segunda-feira, 31 de julho de 2017

Conheça treinamento de Oclusão Vascular ( método kaatsu )


treinamento de Oclusão Vascular método kaatsuApesar de ser uma prática pouco comum no Brasil, não é raro vermos vídeos e textos na internet incentivando o treinamento com oclusão vascular, também conhecido por “método kaatsu”. Sendo assim, achei interessante escrever este artigo para desmistificar algumas ideias e incentivar reflexões sobre esta forma de treino, mesmo porque, tem muita gente falando bastante coisa errada por aí… Boa leitura!

O que é o método de treinamento de Oclusão Vascular?


(observação: oclusão vascular é um termo incorreto, pois o que temos, na verdade, é uma restrição do fluxo sanguíneo, porém, por força do uso nas mídias, irei manter a nomenclatura tradicional)
O método da oclusão foi desenvolvido, bastante por acaso, nos anos 60, por yoshiaki sato, um japonês fisiculturista. Obtendo algum sucesso em hipertrofia com ele, o autor começou a divulgá-lo nos anos 70, ministrando palestras e cursos e, nos anos 80, fechadas algumas parcerias, o método começou a ser investigado cientificamente em laboratórios de fisiologia, a fim de entenderem seus mecanismos, coisa que dura até os dias de hoje, pois muitas perguntas ainda não têm respostas…
Ele trabalha com a ideia de restrição de retorno venoso e diminuição do fluxo arterial. Para quem não sabe, as artérias são vasos que servem de passagem de sangue que sai do coração, enquanto as veias, para o que chega nesse órgão. Sendo assim, com a utilização de um manguito (garrote ou torniquete), o sangue é acumulado num membro que está sendo treinado, concentrando substâncias em nossos vasos, como adp, hormônios (feito gh e testosterona), lactato e íons hidrogênio, por exemplo, causando um stress metabólico.
treinaino de Oclusão Vascular método kaatsuDependendo da pressão utilizada no manguito, estes produtos citados irão se acumular em maior ou menor quantidade. Além disso, se juntarmos isto à questão da pressão e da acidez, acabamos entendendo o porquê de o método gerar tanta dor no local, ficando às vezes impossível fazer muitas repetições.
Por questões de segurança, a indicação de pressão a ser aplicada é de 100 a 300mmhg (lê-se milímetros de mercúrio), sobretudo pelos efeitos colaterais que o método gera durante a sessão de treino, ou mesmo no longo prazo, que até hoje não sabemos todos.

Os problemas do método da Oclusão Vascular


O maior problema, em minha opinião, é a falta de informação/embasamento científico, seja de quem se propõe a utilizar o método, seja de quem quer divulgar. Por ignorância, as pessoas irão se expor desnecessariamente a riscos, auxiliando muito mais a mídia sensacionalista do que a si mesmo…
Foi justamente por falta de informação, usando o método na tentativa e erro, que o próprio autor foi hospitalizado quando estava experimentando sua descoberta, uma vez que abusou da pressão no manguito (700mmhg).
Outro gravíssimo problema frequente é que as pessoas que se aventuram no método, em sua maioria, não possuem um manguito adequado, com relógio de pressão, utilizando materiais quaisquer, como elásticos, faixas, cordas, etc., acabando por não medir qual pressão estão usando, se é a mesma dos dois lados do corpo ou mesmo tendo um controle adequado para fazer uma progressão.

Leia também:

Kaatsu Training: a Nova Geração de Treinamento Anabólico
Em relação aos colaterais, pelo o que foi estudado até o momento, podemos citar o trabalho dos pesquisadores nakajima et al., 2006: 13% dos praticantes apresentam hemorragia subcutânea, que gera hematomas e some com o tempo (prejuízo apenas estético). Além disso, também são comumente relatados problemas como dor extrema, dormência, coceira, sensação de frio e, de forma mais rara, danos cardiovasculares, feito pressão alta, arritmias e isquemia.
Para encerrarmos, a maior dúvida dos pesquisadores é o que pode acontecer com o coração do sujeito no longo prazo, principalmente se o método pode gerar algum tipo de hipertrofia cardíaca prejudicial, por esses aumentos de pressão, como acontece em hipertensos e usuários de anabolizantes. Sendo assim, muito ainda precisa ser estudado.

Quais benefícios foram observados sobre a Oclusão Vascular?


A grande vantagem do treino de oclusão é que ele proporciona ganhos em hipertrofia e força, porém, com a utilização de uma carga muito baixa. Segundo vários trabalhos que li, com apenas 20% de 1rm, ou seja, com 20% do máximo de peso que aguentamos para fazer uma única repetição, conseguimos obter os mesmo resultados em hipertrofia e força de alguém que usa 80% e treina da forma tradicional (sem manguito).
Também foi observado que não adianta subir a carga para 30-50% de 1rm, pois os resultados continuam sendo o mesmo dos 20% e tudo o que o sujeito aumentará será a dor causada pela restrição de fluxo sanguíneo, que ficará tão grande que inviabilizará a continuidade de repetições.
Ocorre que, com pesos extremamente leves, acabamos recrutando mais fibras do tipo-i do que as do tipo-ii, que são as que têm maior potencial de hipertrofia e força. Porém, pela falta de substratos por conta do manguito, como oxigênio, por exemplo, as fibras tipo-i fadigam rapidamente e as do tipo-ii, que não seriam recrutadas em situações normais com cargas leves, acabam tendo que participar para manter a contração muscular, sendo este um dos grandes segredos do método.
oclusao-vascular-treinamento-forca-hipertrofiaCom isto, percebemos que o treinamento de oclusão é uma importante ferramenta para gerar hipertrofia e ganhos de força em pessoas debilitadas, como idosos, pacientes avançados com câncer, sujeitos lesionados, amputados, com fraturas ósseas ou pós-operados, por exemplo. Em indivíduos saudáveis ele também seria interessante para uma fase de deload, um descanso ativo, overtraining, entre outros.
O grande problema aqui é que as pessoas, por falta de informação ou de aconselhamento adequado, confundem o método como um acessório para aumentar a hipertrofia de um programa, feito um esteróide, e mantêm as mesmas cargas de treino e tentam fazer garrotes cada vez mais apertados, sem nenhum tipo de medição, na tentativa de ganhar mais massa e força, o que é bastante irresponsável.

Considerações finais e conclusão

No artigo de hoje, conhecemos o método da oclusão vascular, discutindo sua história, metodologia, benefícios e malefícios, tudo com embasamento científico.
Para alguns grupos de indivíduos o método não tem grandes vantagens, sendo seu uso uma ilusão, com o agravante de poder proporcionar efeitos colaterais; para outros sujeitos, por sua vez, ele pode se mostrar não só extremamente benéfico, como talvez a única solução para trazer algum tipo de qualidade de vida.
Digo isto, pois fui aluno na graduação de alguns pesquisadores diretamente envolvidos com o estudo do método da oclusão no brasil, no laboratório da universidade de são paulo no hospital das clínicas, e pelos dados que eles apresentavam em congressos, foi bastante interessante ver pessoas que estavam com a musculatura das pernas extremamente atrofiadas, que nem aguentavam mais o próprio peso, voltarem a andar, o que vejo como o maior benefício de todos desta descoberta.
Ficamos por aqui! Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês e também tirado dúvidas sobre o método da oclusão vascular! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem apenas informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições.
Não utilizem o método sem a supervisão de um profissional capacitado e, muito menos, sem controlar a pressão de forma adequada. Bons treinos e até a próxima!

Referências bibliográficas
Iida h, nakajima t, kurano m, yasuda t, sakamaki m, sato y, yamasoba t, abe t. Effects of walking with blood flow restriction on limb venous compliance in elderly subjects. Clin physiol funct imaging. 2011 nov;31(6):472-6. Doi: 10.1111/j.1475-097x.2011.01044.x. Epub 2011 jul 28.
Kubo k, komuro t, ishiguro n, tsunoda n, sato y, ishii n, kanehisa h, fukunaga t. Effects of low-load resistance training with vascular occlusion on the mechanical properties of muscle and tendon. J appl biomech. 2006 may;22(2):112-9.
Laurentino gc, loenneke jp, teixeira el, nakajima e, iared w, tricoli v. The effect of cuff width on muscle adaptations after blood flow restriction training. Med sci sports exerc. 2016 may;48(5):920-5. Doi: 10.1249/mss.0000000000000833.
Laurentino gc, ugrinowitsch c, roschel h, aoki ms, soares ag, neves m jr, aihara ay, fernandes ada r, tricoli v. Strength training with blood flow restriction diminishes myostatin gene expression. Med sci sports exerc. 2012 mar;44(3):406-12. Doi: 10.1249/mss.0b013e318233b4bc.
Pope zk, willardson jm, schoenfeld bj. Exercise and blood flow restriction. J strength cond res. 2013 oct;27(10):2914-26. Doi: 10.1519/jsc.0b013e3182874721.
Takarada y, ohki y, taira m. Effect of transient vascular occlusion of the upper arm on motor evoked potentials during force exertion. Neurosci res. 2013 aug;76(4):224-9. Doi: 10.1016/j.neures.2013.05.009. Epub 2013 jun 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário