Barra de vídeo

Loading...

terça-feira, 30 de agosto de 2016

DIABÉTICOS E CUIDADOS NA ACADEMIA

por   

Muitas pessoas não sabem, mas é preciso seguir algumas recomendações básicas para que a atividade física não se torne um problema para os diabéticos. Cuidados para o pré e pós treino merecem a mesma atenção do treinamento em si. Por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, sempre ressaltando a importância de consultar um médico e um profissional de educação física antes de iniciar.
O exercício traz inúmeros benefícios aos diabéticos. Os nutricionistas da Planet Sport Academia explicam que dentre esses benefícios estão prevenção do infarto do miocárdio, de acidente vascular cerebral, de insuficiência renal e perda da acuidade visual.
Diabéticos e cuidados na academia

CUIDADOS QUE OS DIABÉTICOS DEVEM TER NA ACADEMIA

Um aspecto muito importante é a aplicação da insulina, que vai depender de alguns fatores e varia de acordo com a necessidade de cada um (lembrando que nem todo diabético necessita de insulina). Junto, vem a alimentação pré-treino, que deve ser leve e acontecer entre 40 minutos e 1h antes da atividade física.
São recomendados alimentos ricos em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico, como cereais integrais, pães integrais, torradas integrais ou frutas com farelos, como a aveia. Além disso, de acordo com Patrícia Oliveira, nutricionista da Planet Sport, também é recomendada a ingestão de gorduras boas antes do treino, como a gordura de coco, pasta de amendoim ou castanhas sem açúcar, abacate, uma vez que elas poupam o glicogênio muscular (reserva de carboidrato no músculo) e permitem que o atleta tenha energia até o fim do exercício.
Durante o treino algumas pessoas costumam consumir gel de carboidrato. No caso dos diabéticos, no entanto, é importante checar se a taxa de glicose está regulada, pois a maltodextrina, comum nestes géis possuem liberação média a alta no sangue e pode elevar a glicemia, quando mal indicada. Se a atividade for prolongada, alguns estudos sugerem o consumo médio de 15g a 30g de carboidrato a cada 30 minutos – isso vai variar de acordo com o peso do atleta e da intensidade do exercício físico.
No pós-treino recomenda-se consumir alimentos com alto índice glicêmico, como arroz, pão, mel, sucos naturais, frutas como, laranja, banana e melancia, especialmente nos casos em que o objetivo é aumentar a massa muscular – observando sempre as taxas de glicemia. Se o objetivo é reduzir gordura, adaptações quanto ao tipo e quantidade de carboidrato devem ser feitas. Assim, as taxas ficarão realmente no eixo.
Uma recomendação importante, dada pela equipe de profissionais de Educação Física da Planet Sport Academia tem relação com o pé do diabético.  Eles indicam o uso de tênis e meias brancas de algodão e dar uma avaliada nos pés. Isso, porque o diabético pode sofrer da perda de sensibilidade nas extremidades, o que impede que sintam desconforto causado por bolhas, por exemplo, e tendo os diabéticos mais dificuldade na cicatrização, é fundamental prevenir ferimentos na região.


Read more: http://www.fiqueinforma.com/diabeticos-e-cuidados-na-academia/#ixzz4Iq9svO90

Nenhum comentário:

Postar um comentário