segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Fazer supino com ajuda: você provavelmente está fazendo errado

fazer-supino-com-ajuda
Fazer supino com ajuda tem um único propósito: impedir que o indivíduo que está fazendo o exercício fique preso e/ou derrube a barra em cima de si mesmo. Nada mais. Isto significa que o “ajudante” não faz as repetições para quem está executando o movimento, nem mesmo parcialmente.
Em português claro e simples, fazer supino com ajuda não é um exercício em dupla, onde cada parte exerce uma porcentagem de força para que o número de repetições desejado seja atingido, mesmo que seja na última série, somente nas últimas repetições, somente na subida ou descida, etc… Se o ajudante encosta na barra por qualquer motivo que não seja para retornar o peso ao suporte,você está treinando errado. A partir daqui você está inflando o próprio ego ao custo da sua segurança.
fazer-supino-com-ajuda
Claro, existem técnicas avançadas como repetições forçadas e negativas onde o ajudante auxilia em todas as repetições com um propósito específico, mas cá entre nós, em 99% das vezes não é o caso.

5 dicas para fazer supino com ajuda corretamente

Considerando que você entendeu o que foi dito acima, fazer supino com ajuda é uma forma eficiente de realizar o exercício já que permite que o praticante busque seus limites com o máximo de segurança, mas existem dicas para que isto aconteça da forma correta (e segura):
  1. Diga quantas repetições você pretende fazer. Desta forma o ajudante estará ciente de quando deve ficar atento para ajudar caso você falhe.
  2. Diga se precisa de ajuda para tirar a barra do suporte. Caso contrário você pode perder a série inteira por conta de uma “tirada precoce” da barra do suporte, fazendo você perder a concentração. Dependendo da carga isto pode causar acidentes graves.
  3. Esclareça quando a barra deve ser tocada. Deixe claro que você não quer ajuda para fazer o exercício e que o ajudante só precisa tocar na barra se você for travar.
  4. Tenha certeza que a pessoa é capaz de ajudar você. Você não vai querer ajuda de alguém que visivelmente não tem força para tirar a barra de cima de você em caso de emergência.
  5. Ofereça ajuda. Ajude os outros e forme novas amizades para sempre ter um parceiro para fazer supino. Lembre-se de ser sincero ao ajudar e nunca estimule os outros a treinar o ego.

E quando não houver ninguém por perto ?

É possível fazer supino tranquilamente sem ajuda também, basta conhecer o próprio corpo e treinar sempre próximo da falha. Você pode gerar os mesmos ganhos treinando sozinho, sem desculpas. Na pior das hipóteses, se você travar a barra, existem maneiras de escapar com segurança ou evitar isto em primeiro lugar (veja isto).

Conclusão

Fazer supino com ajuda é uma maneira eficiente de ultrapassar seus limites com segurança, desde que você faça isto da maneira correta (que o ajudante só toque na barra em último caso). A partir do momento que o ajudante tem participação no exercício, a eficiência do mesmo será prejudicada podendo inutilizar a série e ainda aumentar o risco de acidentes caso você falhe completamente e a pessoa que esteja olhando não seja capaz de remover o peso de cima de você. Seja honesto, treine apenas para você e tenha muito mais ganhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário