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terça-feira, 1 de março de 2016

OS PRINCIPIANTES PODEM TREINAR SOZINHOS?

Fernando Ribeiro

Todos os dias, centenas de pessoas que não possuem conhecimentos básicos de treino de musculação iniciam a prática deste tipo de atividade física com pesos.
Algumas delas contratam um personal trainer ou têm a sorte de poder contar com o apoio de um instrutor de musculação do ginásio que frequentam; No entanto, a maioria não irá beneficiar de qualquer tipo de ajuda ou irá ser apenas aconselhada por amigos ou outros clientes que frequentem esse mesmo ginásio.

OS PRINCIPIANTES PODEM TREINAR SOZINHOS?

Mesmo que os principiantes já tenham noções básicas de treino de musculação e conheçam as técnicas de execução dos vários exercícios, será que são capazes de selecionar um peso que lhes permita treinar com intensidade suficiente para obter resultados?
Já foi realizado um estudo que pretendeu obter a resposta a essa questão (1). Os investigadores recrutaram 13 homens e 17 mulheres jovens, principiantes, e deixaram que fossem eles a selecionar o peso a levantar nos exercícios supino sentadocadeira extensoraremada sentadodesenvolvimento e rosca de bíceps.
Em termos de resultados, no final do treino verificou-se que tanto os homens como as mulheres selecionaram cargas que representavam apenas 42-57% de (1RM) 1 Repetição Máxima, valores esses que se encontram abaixo da intensidade necessária para produzir resultados significativos (60% de 1RM).
Os investigadores concluíram que:
Os voluntários não selecionaram uma carga que proporcionasse uma intensidade suficiente para induzir respostas hipertróficas e aumentos subsequentes de força.
Também já foi realizado outro estudo que chegou a conclusões semelhantes, tendo-se verificado que as mulheres sem experiência de treino poderão não selecionar cargas que proporcionam um estímulo suficiente para promover ganhos de massa muscular e/ou de força (2).principiantes treino
Outro estudo procurou examinar possível a influência de um personal trainer na seleção de cargas, na intensidade dos treinos e ainda na força (1RM), em comparação com a realização de treinos sem supervisão (3).
Nesse estudo participaram 46 mulheres jovens, que treinavam de forma regular, sozinhas ou acompanhadas por um personal trainer. Elas foram devidamente instruídas a selecionar o peso que usavam nos seus treinos, que lhes permitissem realizar 10 repetições nos exercícios supinoremadaleg press e cadeira extensora.
Cada participante realizou depois um teste de 1 Repetição Máxima em cada um desses exercícios e a intensidade auto-selecionada (peso) foi calculada com base na percentagem da sua 1RM.
Verificou-se que as mulheres que treinaram acompanhadas de um personal trainer selecionaram intensidades significativamente mais elevadas nos exercícios leg press, supino e remada.
A intensidade média para todos os exercícios foi de cerca de 51,4% no grupo que treinou com um personal trainer e de 42,3% para o grupo de mulheres que treinaram sozinhas.
Os investigadores chegaram à seguinte conclusão:
Esses resultados indicam que o treino de musculação realizado sob a supervisão de um personal trainer ( em sua academia)  conduz a valores iniciais de força mais elevados e a intensidades de treino mais elevadas durante os treinos.

CONCLUSÃO

Com base nestes 3 estudos, podemos concluir que os praticantes de musculação, sobretudo os principiantes, necessitam de supervisão de forma a poderem obter os melhores resultados.
Deverá evitar treinar sozinha/o procurando, na medida do possível, treinar na companhia de um personal trainer com a formação adequada ou, em alternativa, na companhia de uma amiga/o que a/o incentive a dar o seu melhor durante os treinos.

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