quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Caldo de cana – Veja seus benefícios para saúde e porque é considerado um aliado nos treinos


O caldo de cana também conhecido como garapa em algumas regiões do Brasil, traz inúmeros benefícios para a saúde e ainda pode ajudar a turbinar seu treino!

Caldo de cana
O caldo de cana, bebida proveniente da cana-de-açúcar, é muito comum em todo o Brasil. Com um sabor único e vários benefícios para a saúde, o caldo de cana tem fãs em todo o país. A facilidade e praticidade para consumir esse produto é um dos seus trunfos. Primeiro, se raspa a casca da cana, e depois se espreme; o caldo já sai pronto para consumo!
Essa bebida é tão famosa em todo o país, que existe até um ditado popular que diz “feito na hora, como caldo de cana”.

A origem

Esse produto vem sendo explorado no Brasil desde a chegada da cana-de-açúcar ao país. Com a exploração dessa planta; com a descoberta do vinho de cana, o caldo se tornou mais próximo de ser descoberto.
Os escravos foram os primeiros a tomar essa bebida, que antes era apenas fermentada. E foram eles também que destilaram o produto até formar a bebida que conhecemos hoje.
O caldo de cana hoje em dia é comum com vários acompanhamentos de sucos, como de abacaxi ou limão. Essas frutas dão um contraste ao sabor adocicado do produto.

A função do caldo de cana

O caldo de cana foi muito estudado para se conhecer seus benefícios na saúde. Diversos resultados foram encontrados, entre eles: o estímulo imunológico, recuperação energética e poder antioxidante.
Esse tipo de descoberta foi muito importante, pois agora esse líquido é usado na medicina Ayurveda. Esse tipo de cuidado médico é usado em várias terapias e tratamento de doenças.
Composição
Como essa bebida é resultante do processo de moagem da cana-de-açúcar, a composição da mesma é toda natural. Os nutrientes que são preservados no consumo direto da bebida são:
  • Minerais, como: ferro, cálcio, potássio e sódio;
  • Proteínas;
  • Rico em vitaminas A, B e C;
  • Carboidratos: sacarose, glicose, frutose e amido;
  • Ácidos graxos.
O valor energético do caldo de cana
Por ser uma bebida com um grande valor energético, o caldo de cana muitas vezes são usados por atletas. Os atletas ingerem o líquido em uma pausa para recuperarem as energias para a segunda parte da competição.
A principal ideia desse processo é fazer com o que o atleta reponha os valores de glicogênio hepático. Assim, também repondo os valores de glicogênio muscular, isso diminui a fadiga e melhora a recuperação dos tecidos. Também é consumido no pós-treino de musculação quando intenso, para repor as energias e na recuperação muscular.
Um copo de 250 ml de caldo de cana tem em média 125 calorias.

Estudos sobre o caldo de cana

Em uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com os jogadores de futebol da Ponte Preta, observaram a rotina de treinos dos atletas e como o corpo deles reagiam diante de intensos exercícios. Foi analisado durante o estudo os níveis de ureia no sangue dos jogadores logo após os treinos. Podendo avaliar se existia perda ou não de massa muscular após as atividades.
Foi substituído então a suplementação de energéticos industrializados a base de maltodextrina/dextrose que os jogadores já consumiam, pelo caldo de cana.
Ao final do estudo, os pesquisadores chegaram a conclusão que os índices de ureia no sangue dos atletas diminuíram com a troca pelo caldo de cana, havendo uma diminuição na perda de massa muscular.
A conclusão é que os jogadores passaram a correr mais, tendo um aumento na performance e com uma perda de massa muscular bem menor se comparado quando consumiam a suplementação.

Uma lista de benefícios

A calda de cana pode realmente um grande aliado à saúde e bem estar do seu corpo. Por conter vários nutrientes essenciais para a dieta do corpo humano, essa bebida pode ajudar em diversas áreas. Um bom caldo de cana pode mantê-lo em dia com sua saúde.
1. Para pele: 
A presença de antioxidantes e compostos fenólicos faz com o suco seja uma boa para ter uma pele hidratada e saudável.
2. Para mau hálito: 
Os minerais presentes no produto ajudam a construir o esmalte do dente. A quantidade de nutrientes ajuda a saúde bocal e combate ao mau hálito.
3. Para distúrbios febris: 
O caldo de cana é extremamente famoso no combate a distúrbios febris, muito comuns em crianças. Esses distúrbios causam perda de nutrientes quando atinge altas temperaturas. O suco é conhecido por repor esses nutrientes.
4. Para o fígado: 
O caldo de cana é considera uma das melhores receitas para ajudar em problemas do fígado. Icterícia é um destes problemas e ocorre devido ao mau funcionamento do fígado, assim como obstrução dos canais biliares.
5. Para digestão: 
O caldo de cana pode ajudar muito em casos de problemas de digestão. Pois ele tem potássio e esse composto ajuda a equilibrar o nível de pH do estômago. Então, caso tenha problemas constantes de digestão, inclua o suco em sua dieta e terá menos estresse.
6. Para combate ao câncer de mama: 
Estudos recentes descobriram que os flavonoides presentes no caldo de cana impedem a multiplicação de células cancerígenas. Isso ajuda no combate ao câncer de mama e outras doenças.
7. Para dor de garganta: 
A vitamina C é o principal remédio para dor de garganta, e por sorte ela está muito presente no caldo de cana. Além do suco também ser uma rica fonte de antioxidantes, que afasta quaisquer infecções ou bactérias.
8. Para regeneração celular: 
Quando se tem um machucado, o caldo de cana pode ser uma grande ajuda na recuperação das feridas. Justamente por conter sacarose que é de uma grande ajuda na regeneração de células. Estudos comprovam que essa substância pode curar qualquer ferimento em pouco tempo. Você também pode despejar o caldo de cana no machucado para melhores resultados.
9. Para perder peso: 
O produto é conhecido por abaixar os níveis de colesterol ruim no corpo, que é o principal motivo para ganho de peso. Além de também possuir alto conteúdo de fibras solúveis, que ajuda a gerenciar o melhor o peso. Mas lembre-se, por ser fonte de carboidratos, seus benefícios ocorrem com o consumo moderado.
10.  Para eliminar toxinas do corpo: 
Tomar caldo de cana regularmente ajuda na limpeza de toxinas prejudiciais e outras substâncias incomuns no corpo. O suco da cana-de-açúcar também aumenta o nosso metabolismo, o que ajuda na eliminação de toxinas.
11.  Para tratar infecções urinárias: 
O produto é muito recomendado para manter a saúde dos rins e prevenir problemas no trato urinário. O caldo de cana é usado para aumentar os níveis de proteínas no corpo. Isso evita problemas como doenças renais como pedras, UTI e DST.
12.  Para melhorar a saúde da unha: 
A bebida também pode ajudar pessoas com unhas quebradiças e fracas. Por ser um produto com muitos nutrientes, isso melhora a saúde das unhas e as deixa mais resistentes.
13.  Para aumentar poder muscular: 
Ingerir caldo de cana frequentemente aumenta a força muscular fornecendo a glicose necessária para os músculos.
Dúvidas frequentes:     
Caldo de cana engorda?
Se consumido de forma isolada, o caldo de cana não engorda. Porém, como faz parte do topo da pirâmide alimentar, sendo classificada como açúcar, é recomendado 1 porção por dia.
Caldo de cana ajuda a tratar da gripe?
Como o caldo pode ajudar a melhorar o sistema imunológico, isso pode ajudar sintomas de gripe. Os seus benefícios como anti-inflamatórios também podem ser úteis em caso de resfriado.

Contraindicações

Há casos de sintomas após o consumo do caldo, mas geralmente está ligado a falta de higiene no local de processamento. Se a cana de açúcar foi processada em um local limpo, não haverá problemas.
Por esse motivo é importante ficar atento ao local de compra do caldo de cana.
Outra dúvida frequente é se o caldo de cana faz mal às gestantes. A resposta é sim e não. Quanto ao consumo por mulheres grávidas, deve-se existir uma atenção maior as questões sanitárias do local. Pois qualquer tipo de falta de higiene pode acabar fazendo mal para o bebê. Justamente por esse motivo, muitos médicos pedem cuidado na hora de tomar caldo de cana durante a gravidez.
No caso de diabetes, o caldo de cana pode ser mais perigosa. Como diabéticos precisam fazer controle dos alimentos com alto açúcar, o caldo de cana pode ser perigoso. Mesmo sendo açúcares naturais, como sacarose e frutose, pode acabar por desenvolver crises.
É importante, então, o consumo desse produto ser evitado por diabéticos ou antes de consumir, consultar um profissional da saúde.
Referências:Pesquisadores testam com sucesso a troca de suplementos tradicionais por caldo de cana: www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2004/ju250pag8a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário