terça-feira, 10 de maio de 2016

8 erros comuns que sabotam a queima de gordura

 

Quando você tenta queimar gordura, o seu corpo tenta impedir. Você até pode ver resultados rápidos no inicio, mas depois de um tempo a queima de gordura vai parar completamente se você não souber o que fazer.
Aqui vão 8 erros comuns que as pessoas cometem ao queimar gordura e o que fazer para continuar gerando progresso.

1 – Você está baseando seus resultados apenas pela balança

Antes de qualquer coisa, se você pensa que está estagnado e só usa a balança para verificar o progresso, você não precisa se preocupar… ainda.
A balança é o método menos confiável para analisar seu progresso. Você pode ficar até duas semanas sem ver diferença na balança, mas ainda estar queimando gordura gradualmente.
O nosso peso flutua por diversas razões: pela comida que consumimos, níveis hormonais, quanta água estamos retendo e por estarmos ganhando massa muscular. Tudo isso pode enganar a balança (e você), mas não significa que a gordura não esteja indo embora.
Além da balança, use a fita métrica na cintura e o espelho. Estes dois últimos são muito mais efetivos para verificar seu progresso. Jamais confie na balança, a não ser que seu peso esteja travado por mais de duas semanas.

2 – Você não está ingerindo proteína o suficiente

A proteína é o macronutriente mais importante para ganhar massa muscular e queimar gordura. Ingerir aquantia ideal de proteína acelera o metabolismo e faz você comer menos calorias por reduzir o apetite.

3 – Você está comendo muitas calorias sem perceber

A esmagadora maioria das pessoas que não conseguem queimar gordura, simplesmente estão comendo demais. Você pode pensar que isso não é pra você, mas tenha em mente que estudos atrás de estudos mostram que a maioria das pessoas subestimam o quanto comem (1,2,3).
Quando o assunto é queima de gordura, não tem como fugir: você precisa registrar quantas calorias está comendo e ter certeza que está comendo menos.

4 – Você não está treinando pesado o suficiente

Só porque você quer queimar gordura não quer dizer que você precise treinar leve ou com bastante repetições – isso é um dos mitos mais antigos da musculação. Independente do seu objetivo o treino precisa ser pesado usando séries com 6 a 10 repetições. Isto vai ajudar a queimar mais calorias, evitar perda de massa muscular e ainda potencializar a produção de hormônios anabólicos (que indiretamente auxiliam na perda de gordura).

5 – Você está bebendo açúcar

Bebidas contendo açúcar são um dos piores venenos para quem deseja queimar gordura. O cérebro não consegue calcular as calorias vindo dessas bebidas e portanto não consegue controlar nossa fome corretamente (4,5).
Bebidas contendo açúcar não são apenas refrigerantes, mas sucos naturais (de caixinha ou não) e “águas” com sabor. Está com sede ? Beba água ou bebidas adoçadas artificialmente (como última opção).

6 – Uso de bebidas alcoólicas

A pior coisa que alguém que quer definir/queimar gordura pode fazer é consumir bebidas alcoólicas,mesmo moderadamente. Enquanto consumo pesado de álcool pode aumentar o acúmulo de gordura, até mesmo consumo moderador/leve pode paralisar a queima de gordura. Fique longe de bebidas, pelo menos nesta fase.

7 – Sua saúde não está em dia (sem você saber)

Alguns problemas de saúde podem atrapalhar muito a queima de gordura e fazer você perder a motivação por pensar que está fazendo algo errado.
Problemas como hipotireoidismo e apneia do sono atrapalham mecanismos que envolvem o uso de gordura como energia. Uso de certos medicamentos também atrapalham ou até geram acúmulo de gordura (se você acha que se encaixa nesta situação, converse com seu médico sobre alternativas).
Um corpo saudável sempre vai funcionar melhor para tudo, inclusive queimar gordura. Faça check ups periódicos e sempre saiba como está sua saúde. Não é necessário ser um maníaco hipocondríaco, apenas não seja aqueles caras que só vão ao médico quando estão à beira da morte.

8 – Você está com muita pressa

Infelizmente, queimar gordura demora mais do que a maioria das pessoas imaginam. No início você pode perder 1kg+ de peso corporal por semana, depois disso sinta-se feliz se estiver perdendo cerca de 500g a cada sete dias.
Nesta fase é importante justamente gerar essa perda mínima, porém constante. Isto significa que a maioria do peso que está indo embora é gordura e não massa muscular. Quanto mais você apressar as coisas (e quanto maior for a perda de gordura), maior serão as chances de perder massa muscular e ficar parecendo um magro com barriga no final.
Aprecie resultados mesmo que sejam lentos. Isto significa que você está construindo um físico com qualidade.
Referências
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1454084
  2. http://ajcn.nutrition.org/content/71/1/130.full
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18313427
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1829363/
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10878689

Nenhum comentário:

Postar um comentário