quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

DOR NOS EXERCÍCIOS


Um dos freqüentes objetivos de quem procura exercícios físicos, é o controle de dores nas articulações periféricas ou na coluna vertebral. Independente das alterações que originam as dores, os exercícios podem produzir graus variados de alívio, por mecanismos diversos.

DOR NO TREINO

Pela eficiência e segurança, cada vez mais os exercícios resistidos (musculação) são recomendados. No entanto, uma situação relativamente comum é que as pessoas podem iniciar exercícios sem dores em determinadas regiões e elas aparecerem durante o processo de treinamento. Essa situação pode levar à conclusão precipitada de que os exercícios foram indevidamente realizados. Isso pode ser verdade, mas não é o mais comum quando os profissionais envolvidos são competentes e responsáveis. O que ocorre é que o processo de envelhecimento leva a desgastes das estruturas articulares, com o seu conseqüente enfraquecimento.
No caso dos ombros são comuns as rupturas de tendões e no caso dos joelhos, as lesões de meniscos. Em repouso não há sintomas, mas com o início dos exercícios pode ocorrer dor. Nesses casos, os exercícios devem ser adaptados para que não haja dor e uma investigação clínica deve ser realizada, geralmente com solicitação de exames laboratoriais, para tentar definir um diagnóstico.

DOR NAS ARTICULAÇÕES

Aspecto relevante é que exercícios corretamente realizados e com evolução cuidadosa podem produzir dores em articulações enfraquecidas. Para diminuir a possibilidade de ocorrência dessa situação o que se recomenda é um cuidadoso exame clínico das articulações previamente ao início dos exercícios, mesmo quando a pessoa acha que não existem problemas. As manobras propedêuticas podem evidenciar dores e justificar avaliação laboratorial.
Dor nos Exercícios
O que não se justifica é realizar exames de imagem em articulações assintomáticas e com exame clínico normal. No entanto, mesmo com exame clínico normal, poderão ocorrer dores nos exercícios e isso não é indicativo de exercícios mal orientados.

DOR DE PEQUENA GRAVIDADE

Exercícios muito suaves e sem evolução de intensidade têm menores probabilidades de produzir dores, mas por outro lado são muito pouco eficientes para estimular as adaptações desejadas no organismo. A possibilidade de ocorrência de dores indica que exercícios físicos não são isentos de riscos, mesmo quando a pessoa é corretamente avaliada e o treinamento bem orientado.
O que deve ser considerado é que na maioria das vezes os riscos são referentes a problemas de pequena gravidade e não devem justificar o sedentarismo. A falta de exercícios implica em riscos aumentados para doenças graves e a qualidade de vida tende a diminuir progressivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário