segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A importância de um multivitamínico para quem treina

 

Multivitamínicos podem não ter o mesmo apelo que whey protein, creatina e outros produtos do gênero, mas podem trazer vários benefícios para quem faz musculação.

Um pouco sobre multivitamínicos

Multivitamínicos são suplementos em cápsulas ou comprimidos que têm como objetivo fornecer todas (ou a maior parte) das vitaminas e minerais que o corpo precisa no dia a dia e que nem sempre são ingeridas através da própria dieta.

Por que alguém que treina deveria usar um multivitamínico ?

Vitaminas e minerais tem um papel fundamental em centenas de processos que ocorrem dentro do organismo que influenciam em coisas como qualidade do sono, imunidade, produção de hormônios, contração muscular, síntese de proteína, recuperação e muito mais.
Em suma, vitaminas e minerais são essenciais para o corpo funcionar corretamente e isto é ainda mais importante para uma pessoa que submete o corpo a treinos pesados.
Pessoas que treinam em alta intensidade, mais do que qualquer outra pessoa, precisam manter uma ingestão adequada de todos os micronutrientes.
Clique aqui
Agora, é possível fazer isto através de uma dieta variada; rica em frutas, vegetais e alimentos naturais. Enfim, não é obrigatório usar um multivitamínico.
Acontece que muitas vezes, para conseguir ingerir todos os nutrientes necessários e ainda fazer todas as outras tarefas do dia a dia, nós acabamos optando pelo caminho mais conveniente possível e raramente isto envolve se alimentar de uma maneira que todos os micronutrientes serão ingeridos.
multivitaminico
Usar um multivitamínico tem como objetivo justamente garantir que você tenha todas as vitaminas e minerais que você precisa, podendo focar-se na ingestão dos macronutrientes (proteína, carboidratos e gorduras) de uma maneira mais simples.

Qualquer multivitamínico serve ?

Sim e não.
Considerando que você pode ter uma alimentação que fornece uma quantia muito pobre de vitaminas e minerais, qualquer multivitamínico (até mesmo os mais baratos) neste caso já seria mais útil do que não tomar e permitir que deficiências apareçam.
Porém o ideal é usar um multivitamínico específico para pessoas que treinam, pois estes levam em consideração quais micronutrientes costumam ter maior deficiência em pessoas que treinam pesado e ainda adicionar nutrientes específicos que outros multivitamínicos não tem e que auxiliam no musculação.

Qual a melhor maneira de tomar um multivitamínico ?

A melhor maneira de tomar um multivitamínico é ingerir a dosagem sugerida pelo produto  junto de uma refeição que contenha gordura (certos micronutrientes só serão absorvidos corretamente na presença deste macronutriente).
Multivitamínicos devem ser usados todos os dias e não apenas nos dias de treino. Afinal, seu corpo não vai parar de trabalhar nos fins de semana.

O que um multivitamínico NÃO é

Multivitamínicos podem melhorar o seu progresso dentro da academia, mas provavelmente não da maneira que você imagina.
Por exemplo, você não vai aumentar sua carga no supino ou, do dia pra noite, come

Nenhum comentário:

Postar um comentário