas.
Para aqueles que estão em fase de ganho de massa muscular, o dia do lixo serve como uma fuga planejada para aumentar a consistência do plano alimentar e diminuir as chances de desistência.
Para os que estão em fase de queima de gordura, o dia do lixo tem ainda mais utilidade, já que é uma oportunidade para recuperar glicogênio, aumentar dopamina e controlar hormônios que influenciam a fome, estes efeitos somados poderão até acelerar os resultados em perda de gordura.
Em suma, o dia do lixo é uma ferramenta muito útil para controlar fugas da dieta, melhorar a motivação e manter a sanidade mental – quando realizado da forma correta.
Quando realizado da forma incorreta, o dia do lixo pode destruir todo o progresso da semana e deixar o seu progresso estagnado.
E infelizmente, é isto que acaba acontecendo na maioria dos casos.
Por quê ?
Primeiramente, a maioria das pessoas deturpam o sentido real do dia do lixo, pensando que se trata de um passe livre para comer o que quiser durante o dia todo, como se houvesse uma lei no universo onde as péssimas decisões tomadas nesse dia não poderão afetar o seu físico – mas elas afetam (e muito).
dia do lixo
Apesar do nome, o dia do lixo não significa que o dia inteiro deve ser reservado para comer o que quiser (e largar a dieta), muito menos deve ser levado como um incentivo para fazer escolhas alimentares piores do que de costume, como se você merecesse elas só porque se trata do dia do lixo.
Dia do lixo significa simplesmente ser mais flexível com sua dieta e incluir uma das suas refeições preferidas no seu plano atual.
Isto significa que você ainda vai ingerir suas proteínas, carboidratos, gorduras de fontes boas, só vai adicionar o dia do lixo em cima desse plano.
O grande problema com um dia do lixo feito incorretamente é que entupir o corpo de porcarias pode influenciar negativamente a sensibilidade à insulina, hormônios que controlam o apetite e até neurotransmissores, tudo isso pode sabotar a continuidade da dieta, motivação e a velocidade dos resultados.

E como fica o dia do lixo para quem faz dieta flexível ?

O conceito da dieta flexível é atingir sua necessidade de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) através dos alimentos que você mais gosta, independente de quais eles sejam.
Mas isto não significa que você conseguirá fazer isso apenas com pizza, Coca-Cola e McDonalds. No geral, alguém que faz dieta flexível corretamente, vai comer “limpo” na maior parte do tempo para não extrapolar o limite calórico diário.
Neste caso, o dia do lixo também é válido, já que vai ser uma oportunidade para você comer o querealmente sente vontade (independente disso bater nos macros ou não), mas as regras são as mesmas – escolha apenas um dia na semana e faça uma refeição de lixo, mantendo o restante do plano intacto.

Quanto as refeições do dia do lixo, existe algo a ser evitado ?

Você pode comer qualquer coisa na sua refeição do dia do lixo, apenas preze por qualidade. Independente de ser apenas uma refeição de lixo e apenas um dia da semana, se você fizer escolhas melhores, isto com certeza fará uma diferença positiva no seu físico a longo prazo.
Por exemplo: se você está com vontade de comer lasanha no dia do lixo, em vez de comprar uma lasanha de microondas; cheio de conservantes, aditivos e substâncias que vão matar a sua testosterona, faça a sua própria lasanha.
Em vez de comer um hambúrguer de um restaurante fastfood, faça o seu próprio hambúrguer usando carnes magras. Mesmo que você inclua maionese e outros ingredientes ruins, ainda será muito melhor do que comer alimento industrializado.
Trocando em miúdos, mesmo que seja dia do lixo e se você puder, faça um esforço para escolher alimentos de qualidade superior.

Palavras finais

Dia do lixo é uma ferramenta eficiente na dieta, mas não significa “dia inteiro do lixo”, muito menos “fim de semana do lixo”. Para melhores resultados, a base da dieta deve estar presente todos os dias da semana, a sua refeição preferida no dia do lixo apenas será um incremento em cima disso

Nenhum comentário:

Postar um comentário