O TRX foi originalmente criado por um Navy Seal e nasceu da necessidade desse militar se manter em forma durante os períodos de tempo em que era destacado para missões e não tinha acesso a instalações com equipamento de treino.
O princípio básico por detrás deste sistema de treino é muito simples: pendure o sistema (você pode fazer isso em casa, utilizando um suporte seguro), agarre os estribos/pegas e trabalhe o seu corpo contra a gravidade, realizando uma série de exercícios do tipo calisténicos.
A instabilidade causada pelo sistema de suspensão dificulta a execução dos exercícios, proporciona um estímulo diferente dos equipamentos de musculação tradicionais e pode até proporcionar um maior recrutamento das fibras musculares.
Como pode imaginar, este sistema TRX e outros sistemas similares proporcionam uma forma fácil e prática de realizar treinos numa grande variedade de locais, desde que seja capaz de prender o sistema num local sólido.
Este sistema também é muito conveniente para as pessoas que só treinam alguns dias por semana, como o fim-de-semana, e não têm muito espaço para guardar equipamento de treino como barras, halteres, etc.
OS 10 MELHORES EXERCÍCIOS COM SISTEMA TRX
* Seja qual for o exercício desta lista que realize, mantenha sempre uma postura correta, com as costas retas, abdominais e lombares contraídos, etc. Não descure a boa forma, nem faça “batota”. Isso é essencial para maximizar a eficácia dos seus treinos e prevenir lesões.
FLEXÕES DE TRONCO TRX
Esta é uma versão mais difícil de executar do que as típicas flexões de tronco que se realizam no chão. O aumento da dificuldade deve-se ao aumento da instabilidade que este tipo de sistema cria de forma intencional.
- Para realizar este exercício, comece por posicionar as pegas/estribos a cerca de 15 cm do chão e em seguida agarre os estribos e coloque-se na posição típica do exercício flexões de tronco.
- Mantendo sempre o seu corpo completamente reto e o seu “core” contraído, desça o corpo até sentir o peitoral a alongar e em seguida suba até que os seus braços fiquem completamente estendidos.
- Repita e realize o maior número de repetições que conseguir.
Como irá facilmente constatar, esta variação de flexões de tronco é bastante mais intensa em termos físico e exige uma maior capacidade de equilíbrio do que as flexões normais.
FLEXÕES DE TRONCO COM PÉS SUSPENSOS TRX
Este é outro tipo de flexões que também é possível realizar com os sistemas do tipo TRX. Tal como acontece com o exercício acima, este movimento também foca o trabalho no músculo peitoral, mas também trabalha os deltoides, os tríceps e os abdominais.
- Para o executar, comece por apoiar os dois pés nos estribos, alinha as suas pernas com o tronco, apoie as mãos no chão, um pouco mais afastadas que a largura dos ombros.
- Suba o corpo o mais que conseguir, estendendo os braços e em seguida desça de forma controlada até tocar com o peito no chão. Repita e realize o maior número de repetições que conseguir.
Para aumentar mais a dificuldade do exercício, suba os estribos, para a diminuir, desça os estribos.
CRUCIFIXO TRX
Este é um exercício de isolamento para o peitoral, embora também trabalhe a parte anterior dos deltoides e devido à sua maior instabilidade, os abdominais e outros grupos muscular.
- Para o executar, agarre ambos os estrados com uma pega neutra (palmas das mãos a apontar uma para a outra), coloque-se na posição clássica de flexões de tronco.
- Mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados e o corpo completamente reto, desça o corpo afastando os braços para os lados até sentir um ligeiro alongamento no peitoral, em seguida suba novamente, aproximando as mãos e contraia o peitoral com força na posição final.
- Repita até não conseguir realizar mais repetições.
Se desejar aumentar o nível de dificuldade deste movimento, basta descer mais a altura dos estribos, e para diminuir a dificuldade, suba a altura dos estribos.
FUNDOS TRÍCEPS TRX
Este tipo de fundos é ainda mais difícil de executar do que os típicos fundos para tríceps que se realizam nas barras paralelas. Aqui também se trabalha sobretudo os tríceps, mas também os músculos deltoides e peitoral.
- Antes de começar a realizar este exercício, posicione os estrados à altura da sua cintura, flexione os joelhos a 90 graus, agarre os estrados com as mãos e apoie o peso do seu corpo nas mãos.
- Em seguida desça o seu corpo até que os seus cotovelos fiquem a 90 graus e depois suba até que os seus braços fiquem quase completamente retos.
- Repita e realize o número de repetições necessário para chegar à falha muscular.
EXTENSÕES DE TRÍCEPS TRX
Este é um excelente exercício de isolamento para os tríceps.
- Para o executar, agarre ambos os estrados com uma pegada em pronação, incline-se ligeiramente para a frente, estenda os braços até ficarem quase completamente retos.
- Em seguida comece a dobrar os cotovelos e deixe o corpo descer em direção ao chão.
- Desça até que os seus cotovelos fiquem dobrados até cerca de 45 graus e depois volte a subir até à posição inicial. Repita até atingir a falha.
