terça-feira, 5 de janeiro de 2016

TREINO DE MUSCULAÇÃO PARA ESTUDANTES

Fernando Ribeiro 

Treino de musculação para estudantesDevido ao ritmo trepidante da vida académica, a maioria dos estudantes não têm disponibilidade ou vontade para se deslocarem a um ginásio. E convenhamos que por vezes também não têm disponibilidade financeira para pagar mais uma mensalidade no final do mês.
No entanto, nada disso é desculpa para ficar fora de forma enquanto prossegue os estudos, até porque há investigações que associam a prática de exercício físico a uma melhoria do funcionamento cognitivo (1).
Aliás, alguns estudos recentes sugerem que a prática de musculação promove a neurogenesis – a formação de novos neurónios no cérebro (2).
Um corpo mais em forma, mais forte, com mais massa muscular, menos gordura e uma maior capacidade intelectual; Eis o que pode conseguir com este exemplo de programa de treino de musculação, orientado sobretudo para estudantes, mas que também é válido para praticamente qualquer pessoa que não tenha acesso a um ginásio ou a equipamentos de treino de musculação.

TREINO DE MUSCULAÇÃO PARA ESTUDANTES

Treino musculação - Parte superiortreino musculação - parte inferior
Para realizar o exercício remo invertido com pegada em supinação, coloque um cabo de vassoura entre duas estruturas que estejam à mesma altura, tal como entre dois sofás, entre duas cadeiras ou entre a banca da cozinha e a mesa. 
Para poder seguir este programa, composto por apenas exercícios calisténicos, apenas irá necessitar de 2 dias por semana, e um total de 2 horas no máximo, pelo que a falta de tempo nunca poderá ser desculpa para não o conseguir cumprir.
No entanto, se preferir, também pode efetuar 4 treinos por semana, desde que reserve pelo menos um dia de descanso entre cada 2 treinos.
Aqui tem um exemplo de um esquema de 2 treinos por semana:
  • Sábado: Treino 1 – Parte Superior.
  • Domingo: Treino 2 – Parte Inferior.
E de um esquema de 4 treinos por semana:
  • Sábado: Treino 1 – Parte Superior.
  • Domingo: Treino 2 – Parte Inferior.
  • Terça: Treino 1 – Parte Superior.
  • Quinta: Treino 2 – Parte inferior.
Caso a execução dos vários exercício começar a parecer-lhe demasiado fácil, para aumentar a dificuldade da maioria dos exercícios, bastará utilizar uma mochila carregada com livros.
Como é óbvio, deverá dar sempre o seu melhor para obter progressos ao longo do tempo. Ou seja, tentar realizar um número cada vez maior de repetições por série ou usar mais peso extra nos exercícios.
Agora já sabe, para além dos estudos, não se esqueça de dedicar também algum tempo a trabalhar o seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário