quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Maca peruana – Para que serve, benefícios, contraindicações, efeitos colaterais e onde comprar

Treino Mestre 


A Maca Peruana emagrece, aumenta a libido e ainda ajuda a prevenir doenças. Veja agora todos os seus benefícios e cuidados ao ingerir esse tubérculo.

maca peruana
Muito parecida com um rabanete, esse tubérculo, conhecido como maca peruana aqui no Brasil tem suas origens na Cordilheira dos Andes. Fora do seu ambiente natural, ela é mais consumida na forma de cápsulas ou em pó. Graças aos seus muitos nutrientes, essa planta também é muito utilizada para fins medicinais.
Ela tem sido utilizada para diversos fins como, por exemplo, o aumento da libido e do desejo sexual.
A maca peruana é rica em magnésio, ferro, cálcio, e vários outros nutrientes importantes para a manutenção do organismo como um todo.

Composição e informações nutricionais

A maca peruana é rica em sais minerais é nas vitaminas B1, B2, C e E com ômegas 3 a 9. Irá encontrar também zinco, fósforo e selênio entre suas propriedades.  
Também é ótima fonte de fibras, carboidratos complexos, alguns aminoácidos. Por causa do seu alto valor nutritivo, essa planta pode proporcionar uma série de benefícios para o nosso corpo. Por isso que hoje em dia a maca peruana se tornou tão famosa que passou a ser vendida como forma de suplementos a uma alimentação não balanceada.
Abaixo você pode conferir todos os seus benefícios:

Todos os seus benefícios

=> É afrodisíacoA maca peruana sempre foi bastante utilizada na medicina como uma substância que aumenta o desejo sexual. Um estudo realizado por um cientista peruano conseguiu observar os efeitos do tubérculo em indivíduos do sexo masculino com idades entre 24 e 44 anos durante 4 meses. O resultado mostrou aumento da quantidade de sêmen e maior mobilidade espermática.
Também reduziu os níveis de estresse, o cansaço e a ansiedade. Acredita-se que o alimento em questão tenha ação sobre as glândulas suprarrenais e o hipotálamo.
=> Auxilia na perda de peso e emagrecimentoDesde de já é bom saber que: a maca peruana não faz milagres e não vai fazer você perder todo o peso sem ajuda. Aliar dietas formuladas por um profissional e exercícios físicos orientados é a atitude mais importante para se tomar.
Apesar de a maca peruana ser rica em carboidratos (mais de 56% de sua composição) ela é rica em fibras. Isso ajuda a aumentar a saciedade fazendo você comer menos e ainda evita que se forme o pico de insulina. Mas, o mais importante é que se você quer perder peso precisa melhorar os hábitos de vida.
=> Pode prevenir o diabetes
Quem possui grandes chances de desenvolver diabetes, seja por motivos genéticos ou pelo estilo de vida, a maca peruana pode ajudar. Graças ao seu elevado teor de fibras, ela consegue reduzir a velocidade de absorção de glicose pelo organismo. Assim sendo, os níveis de insulina permanecem baixos mesmo depois de comer carboidrato.
Quando liberamos grandes quantidades de insulina, com o tempo, cria-se uma certa resistência à entrada desta nas células. Ela fica circulando na corrente sanguínea e os níveis começam a permanecer sempre elevados.
=> Boa para o sistema cardiovascular
A presença do ômega 3 na maca peruana faz com que o sistema cardiovascular também seja beneficiado. Essa substância tem um efeito vasodilatador que auxilia na redução da pressão arterial e também reduz as taxas de colesterol ruim (ele reduz o LDL e ainda ajuda a aumentar os níveis de HDL) o que auxilia na prevenção do desenvolvimento de placas que ateroma. Estas, por sua vez, são responsáveis por causar infartos cardíacos e AVC pela oclusão do vaso sanguíneo.
=> Pode auxiliar no tratamento da anemia
Apenas 1000 mg de maca peruana apresenta 16 mg de ferro. Quando esse nutriente está em baixa no organismo pode desenvolver uma doença chamada de anemia ferropriva. Para ter essa substância sempre em equilíbrio, os homens devem consumir diariamente entre 8 e 11 mg e as mulheres entre 15 e 18 mg.
A quantidade costuma variar de acordo com a idade do indivíduo. O ferro é um ator principal na construção das células vermelhas, responsáveis por levar oxigênio aos tecidos.
=> Fortalece o sistema imune
A maca peruana é um tipo de alimento que faz parte do grupo dos adaptógenos. Como o próprio nome sugere, esse tipo de alimento ajuda o organismo a se adaptar às diversas condições do ambiente, adaptando força e resistência muscular. Alguns profissionais especializados em fitoterapia ainda recomendam a maca peruana para ajudar na Síndrome da Fadiga Crônica.
=> Aliada dos ossos
Um dos grandes vilões de que avança na idade é a osteoporose. Principalmente nas mulheres, após a menopausa, a doença tem mais chances de aparecer já que a falta de presença de alguns hormônios pode deixar os ossos desprotegidos. Infelizmente, a maca peruana não trata a patologia, mas pode ajudar e muito na prevenção.
Recomenda-se uma dose diária de 1000 mg de maca peruana já que nesta quantidade é possível fornecer 150 mg de cálcio. Com essa mesma quantidade de leite é possível obter apenas 100 mg de cálcio. Ou seja, apesar da fama do leite em ser rico em cálcio, alguns alimentos apresentam-se mais benéficos nesse aspecto.
=> Alivio dos sintomas da menopausa
A maca peruana consegue conter as ondas de calor sem produzir os efeitos colaterais que alguns medicamentos oferecem. Não se sabe ainda quais os reais mecanismos nos quais isso acontece, mas acredita-se que as propriedades como redução da fadiga, aumento da libido e a formação de uma barreira contra a desidratação que se forma sobre a pele podem ter relação direta com os benefícios.

Contraindicações da maca peruana

Mesmo sendo um produto completamente natural, a maca peruana pode apresentar efeitos adversos.   O ideal é que, ao consumir, comece com doses muito pequenas e vá aumentando progressivamente.
No geral não foram relatados muitos efeitos negativos com o uso da planta já que os peruanos a consomem sem nenhum problema aparente. Porém, ainda faltam estudos a respeito dos suplementos de maca peruana. Indivíduos que tenha doenças crônicas, hepáticas, renais e alergias frequentes só devem ingerir o tubérculo com orientação médica.

Como tomar a maca peruana

No decorrer do texto é possível notar que a quantidade de maca peruana ideal para cada um dependerá do objetivo que se deseje alcançar. A melhor opção aqui é ler os rótulos com muita atenção e ver para que tipo de necessidade o produto se refere. As doses diárias recomendadas variam de 500 mg até 1500 mg.
A grande maioria é indicada para o tratamento de disfunções sexuais. Mas se você deseja o suplemento de maca peruana pensando em perder peso, melhor consultar um médico ou nutricionista.

Melhor marca, preço e onde comprar 

A maca peruana em cápsulas através de suplementos tem a média de preço entre R$53,00 até R$89,00 o pote com 60 cápsulas de 500 mg cada cápsula. Você pode comprar a maca peruana manipulada da marca Oficial Farma que é um excelente produto e com procedência, clicando no banner abaixo:
Comprar a maca peruana pelo menor preço

Supostos efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais estão relacionados a alta quantidade de iodo presente na maca peruana. Pessoas com distúrbios na tireoide pode ter ser quadro agravado se tomar a substância sem um acompanhamento profissional.
Pessoas que já relataram alergias a plantas medicinais também devem ter orientação profissional antes de utilizar a maca peruana. Assim como o tribulus terrestris que pode elevar a produção de testosterona, a maca peruana também tem relatos de aumentar os níveis de testosterona, e se não tiver acompanhamento e nem controle das taxas desse hormônio, alguns efeitos colaterais podem aparecer tanto em homens quanto em mulheres.

Relatos sobre os resultados

Tomou ou ainda está tomando a maca peruana e quer deixar seu relato sobre os resultados? Utilize nossa área de comentários logo abaixo e conte para todos sua experiência ao tomar a maca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário