quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Distância exagerada na pegada do supino aumenta o recrutamento do peitoral ?

Existe uma crença antiga (se duvidar, da época do Arnold), de que quanto mais afastadas as mãos ficarem na barra durante a execução do supino, maior será o recrutamento do peitoral, ou seja, o exercício gerará mais estímulos para hipertrofia. Será mesmo ?

pegada no supino
Um ótimo exemplo de pegada aberta demais.

De acordo com a ciência, não.

Um estudo publicado em 2007 (1) resolveu testar quais seriam os efeitos de uma pegada maior que o comum durante o supino, e se isto melhoria a performance ou apenas aumentaria os riscos de lesões. Infelizmente, o veredito não é nada bom para os adeptos desta técnica.
Os pesquisadores descobriram que usar uma pegada exagerada, ou seja, muito maior que a largura dos ombros, não melhorou o recrutamento do peitoral e de quebra aumentou significativamente o estresse imposto nos ombros, aumentando o risco de lesões.
Em resumo, de acordo com o estudo, os benefícios ao usar uma pegada exagerada no supino, simplesmente não compensam os riscos.

“Mas o fisiculturista X faz isso, e ele é gigante”

Sim, e ele também faz uso de todos os artifícios farmacológicos possíveis, e se recupera 100 vezes mais rápido do que um mero mortal que depende de feijão com arroz para crescer. Fisiculturistas de elite não são pontos de referências para pessoas que treinam naturalmente, ponto.
Clique aqui
[spoiler]1 – Green CM, Comfort P. The effect of grip width on bench press performance and risk of injury. Strength and Conditioning Journal. 2007;29(5):10-14.[/spoiler]

Nenhum comentário:

Postar um comentário