Como poderá facilmente constatar, aqui também é possível aumentar ainda mais o nível de dificuldade do movimento descendo a altura dos estrados.
REMADA INVERTIDA TRX
Este é o melhor exercício para as costas que é possível realizar com os sistemas tipo TRX.
- Para o executar, comece por posicionar o corpo e a cabeça na direção do mosquetão do TRX, incline-se para trás com os seus braços estendidos e com as palmas das mãos a apontar uma para a outra.
- Puxe o seu corpo em direção ao ponto de ancoragem e aperte bem as omoplatas. Em seguida regresse à posição inicial e forma lenta e controlada.
Note que todos os exercícios de remada devem ser iniciados com os músculos das costas, não com os braços. Pense num guindaste: os seus braços devem agir como cabos – o motor encontra-se nos músculos das suas costas.
Se quiser tornar o exercício mais difícil, basta posicionar os seus pés ainda mais à frente.
TRX FALLOUT
Este exercício é bom para trabalhar os abdominais, eretores da espinha e um conjunto de outros músculos envolvidos na estabilização da parte superior do corpo. Mas também trabalha o músculo grande dorsal, o peitoral e os tríceps, pois o seu movimento também tem semelhanças com o exercício pullover.
- Para realizar o movimento correto neste exercício, comece por colocar-se em pé, de costas voltadas para o ponto de ancoragem onde o TRX se encontra preso.
- Agarre os estrados com as mãos, estenda os braços e posicione as mãos um pouco abaixo do nível dos ombros. Em seguida incline o tronco um pouco para a frente.
- A partir daqui, deixe o seu corpo “cair” para a frente movimentando as mãos para trás, mantendo sempre os braços estendidos, até que os seus braços fiquem quase alinhados com o resto do corpo.
- Em seguida realize o movimento inverso e puxe o seu corpo para cima, empurrando com as mãos até que estas se encontrem novamente abaixo dos seus ombros.
Para tornar este exercício mais fácil, também pode realizá-lo com os joelhos apoiados no chão.
ROSCA BÍCEPS TRX
Este é um exercício de isolamento para os bíceps que é possível executar com os sistemas tipo TRX, o que pode dar imenso jeito quando não temos acesso a barras, halteres, etc.
- Para colocar-se na posição inicial deste exercício, olhe fixamente para o ponto de ancoragem do sistema TRX, agarre os estribos com ambas as mãos, estenda os braços e incline-se para trás.
- Em seguida dobre os cotovelos até que as suas mãos se encontrem próximas do seu nariz, com as palmas das mãos a apontas para a cabeça.
- De forma lenta e controlada, regresse à posição inicial com os braços estendidos. Mantenha os cotovelos elevados ao longo de todo o movimento.
- Repita e realize o número de repetições que desejar.
Nota: Se desejar trabalhar mais os músculos posteriores dos antebraços, agarre os estrados com as palmas das mãos a apontar para baixo (em pronação).
BÍCEPS CLUTCH
Este é um outro exercício de isolamento para os bíceps que é possível realizar com os sistemas tipo TRX.
- Para o executar, comece por posicionar o seu corpo na direção do mosquetão do TRX.
- Agarre ambos os estrados com as palmas das mãos a apontar uma para a outra e incline-se para trás até ficar com os braços completamente retos.
- Mantendo sempre os cotovelos à altura dos ombros, puxe o corpo até que as mãos toquem no peito.
- Regresse à posição inicial com um movimento controlado e repita durante o número de repetições que desejar.
CRUCIFIXO INVERSO TR
Este é um exercício de isolamento para os deltoides, cujo movimento se assemelha ao do crucifixo inverso. Esta variação foca o trabalho sobretudo na parte posterior dos deltoides, mas também trabalha as costas e a parte medial dos deltoides.
- Para executar este exercício, comece por olhar de frente para onde o TRX está preso, agarre os estrados com as mãos e deixe o corpo inclinar-se um pouco para trás, até que os braços fiquem completamente retos.
- Mantendo sempre as mãos alinhadas com os ombros, puxe o seu corpo para a frente ao mesmo tempo que afasta os estrados para os lados.
- Em seguida realize o movimento inverso, descendo o corpo de forma controlada.
ELEVAÇÃO FRONTAL TRX
Aqui, temos mais um exercício que foca o trabalho nos músculos deltoides, sobretudo na parte anterior, embora também trabalhe outros grupos musculares.
- Comece por pegar nos estribos com as mãos, e com os braços estendidos, e com o corpo a apontar para o local onde o TRX está preso, incline-se para trás.
- Em seguida puxe o corpo para cima puxando as mãos para trás, sempre com os braços estendidos.
- Depois desça novamente o corpo colocando as mãos na posição inicial. Repita e realize o número de repetições que pretender.
PIKES TRX
Este exercício trabalha sobretudo os músculos abdominais e eretores da espinha, mas também outros grupos musculares que atuam como estabilizadores.
- Antes de começar a realizar este movimento, comece por posicionar os estrados a uma altura de cerca de 15 cm do chão.
- Depois coloque ambos os pés nas tiras do TRX.
- Sem dobrar os joelhos, levante os seus glúteos para cima até que o seu corpo fique com uma forma em “V” ao contrário.
- Contraia os seus abdominais com força e em seguida desça até à posição inicial.
- Repita durante o número de repetições que desejar.
Se preferir realizar uma variação mais fácil deste exercício, pode realizar o mesmo movimento, mas com os cotovelos apoiados no chão.
CRUNCH TRX
Este não é o tipo de crunches que está habituado a realizar. Esta variação tem um nível de dificuldade mais elevado porque aqui os seus abdominais têm que trabalhar para suportar o peso do seu corpo quando as pernas estão estendidas, tal como no exercício prancha.
- Para realizar este exercício, comece por posicionar os estrados a cerca de 20 cm do chão.
- Depois coloque-se na posição clássica de flexões, como as mãos abaixo dos ombros.
- A seguir apoie ambos os pés nas tiras do TRX e conduza ambos os joelhos em direção ao seu peito ao mesmo tempo que sobe as ancas.
- Mantendo essa posição, contraia os seus abdominais com força.
- Regresse à posição inicial estendendo completamente as pernas e repita até chegar à falha muscular.
Dica: Mantenha os seus cotovelos completamente estendidos. Isso irá ajudar a reduzir a tensão nos tríceps.
AGACHAMENTO TRX
Os sistemas tipo TRX proporcionam uma excelente forma de aprender a executar o agachamento com a técnica adequada. Também é uma excelente opção para aqueles que têm problemas nos joelhos, ancas ou na zona lombar durante o agachamento.
- Para começar, coloque os estrados à altura da sua cintura, coloque os pés afastados à largura dos ombros.
- Agarre os estrados com as mãos, e agache apoiando-se um pouco com o sistema TRX.
- Desça até à paralela e suba de novo até ficar com as pernas quase completamente estendidas.
Este exercício trabalha sobretudo os músculos quadríceps e os glúteos.
AGACHAMENTO UNILATERAL TRX
Esta é a versão hardcore do exercício de agachamento que descrevemos acima e o seu nível de dificuldade é bastante elevado. Não tente realizar esta versão enquanto não conseguir realizar pelo menos 20 repetições de agachamento com as duas pernas.
- Para realizar este exercício, comece por agarrar o TRX a um ângulo de 45 graus.
- Coloque o pé esquerdo no chão e levante a perna direita, com os dedos dos pés a apontar para cima.
- Em seguida agache o mais que conseguir, de preferência ligeiramente abaixo dos 90 graus.
- Mantenha a perna direita sempre suspensa no ar durante a série.
- Repita e continue a realizar repetições até atingir a falha muscular.
Note que o TRX apenas deverá servir para o ajudar a manter-se equilibrado durante o agachamento a uma perna. Tente não recorrer à força da parte superior do corpo para diminuir a dificuldade do exercício e retirar a tensão da perna que está a trabalhar. O movimento deverá ser iniciado a partir do pé que estiver apoiado no chão.
AFUNDOS TRX
Os fundos são um excelente exercício para trabalhar a parte inferior do corpo e esta versão aumenta ainda mais o nível de exigência ao tornar o exercício mais instável. Este movimento recruta sobretudo os quadríceps, glúteos e isquiotibiais.
- Para realizar este exercício, comece por colocar ao lado do sistema TRX.
- Prenda as tiras do TRX num dos pés e dê um passo para a frente. A partir daí, desça até que o joelho da perna oposta toque no chão.
- Depois suba até que o seu corpo fique quase completamente reto e repita o movimento.
- Complete o maior número de repetições que conseguir e repita o procedimento com a perna oposta.
ROSCA DE ISQUIOTIBIAIS TRX
Este é um excelente movimento que permite trabalhar os músculos da cadeia posterior e sobretudo os isquiotibiais.
Para o executar, deite-se no chão e prenda os pés nas tiras do TRX, que deverão estar a cerca de 15 cm de altura do chão e estique as pernas até estas ficarem completamente retas.
- A partir daqui, aproxime os pés dos glúteos, ao mesmo tempo que sobe um pouco as ancas.
- Contraia os seus isquiotibiais com força e depois realize o movimento inverso, até à posição inicial.
- Mantenha sempre a cabeça no chão ao longo de todo o movimento e dê o seu melhor para evitar o efeito rebote.
PROGRAMA DE TREINO TRX
Esta é apenas uma sugestão de programa de treino de corpo completo com exercícios TRX. Este programa coloca a ênfase na parte superior do corpo, e inclui alguns dos exercícios que descrevemos neste artigo.
Sugerimos que realize 2-3 séries por exercício, e sugerimos também que realize o maior número de repetições que conseguir em cada série.
Nota final: Não é obrigatório gastar centenas de euros ou de reais para adquirir um sistema de treino em suspensão como o TRX. Existem no mercado alternativas bastante mais económicas, como o Lifeline Jungle Gym XT, o WOSS 3000 Equalizer Trainer e outros acessórios de treino que funcionam exatamente da mesma forma.