Barra de vídeo

Loading...

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Existe diferença entre o Supino com Barra, Halteres e Smith?


supino-com-barra-e-com-halteresExistem várias formas de fazer os exercícios e elas resultam em diferenças importantes. Uns são mais instáveis, outros permitem usar cargas maiores, ou até alguns que transmitem mais segurança no momento do exercício. No entanto, apesar de tantos detalhes, fica uma pergunta: será que essas variações resultam em diferenças na sobrecarga imposta à musculatura?
Para tentar responder essa pergunta, pesquisadores da Universidade de Brasília – mais especificamente o grupo do Martim Bottaro, um dos maiores pesquisadores de Treinamento Resistido do mundo – avaliou as respostas de recuperação em homens treinados (média de 4 anos de treino) fazendo 8 séries de supino reto na barra, na Smith e com halteres.
Na dissertação de mestrado do Diogo Ferreira, os participantes foram avaliados para o pico de torque e trabalho total na articulação do ombro e cotovelo ao longo de 4 dias, para ver se havia diferença na recuperação da força máxima e da capacidade de produzir trabalho.
O primeiro ponto observado foi que a curva de fadiga foi praticamente idêntica, ou seja, a queda na performance ao longo do treino foi a mesma para os três tipos de supino testados. E, respondendo à questão central, foi verificado que a recuperação da força e do trabalho tanto na articulação do ombro quanto do cotovelo foi a mesma entre o supino reto com barra, smith ou halteres. Sabe o que isso significa? Que em termos de estresse na musculatura alvo, os três são a mesma coisa!
Agora alguém me pergunta, então por que variar? Variar os exercícios é importante por questões práticas. Se você estiver pretendendo fazer um treino tensional caprichado e tiver alguém para te ajudar, você pode usar a barra. Por outro lado, se você estiver treinando sozinho, o supino com halteres vai facilitar sua vida. Já no caso de um drop-set as máquinas são mais interessantes. Sacou?

Quando falamos em diferentes execuções no Supino não existe invenção ou magia, simplesmente praticidade!


Referência Bibliográfica:
Ferreira DV, Ferreira-Júnior JB, Soares SR, Cadore EL, Izquierdo M, Brown LE, Bottaro M. Chest Press Exercises With Different Stability Requirements Result In Similar Muscle Damage Recovery In Resistance Trained Men. J Strength Cond Res. 2016 Apr 19.

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.


Post Dicas de Treino http://www.dicasdetreino.com.br/#ixzz4NMdUUbOH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário