segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Quais fatores observar na hora de escolher a academia

Praticar atividades físicas é uma necessidade do nosso corpo. Além de detonar as calorias que ingerimos em excesso também podemos cuidar da nossa saúde, que é o mais importante. Como o fator estético é levado em consideração também, muitas pessoas escolhem praticar musculação.
Porém, nem só de musculação vive o homem e você pode procurar outro tipo de atividade que te mantenha em forma, com saúde e o melhor de tudo, que te dê prazer. Além desses fatores, há outros que são necessários na hora de encontrar uma academia para se matricular. Faça o seu check list com a ajuda dos itens abaixo.

Academia com profissionais capacitados

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
Esse ponto é essencial, não um dos mais importantes. Normalmente, quem procura a academia são pessoas comuns, que não têm nenhuma noção do que fazer para alcançar os seus objetivos. Na grande maioria das vezes não são devidamente acompanhados o que leva a praticar exercícios de maneira incorreta e ao desenvolvimento de lesões.
Não aceite que as academias tenham apenas estagiários para te ajudar, ou seja, estudantes que ainda não terminaram a graduação de educação física. Se houver, que seja devidamente orientado por um profissional para que a sua saúde não fique em risco.

Estrutura da academia

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
Ninguém quer entrar num lugar desorganizado, caindo aos pedaços, com o chão faltando piso e com o teto cheio de buracos. Procure um ambiente que esteja sempre limpo e bem cuidado, que tenha armários disponíveis e com chaves para que você guarde a sua bolsa ou mochila de forma adequada. O local também deve ter uma boa rede de ventilação e de iluminação.

Valor da mensalidade da academia

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
O item de muita importância, mas que pode ser bastante relativo. Pode ser que você não possa pagar a academia dos seus sonhos ou aquela em que todos os seus amigos estão, mas sempre tem uma que caiba no bolso. Se a academia de sua preferência estiver com o preço além do que você pode pagar agora, analise os seus gastos e veja o que pode ser cortado. Pense que você está fazendo isso pela sua saúde.
Além disso, existem várias academias que fazem planos semestrais, anuais ou se você se matricular com outra pessoa, assim os dois recebem desconto. O ponto positivo é que vocêpagará menos, o negativo é que você terá que permanecer na mesma academia até o plano vencer. Porém, também é uma forma de continuar os treinos mesmo sem vontade.

Equipamentos da academia

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
Antes de sair rodando todas as academias da cidade, dê uma olhada na internet e procure quais são as melhores marcas de aparelhos de musculação. Não estamos falando das mais vendidas e sim das melhores. Depois, quando for ver as condições da academia, verifique os estofados, se estão em dias, se há rasgos e se estão bem limpos.

Quanto mais melhor

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
Normalmente, quando alguém procura uma academia é porque tem a intenção de praticar musculação. Mas, sempre tem aquele dia que estamos querendo fazer algo diferente ou então, complementar os treinos com atividades aeróbicas. Desta forma, veja também quais são as outras atividades que o local oferece: aulas de lutayogadança, TRX, pilatesnatação, hidroginástica… Quanto mais opções você tiver, melhor.

Distância

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
Essa dica aqui serve, principalmente, para aqueles mais preguiçosos, que fazem atividade física de forma quase forçada. Entenda que quanto mais longe, maior trânsito você terá que enfrentar para chegar na academia e isso aumenta e muito as suas chances de desistir no meio do caminho.
Leve em consideração também a quantidade de combustível que você pode gastar por mês porque isso também terá que ir para o orçamento. O ideal é procurar alguma mais próxima de casa, que esteja, ao menos, dentro do bairro. Caso isso não seja possível, evite ir em horários de muito trânsito.

Tempo

Quais fatores observar na hora de escolher a academia
E falando em horário, uma das coisas que as pessoas julgam mais complicado é achar um tempo para fazer os exercícios físicos todos os dias. Mas sempre é possível encontrar uma maneira. Por exemplo, Se você não pode ir todos os dias, vá, ao menos, 3 vezes por semana.
Outra coisa muito importante na hora de procurar uma academia para aqueles que não têm muito tempo disponível é dar preferência para aquelas que abrem nos finais de semana. Em grandes centros existem locais que ficam abertos, praticamente, 24 horas e podem ser muito úteis para compensar o dia perdido.
No mais é ter força de vontade e fazer tudo como mando o figurino, afinal de contas com saúde não se brinca. Antes de iniciar os treinos vá ao médico e faça uma avaliação completa. É de extrema importância saber se você tem alguma patologia cardíaca, por exemplo, pois será preciso adaptar o seu treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário