quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Quanta água devemos tomar por dia (e por que tomar)


Saber quanta água devemos tomar por dia é algo que pode influenciar seus resultados. Hidratação correta é fundamental para quem busca hipertrofia.
Tomar água é um hábito considerado chato e que muitos não dão a devida atenção, por isso, antes de qualquer coisa, é válido explicar o que você está perdendo ao negligenciar o consumo de água:
Nós somos 60% água, tudo o que o organismo faz necessita de água:
  • Água é vital para eliminar toxinas do corpo.
  • Água é usada na digestão e auxilia no transporte de nutrientes para dentro das células.
  • Água mantém suas articulações e ligamentos hidratados.
  • Células cerebrais requerem um balanço delicado de água para funcionar corretamente.
E muito mais…
Não é preciso ser um gênio para descobrir que se você não bebe água, o seu corpo não vai funcionar corretamente.
Não ingerir água suficiente pode diminuir sua capacidade mental (1), física (2), afetar negativamente o seu humor (3), travar o seu intestino (4) e até aumentar o risco de doenças cardíacas (5).
No caso da hipertrofia em si a situação fica mais delicada. Enquanto somos 60% água, nossos músculos são 75%. Pesquisas indicam que até mesmo um pequeno nível de desidratação já pode fazer você perder força e resistência muscular (6). Isto significa treinos mais difíceis com menos resultados.
quanta agua beber por dia hipertrofia
Outro estudo (7) sugere que a hidratação celular afeta as taxas de síntese proteica e quebra de proteína. Em suma, células musculares que estão bem hidratadas fornecerão mais crescimento muscular do que as que não estiverem.

Mas então, quanta água devemos tomar para hipertrofia ?

O mantra antigo que ronda nos círculos de musculação diz que você precisa ingerir quatro litros de água por dia para manutenção da saúde e ganhos. E esta recomendação não está muito longe do que órgãos como o Instituto de Medicina americano sugerem: 3.7 litros para homens e 2.7 litros para mulheres (8). Outros líquidos, além da água, também entram nessa conta (café, chás, sucos, etc…).
Este número também não está escrito em pedra e pode variar dependendo do tamanho do indivíduo, nível de intensidade da atividade física e temperatura. Portanto, é essencial escutar o corpo e prestar atenção a sede. Se você (homem) já consome cerca de 4 litros de água por dia e ainda sente muita sede, é óbvio que você precisa de mais água. Ao mesmo tempo, se você não sente sede, não tem porque beber 8 litros de água por dia e viver no banheiro. Isto é desnecessário e pode ser prejudicial à saúde.

O veredito

Não é como se beber água fosse anabólico, mas não beber vai afetar negativamente sua vida e resultados dentro da academia. Para ter certeza que você está extraindo o máximo de resultados, tenha certeza de estar ingerindo algo próximo da indicação e sempre atento a sede. Também procure se hidratar com água, apesar de outros líquidos entrarem na conta, água pura é o mais indicado.
Referências
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22855911
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15212747
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22190027
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17151587
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11978586
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14681716
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14681716
  8. http://iom.nationalacademies.org/Reports/2004/Dietary-Reference-Intakes-Water-Potassium-Sodium-Chloride-and-Sulfate.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário