terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Conheça 5 compostos que melhoram a saúde do coração

  

Aprenda como você pode manter o seu coração sempre forte e saudável, ingerindo 5 nutrientes simples e fáceis de encontrar.

Não há dúvidas de que uma saúde em dia é fundamental não só para o desempenho esportivo, mas para uma qualidade de vida melhor e mais longa. Para isso, não é segredo de que devemos nos alimentar bem, proporcionar uma boa hidratação ao corpo, consumir níveis adequados de eletrólitos, ter boa qualidade de sono, ter hábitos de praticar esportes, tomar sol, entre outras muitas coisas… Apesar disso, nos últimos anos, após a criação da gordura vegetal hidrogenada, os hábitos de vida do ser humano passaram a se distorcer muito perante as modificações sociais ocorridas. Isso reflete diretamente a aspectos como o sedentarismo, o consumo elevado de alimentos “ruins”, o estresse do dia a dia (preocupações, raivas, nervosismo etc), a má qualidade do ar, a falta de tempo para a prática de atividades físicas ou mesmo para o relaxamento mental e corpóreo e etc…
coraçao saude
Obviamente, todas essas modificações implicam na qualidade dos nossos sistemas corpóreos e podem comprometer a saúde do coração, do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório de uma maneira geral, que são responsáveis pela circulação do sangue, da retirada de compostos que não servem para o corpo da circulação, da oxigenação de células e etc. A grosso modo, há muitas coisas as quais não podemos interferir, como a qualidade do ar ou a qualidade dos raios solares na Terra. Porém, há outras maneiras as quais podemos diretamente auxiliar nossos sistemas corpóreos, através de simples modificações e/ou simples incrementos que realmente fazem a diferença.Pensando nisso, neste artigo falaremos um pouco mais a respeito de compostos os quais podem ser utilizados para melhorar a saúde de seu coração.

1- Nitratos

Uma das principais razões pelas quais os nitratos e o potássio devem estar presentes na alimentação humana, com o consumo de vegetais, é o fato de que eles atenuam o aumento da pressão arterial e melhoram a circulação sanguínea.
Eles estão também ligados com a produção de óxido nítrico, que popularmente é conhecido pelo aumento na performance e é buscado de ser estimulado em inúmeros suplementos pré-treino.
nitratos
O consumo adequado de nitratos previne não somente problemas cardiovasculares, como o infarto de miocárdio, mas também melhora as funções sexuais. Algumas das principais fontes desses nutrientes são, por exemplo, a beterraba, vegetais folhosos verdes escuro (espinafre, rúcula etc), outros folhosos como a alface e etc.
O interessante é que para consumi-los, você não deverá se preocupar muito com o valor energético ingerido, pois esses alimentos tem baixo valor energético.

2- Sulfeto de Hidrogênio

Encontrado, por exemplo, no alho, o sulfeto de hidrogênio é capaz de reduzir a pressão arterial e pode auxiliar na formação de novos vasos sanguíneos. Ele também eleva o óxido nítrico no corpo, previne a calcificação arterial, responsável pelo endurecimento de artérias e e outros vasos sanguíneos, entre outros.
Sulfeto de Hidrogênio
O alho, principal fonte de Sulfeto de Hidrogêno, é um alimento muito utilizado nas mais diferentes preparações, portanto consumi-lo não será nada muito específico e difícil de se fazer. Que tal, trocar os temperos prontos e lotados de porcarias e acrescentar alho, sal e algumas especiarias na sua próxima preparação alimentar?

3- Vitamina K

A Vitamina K, também conhecida por fazer parte da coagulação sanguínea, é também altamente ligada com a prevenção da calcificação de vasos sanguíneos, que são causa de problemas cardiovasculares e que podem levar a quadros de tromboses, derrames, infartos, entre outros muitos.
ameixas-bom-para-coracao
Todavia, excessos de vitamina K podem ser prejudiciais para a saúde, nesse caso, o mais interessante dessa vitamina é que ela possa ser consumida através de alimentos ricos no nutriente e não através da suplementação. A couve e as ameixas (principalmente frescas) são bons exemplos desses alimentos.

4- Berberina

Um outro problema associado com doenças cardiovasculares, principalmente devido a problemas de dislipidemias é a resistência à insulina, muito caracterizada em pacientes diabéticos tipo II. Elevados níveis de glicose sanguínea podem elevar também a pressão arterial, causam disfunções no tecido adiposo, no controle do apetite, entre outros.
A Berberina é um ativador do AMPK, fazendo com que tanto a glicose quanto ácidos graxos não sejam armazenados, mas sim, utilizados como energia pelas células do corpo.
berberine
Além disso, a suplementação com Berberina está ligada com a diminuição dos níveis de colesterol e de triglicérides.
A melhor forma de consumi-la é através de suplementação.

5- Resveratrol

Você já deve ter ouvido falar que o vinho é um alimento protetor do sistema cardíaco, não é mesmo? De fato ele é, mas temos o malefício do álcool. O que a indústria esquece de dizer é que tanto uvas (principalmente o suco concentrado), sementes de uvas e mesmo alguns outros alimentos tem quantidades de resveratrol que já podem ajudar não só o sistema cardiovascular, mas outros inúmeros tecidos do corpo.
Seu poder de prevenir doenças cardiovasculares chega a ser tão grande que povos, como alguns italianos que costumam ter uma dieta rica em alimentos ricos em resveratrol, tem menor tendência do desenvolvimento de patogenias ligadas ao sistema cardiovascular.
Resveratrol
Além de tudo, ele é ainda um poderoso antioxidante, prevenindo as células do coração e do corpo inteiro de danos causados por radicais livres e sendo muito eficaz na prevenção da degeneração celular.
Conclusão:
Podemos conhecer alguns nutrientes que podem ou não ser suplementados ou obtidos de alimentos fáceis de consumir no dia a dia e que podem auxiliar o sistema cardiovascular e a saúde do coração, fazendo com que o corpo tenha uma melhor qualidade dentro e fora do esporte.
Manter o coração sempre forte e saudável é um passo indispensável para que possa viver mais e buscar resultados cadas vez maiores na musculação. Por isso não negligencie essa dicas, coloque-as em prática agora!
Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário