segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Leg curl vs stiff leg deadlift – Qual o melhor para isquiotibiais?


isquiotibiais Leg curl vs stiff leg deadliftOs exercícios leg curl e stiff-leg-deadlift são dois dos exercícios mais usados pelos praticantes de musculação para trabalhar os isquiotibiais, mas qual dos dois será o mais eficiente?
Uma vez que os isquiotibiais são constituídos por 3 músculos (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo) e tendo em conta que são uma estrutura muscular envolvidas em duas articulações (flexionam o joelho e a anca), seria de pensar que os dois exercícios já mencionados poderiam gerar padrões de recrutamento distintos.
Com efeito, este estudo pretendeu determinar as diferenças regionais na ativação da musculatura dos isquiotibias durante a execução dos exercícios Leg curl e Stiff-leg deadlift.anatomia isquiotibiais
Para isso, os investigadores recrutaram 10 homens com 23,5 anos de idade que já treinavam os membros inferiores com exercícios de musculação no mínimo 1 vez por semana e há pelo menos 1 ano.
Os voluntários realizaram 1 série de 8RM do exercício Leg Curl e Stiff-leg deadlift com uma fase concêntrica rápida (cerca de 1 seg.) e fase excêntrica com 2 segundos de duração.

Resultados

exercicios isquitibiais EMGObservando a tabela acima, verificamos que o exercício Leg Curl gerou uma ativação mais elevada da porção inferior (lateral e medial) dos isquiotibiais e também da porção superior e lateral.
Já a ativação da musculatura da porção superior e medial dos isquiotibiais foi apenas ligeiramente superior com o exercício Stiff-leg deadlift.
Os investigadores afirmaram:
Os resultados desta investigação suportam a noção de que é possível atingir diferentes regiões da musculatura dos isquiotibiais através da seleção do exercício.
Especificamente, verificou-se a musculatura inferior dos isquiotibiais (tanto o semitendinoso como o bícep femoral) é preferencialmente recrutada durante o Leg Curl quando comparada com o levantamento terra a pernas retas.
Em relação aos isquiotibiais superiores, não parece haver diferenças significativas quando se comparam os dois exercícios mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário