domingo, 14 de fevereiro de 2016

Durateston (Propionato de testosterona) – Por que é proibido?


A utilização de anabolizantes esteroides vem sendo cada vez maior e com isso, diversos produtos ganham destaque. Entre eles, o Durateston é provavelmente um dos mais conhecidos e mais usados por praticantes de musculação, que buscam potencializar os resultados.
O Durateston é um composto que utiliza diferentes compostos de testosterona e é muito usado em reposições hormonais.
Tanto é que o Durateston pode ser adquirido em uma série de estabelecimentos comerciais, mediante receita médica. Sua composição foi pensada em compostos de testosterona, que serão rapidamente sintetizados no organismo. Esta talvez seja, a vantagem mais buscada no Durateston, a sua rapidez nos resultados.
Mas é lógico, que precisamos ter muita clareza não apenas dos benefícios da Durateston, mas também de seus efeitos colaterais e possíveis danos à saúde. Veja agora a composição da Durateston e como ela age no corpo!

Como é a composição da Durateston e como ela age no corpo:

durateston-tudo-sobre-o-anabolizante-dura
Em cada ampola de Durateston,  temos 30 mg de Propionato de testosterona; Fenilpropionato de testosterona em 60 mg; Isocaproato de testosterona em 60 mg; e Decanoato de testosterona em 100 mg.
Perceba que o princípio ativo do Durateston é um só, a testosterona. Cada componente deste, tem uma ação diferente dentro do organismo.
O propianato e o fenilpropianato tem uma ação muito mais rápida, quase que imediata, porém, esta acontece por período de tempo reduzido.
Os outros dois compostos, o isocaproato e o decanoato tem uma ação mais lenta, mas com uma duração mais longa.
O medicamento Durateston tem a mesma função que outros medicamentos da mesma procedência. Ela possibilita o crescimento muscular, além da diminuição da gordura corporal do indivíduo. Sua ação é muito mais profunda. Por ser lipossolúvel, a testosterona entra no organismo e no citoplasma celular, ligando-se a um receptor. A partir daí,ela entra no núcleo da célula e se liga ao DNA.
Depois dessa conexão feita entra a testosterona e o DNA, os músculos recebem a informação para aumentar a quantidade de actina e miosina (proteínas contráteis responsáveis pelo aumento do tecido), fazendo, assim, um acréscimo considerável dos músculos. Ou seja, a testosterona mesmo sozinha, como indicam algumas pesquisas, pode promover aumento de massa muscular. O exercício e a dieta são um potencializador desta situação.
Além do aumento muscular, o Durateston protege o tecido muscular dos processos catabólicos, reduzindo a incidência de hormônios como o cortisol.
Outro efeito do uso do medicamento é o aumento da produção de células vermelhas, principalmente nos rins e no sangue. Isso produziria um sangue mais oxigenado, além de melhorar o sistema imunológico do organismo.
A contração muscular também é intensificada, ainda mais devido ao aumento de unidades motoras e contráteis, que são a actina e miosina. Além disso, o controle dos músculos e a resposta mais eficiente são vistas depois da aplicação de tal medicamento.
Tais benefícios são vistos quando pessoas que estão com a produção natural do hormônio comprometida, o que causa diminuição de várias funções do organismo, e, principalmente, a atrofia muscular, utilizam tal medicamento. Quanto mais saudável e bem treinada a pessoa é, menos intensos são os resultados.
Mas como nem tudo são flores, temos uma série de contraindicações na utilização do Durateston, que envolvem todo o funcionamento metabólico do organismo.

Efeitos colaterais do Durateston:

Melhora consistente da hipertrofia, redução do percentual de gordura e melhora da disposição para treinar. Aparentemente, o Durateston é fantástico, não é? Porém, nada é tão perfeito assim. Existem uma série de contraindicações em seu uso, que inicialmente, era apenas para pessoas com baixa produção de testosterona. Existem milhares estudos que mostram que o uso indiscriminado de esteroides a base de testosterona são altamente maléficos para a saúde cardíaca.
Em um estudo de Basaria (2010) foram avaliados homens de 65 anos de idade ou mais, que tinham problemas de baixa produção de testosterona, com níveis séricos abaixo de 100-350 ng por decilitro. Estes, foram distribuídos aleatoriamente, para que não soubessem quem recebia a testosterona ou o placebo. O tratamento durou 6 meses, com aplicações diárias.
Perceba que aqui, temos uma população considerável. Neste sentido, houve elevados resultados de hipertensão arterial, diabetes e obesidade entre os participantes. Durante o estudo, o grupo que recebeu aportes de testosterona, teve taxas muito mais elevadas de doenças cardíacas, respiratórias e eventos dermatológicos, quando comparados ao grupo  do placebo.
Por ter quatro compostos diferentes de testosterona, o Duratston possui todos os efeitos colaterais pertencentes ao uso de testosterona. A testosterona se converte em hormônio estrógeno (hormônio feminino), e esta, quando em doses altas, causa acne, ginecomastia (já falamos sobre isso em outro post, leia aqui: Ginecomastia: o que é, causas, sintomas e tratamentos), aumento de gordura corporal, atrofia testicular, diminuição da libido, hipertensão, retenção de líquido, entre outras coisas.
Além disso, temos uma série de situações complexas que envolvem a utilização de Durateston. Em doses elevadas, o corpo não consegue absorver da maneira adequada a testosterona e a converte em hormônios femininos, o que gera aumento de gordura corporal, atrofia testicular, diminuição da libido, hipertensão, retenção de líquido, entre outras coisas. Além disso, são comuns os casos de ginecomastia e de acne em pessoas que usam a Durateston por mais tempo, como citado anteriormente.
Além desses efeitos mais comuns, problemas urinários, causados pela modificação do hormônio testosterona pelo efeito de uma enzima já contida no organismo, podem ser vistos, além de queda de cabelo, problemas de colesterol, problemas cardíacos, distúrbios nos rins e no fígado também podem ser vistos.
Efeitos colaterais nas mulheres
Nas mulheres  os efeitos colaterais mais comuns são:
  • Crescimento de pelos;
  • queda de cabelo;
  • engrossamento da voz;
  • ciclo menstrual desregulado;
  • infertilidade;
  • Hipertensão e doenças cardíacas foram relatadas também em mulheres.
Falsificação do Durateston
Entre vários anabolizantes, que são aceitos somente para uso medicinal, já que para uso estético é proibido pela Anvisa, o Durateston é um dos mais falsificados. O uso do medicamento falso é mais comumente utilizado por praticantes de musculação, que buscam um produto mais acessível e que proporcione bons e rápidos resultados nos treinos musculares. Sendo a falsificação do Dura um produto mais barato do que o seu medicamento real, muitas pessoas acabam usando tal, porém tendo grandes problemas, além dos descritos anteriormente.
Dura - Durateston - Propionato de testosterona
Durateston Ciclos:
Assim como outras drogas citadas aqui como Deca Durabolin, Winstrol (Stanozolon) e Oxandrolona (Anavar), o Durateston também costuma ser usada em ciclos justamente intercalado ao longo das semanas com os esteroides citados anteriormente, divididas em doses de 250mg,  500mg e até 1g da droga em uma única semana, loucura né?! Isso sem contar a dosagem das outras drogas, o que pode potencializar ainda mais os efeitos colaterais.
    O uso de qualquer tipo de medicamento que cause modificação no organismo no intuito de melhorar a estética é proibido. Os efeitos colaterais, sejam estes de curta, média ou longa duração, são muito maiores que os benefícios que tais produtos causam.
    De maneira geral, o custo-benefício de usar este tipo de produto acaba não sendo vantajoso. Mesmo em doses pequenas, a ciência ainda não encontrou quantidades seguras. Vale ressaltar que mesmo quem faça o uso de Durateston, precisa de uma dieta equilibrada e principalmente, de treino, para que tenha resultados. E isso, você pode conseguir naturalmente. A escolha fica por sua conta e risco!
    Para se obter resultados reais e permanentes sem comprometer sua saúde, uma dieta bem elaborada, saber suplementar adequadamente, hidratação continua e ter um treino bem montado respeitando os períodos de descanso, serão sempre os principais pontos a serem cultivados pelos praticantes de musculação

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário