Barra de vídeo

Loading...

terça-feira, 12 de abril de 2016

Benefícios do treino intervalado de alta intensidade

O corpo humano é uma máquina biológica impressionante, capaz de se adaptar aos ambientes e condições mais desfavoráveis. Ele se adapta ao frio, ao calor, desenvolve resistência contra certos tipos de bactérias e fica mais forte física e mentalmente quando repetidamente submetido a determinados estímulos.
Essa adaptação será tanto maior quanto maior o estímulo a que o corpo for submetido. Isso significa que correr na esteira durante 30 minutos sempre ao mesmo ritmo provocará um estímulo menor do que intervalar essa corrida entre períodos de baixa e elevada intensidades.
Nesse último cenário, o metabolismo do organismo permanece acelerado até várias horas após o término da atividade física, o que gera um maior consumo de energia (gasto de calorias). É, por isso, normal verificar que muitas academias já possuem em seus horários atividades dedicadas ao treino intervalado de alta intensidade.
treino intervalado de alta intensidade

O que é o treino intervalado de alta intensidade?

Treino intervalado de alta intensidade (ou high intensity interval training (HIIT), como é conhecido em inglês) é o nome dado a qualquer atividade física que alterne períodos de baixa intensidade e períodos de alta intensidade. Um exemplo desse tipo de treino seria, por exemplo, alguém que execute um sprint de 5 segundos por cada 30 segundos de corrida a passo normal. Outro exemplo seria alguém que salte à corda durante 20 segundos a um ritmo normal e 10 segundos a um ritmo acelerado.
Quando o assunto é queimar gordura e perder peso, diversas pesquisas comprovam que esse método é muito mais eficiente que o tradicional cardio realizado na esteira ou na bicicleta das academias. Então se lembre: se o assunto for emagrecer ou ganhar condição física, vale lembrar que a qualidade do treino é sempre mais importante do que a quantidade ou, nesse caso, a duração.
Conheça em seguida mais benefícios desse tipo de treino.

É um treino mais eficiente

O HIIT é o tipo de treino ideal para encaixar numa agenda apertada. Ele permite que você treine intensamente durante um período de tempo mais curto do que o habitual. Pesquisas demonstram que treinar 15 minutos ao estilo HIIT 3 vezes na semana é tão eficaz na queima de gordura como correr 1 hora na esteira sempre ao mesmo ritmo.
Outro estudo apresentado em 2011 no congresso anual do American College of Sports Medicine referiu que apenas 2 semanas de HIIT melhora sua capacidade aeróbica em igual modo tanto quanto 6 a 8 semanas de cardio tradicional. Ou seja, o treino intervalado te deixa poupar minutos preciosos de sua vida e ainda deixa você fisicamente mais capaz.

Queima gordura mais rapidamente

Com o HIIT, você não queima apenas calorias e gordura durante o treino mas também quando já se encontra no conforto de sua casa. Isso porque o treino intervalado aumenta as necessidades energéticas que o organismo tem para cumprir suas funções metabólicas. 24 Horas após terminar seu treino de HIIT, você ainda se encontra queimando calorias extra devido ao treino. Isso não é magia, é apenas ciência.

HIIT para um coração mais saudável

Seu coração é um músculo e, como tal, também deve ser treinado para estar no topo de sua forma. Um músculo treinado e ativo tem menores probabilidades de dar problemas no futuro. Já um músculo inativo e definhado apresenta uma maior probabilidade de causar problemas no futuro.
O treino intervalado obriga você a se virar contantemente entre o metabolismo aeróbico e anaeróbico, fortalecendo seu sistema cardiovascular.

Nenhum equipamento é necessário

Correr, andar de bicicleta, saltar à corda são exemplos de atividades onde o treino HIIT pode ser aplicado. E o melhor é que você não precisa de nenhum equipamento para fazê-lo. Se você fizer uma pesquisa rápida sobre protocolos de treinos intervalados de alta intensidade, verificará que a maioria dos exercícios não utiliza halteres ou barras.
Na maior parte dos casos, você será capaz de realizar HIIT com recurso ao mínimo equipamento possível, o que torna esse tipo de treino viável também para realizar em casa.

Faz você perder peso, não músculo

Muita gente em uma dieta para perda de gordura acaba também perdendo músculo. O treino intervalado evita que você perda massa magra pois você não estará apenas trabalhando o sistema cardiovascular mas também estará estimulando as fibras musculares de contração rápida.

Mais desafiante do que qualquer tipo de treino

Este não é um tipo de exercício que você pode fazer enquanto lê uma revista ou conversa com seu amigo enquanto descansa no intervalo entre as séries. Não. No HIIT você não tem pausas para pensar em se distrair com coisas extra exercício. Sua mente está apenas focada em terminar o circuito o mais rápido possível.
Outra coisa boa desse tipo de treino é que, uma vez que é realizado por objetivos (terminar o mais rápido possível, geralmente), você tem uma forma prática de apontar seus resultados e, mais tarde, repetir o mesmo treino para ver o quanto evoluiu. É, sem dúvida, um método de treino desafiante.
Aqui você encontra alguns exemplos de circuitos de treino que recorrem ao HIIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário