domingo, 1 de maio de 2016

Respire correto e obtenha melhores ganhos

Entenda a importância da respiração na hora dos levantamentos de pesos

A respiração é algo vital a todo ser vivo e, aliás, é uma das coisas que define os organismos vivos dos que não possuem vida. Tamanha a importância da respiração se deve a trocas de nutrientes (como o CO2 e o O2 no caso dos humanos) para a realização de inúmeros processos nesses seres e, obviamente, a garantia de sua sobrevivência.
respire melhor
Para nós humanos, respirar é o mesmo que viver. Fazemos nossas trocas gasosas e, outrora, o oxigênio (em especial) que é aderido na respiração, pode participar de inúmeros processos no corpo, desde a oxigenação das células, até na participação da geração de ATP.
Pessoas quem possuem algum tipo de dificuldade respiratória ou no metabolismo da respiração, podem sofrer de patogenias e outros problemas, incluindo, entre os mais conhecidos, a asma, bronquites, acidose respiratória entre outros tantos.
Entretanto, qual a influência do oxigênio nos esportes? A prática esportiva de fato demanda quantidades de oxigênio tão superiores que, respirar inadequadamente pode afetá-la? Será que a forma como respiramos pode interferir positivamente ou negativamente na realização de práticas esportivas ou, esse é um assunto pouco relevante, desde que haja oxigênio ao corpo? Descobriremos a seguir…

Respirar correto na prática de atividades físicas

Sabemos que a prática de atividades físicas demanda muito mais oxigênio do que em repouso. Ela pode se elevar em até 15X, mas, na prática pode chegar além disso, representando um aumento realmente significativo. Isso se deve ao fato de que as células consomem mais oxigênio para gerar ATP (através do metabolismo aeróbio) já que ele está constantemente sendo usado em altas quantidades.
Dessa forma, fornecer oxigênio ao corpo é essencial e, para isso, é necessário que você tenha uma respiração correta, ainda mais se levarmos em consideração ambientes em altitude mais elevadas (onde o ar torna-se rarefeito).
A grosso modo, os teóricos dizem que você deve respirar na fase excêntrica do movimento e expirar na concêntrica. Outros, colocam a hipótese do contrário. Na realidade, não existe regra para isso, DESDE QUE VOCÊ RESPIRE! Algumas pessoas tem melhor conforto fazendo de uma forma ou outra e, isso deve ser respeitado em primeira instância.
Existem técnicas como, a manobra de Valsalva a qual consiste em segurar o ar e forçar o abdômen, elevando assim a pressão (para evitar desmaios em casos específicos como no levantamento de altas quantidades de carga) bem como auxiliar a região do core a manter-se estável, prevenindo assim lesões e melhorando o movimento como um todo. Porém, esse tipo de técnica somente deve ser feita por indivíduos sadios, em casos específicos e que SAIBAM REALIZAR A TÉCNICA.
Além disso, devemos lembrar que a respiração adequada ajuda na melhor oxigenação muscular e isso, obviamente, faz com que sua capacidade aeróbia aumente, favorecendo a resistência e favorecendo com que os níveis de ácido lático também sejam menores. Tudo isso, fará com que o desempenho aumente.
Pergunte a si mesmo quantas vezes você deixou de realizar mais 4 ou 5 repetições mais por falta de ar do que, propriamente dito, por fadiga muscular? Aliás, o problema pode chegar a ser tão discreto que acabamos confundindo a tal falha muscular com a falta de ar. Principalmente em repetições altas. Não é incomum muitos de nós conseguirmos levantar um peso 2X para 6 repetições e não aguentarmos X para 10 repetições… Estranho, não é mesmo?
Pois bem, saber respirar é fundamental não tão somente para evitar acidentes como desmaios, rompimento de vasos ou outros, mas é papel prudente e importante para obter resultados.
Simplesmente prender a respiração e forçar apneias NÃO É INTERESSANTE.
Conclusão
Procure manter uma respiração sempre constante e em “ciclos”, contando com boa inspiração (pelo nariz e, evitar pela boca), bem como uma boa expiração. Isso é o que, de fato fará não só com que os nutrientes sejam devidamente fornecidos ao corpo, mas ainda, garantirá bom fluxo sanguíneo, garantirá um melhor equilíbrio do pH sanguíneo e com isso, auxiliará em sua performance.
Lembre-se: Respirar é vida, inclusive nas atividades físicas!
Bons treinos!
Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário