terça-feira, 18 de julho de 2017

Quem toma suplementos pode tomar cerveja ?


Uso de bebidas alcoólicas sempre foi um tema polêmico na musculação, mas uma questão que se destaca com frequência é especificamente sobre poder tomar cerveja ao mesmo tempo que toma algum suplemento.
Se isto vai “cortar o efeito” do suplemento utilizado, vai diminuir os ganhos, ou se a mistura pode causar algum mal a saúde.
Logo de cara, tomar cerveja moderadamente, sem chegar ao ponto de ter ressaca no dia seguinte, e sem ser com uma frequência alta, dificilmente vai influenciar em algo na sua saúde e muito menos nos seus ganhos dentro da academia.
Então, se você é aquele tipo de pessoa que bebe de forma esporádica e não costuma abusar, isto provavelmente não vai afetar em nada na sua rotina.
A questão é que a maioria das pessoas não usam esta abordagem para tomar cerveja ou outra bebida alcoólica.
Muitas pessoas quando sentem o efeito do álcool e ficam desinibidas, perdem o controle do consumo e só param de beber quando começam a sentir os efeitos negativos.
Lembre-se também que independente de qual fonte venha o álcool, seja cerveja, vodka, tequila ou outra coisa, os efeitos colaterais serão os mesmos.
Enfim, este texto é voltado para estas pessoas, que costumam sempre consumir mais álcool do que devem, e mostrar quais são os efeitos da mistura dos suplemento mais comuns com bebida alcoólica.

1 – Whey protein e outras proteínas em pó

Independente de qual fonte de proteína em pó estejamos falando, o objetivo final sempre vai ser o mesmo: complementar e aumentar a ingestão de proteína da dieta.
Com isto em mente, os efeitos do álcool vão ser os mesmos não importando se você está usando um whey protein de R$400, feito com leite de vacas dos montes holandeses ,ou uma albumina de R$30, feita com os ovos de uma fazenda industrial.
Bem, o uso abusivo de álcool é conhecido por derrubar a síntese de proteína e atrapalhar a hipertrofia muscular como um todo.
De forma grosseiramente simples, isto significa que o corpo terá dificuldade para pegar proteínas, e usá-las com o objetivo de reparar e construir massa muscular.
Isto significa que gastar dinheiro com uma proteína em pó para abusar de bebida alcoólica com frequência, é como jogar uma parte dos seus ganhos e seu dinheiro, fora.
Ao mesmo tempo que a mistura não vai gerar um efeito colateral extra, isto é simplesmente contraprodutivo.

2 – Creatina

Creatina, além dos outros benefícios, funciona aumentando os líquidos dentro das células musculares. Por isso que nos sentimos maiores quando usamos creatina.
O problema é que quando consumimos álcool, nosso corpo inibe a circulação de um hormônio chamado ADH, que é responsável por controlar quanta água os rins devem “segurar” no corpo.
Basicamente, quando bebemos, nossos rins recebem a mensagem para começar a liberar mais água através da urina (nos fazendo ir várias vezes ao banheiro).
Por isso o consumo de álcool costuma causar desidratação.
A questão é que esta água perdida também será, em parte, dos músculos, o que poderá afetar os efeitos da creatina.
Na verdade, mesmo que álcool não cortasse os efeitos da creatina, desidratação é extremamente catabólica por si só e deveria ser evitada.
E, infelizmente, beber mais água enquanto está usando álcool não inibe totalmente o problema, porque o corpo não vai se manter hidratado e que vai continuar urinando água desnecessariamente.

3 – BCAAs e outros aminoácidos

BCAAs e outros aminoácidos essenciais possuem praticamente a mesma função que as proteínas em pó.
A diferença é que a proteína em pó será absorvida e posteriormente quebrada em aminoácidos menores, o que inclui os BCAAs, encontrados em todas proteínas completas.
Isto quer dizer que o efeito negativo do álcool na ingestão de proteína é mesmo para a ingestão de BCAAs.
Na verdade, exatamente o mesmo efeito negativo.
Se sua síntese de proteína está sendo prejudicada por algo, o aproveitamento dos BCAAs pelo corpo poderá ser menor.

4 – Pré-treinos com estimulantes/cafeína

Os efeitos desejados dos pré-treinos com estimulantes, ou a própria cafeína, podem demorar 30 a 60 minutos para surtirem efeito, mas podem permanecer no corpo por mais de 10 horas (vai depender da habilidade do seu corpo em metabolizar o estimulante).
Misturar qualquer tipo de álcool com este tipo de suplemento não é recomendado.
Estimulantes podem mascarar os sintomas do álcool, fazendo você beber mais que o necessário para atingir o efeito desejado, e podem exacerbar a desidratação.
A mistura de estimulantes com álcool também é a principal causa de entradas em hospitais por conta de arritmias cardíacas e alterações na pressão sanguínea.
É por conta disso, também, que o uso de bebidas alcoólicas com energéticos está sendo cada vez mais contraindicado por especialistas.
Quando o assunto é misturar suplementos com bebidas alcoólicas, sem dúvidas, a pior coisa que alguém pode fazer é misturá-los com suplementos que contenham estimulantes.

Resumindo – quem pode tomar cerveja pode tomar suplemento ?

Pessoas que tomar cerveja, ou outra bebida alcoólica, moderadamente, na maioria das vezes, poderão usufruir dos benefícios dos dois lados sem prejudicar seus ganhos ou a saúde.
Por outro lado, pessoas que não tem controle sobre o próprio consumo de álcool, sempre bebem ao ponto de ter ressaca e fazem isto com certa frequência, além de estarem prejudicando seus ganhos, estão desperdiçando dinheiro com o uso de suplementos, e como “brinde”, estão colocando a própria saúde em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário