segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PORQUE OS MÚSCULOS PARAM DE CRESCER?

RODRIGO NESPOLI 

Entenda os motivos pelos quais seus músculos podem parar de crescer e saiba o que fazer para ganhar massa muscular.
É quase sempre assim, quem deseja ganhar massa muscular frequenta academia diariamente, faz isto por muito tempo e, mesmo achando que está fazendo tudo corretamente, tem a impressão de que o ganho de massa muscular estacionou.
Você sabe por que os músculos param de crescer? Descubra o que fazer para evitar essa parada.

Razões para o estacionamento da hipertrofia

hipertrofia ou aumento da massa muscular para de acontecer por uma série de motivos. Sim, pode ser que você esteja cometendo não só um, mas vários erros.
porque os musculos param de crescer
Treino intenso
Será que você não está treinando muito intensamente? Os músculos, para crescer, precisam descansar, para se regenerarem das lesões provocadas pelo esforço da musculação.
Se os mesmos grupos musculares forem trabalhados seguidamente, é possível (e muito provável) que você apenas lesione sua musculatura, sem ganho de massa magra.
Duração do treino
Pode ser também que o problema esteja não na intensidade, mas na duração do treino. Fazer musculação por mais do que quarenta e cinco minutos aumenta a liberação de um hormônio chamado cortisol e ele destrói células musculares. Assim, não somente seus músculos param de crescer como são destruídos.
Descanso e Treino Adequado vs Bebida alcoólica
Mesmo treinando adequadamente, é preciso dormir bem para obter a hipertrofia. A recuperação muscular acontece também durante o sono, não somente na alternância ao treinar grupos musculares. É preciso dormir um sono de qualidade por oito horas ou mais para conseguir ganhar massa muscular.
O treino adequado e o sono reparador são primordiais, mas o atleta pode gostar de bebidas alcoólicas, pode ser por este motivo que o crescimento dos músculos estaciona, já que o álcool prejudica a musculatura, além de uma série de outras complicações e prejuízos à saúde.
Alterne o treino
Voltando à academia, você pode estar com a hipertrofia estacionada porque seu organismo se adaptou àquela sequência de exercícios. É recomendável trocar o treino a cada seis ou oito semanas para que os músculos voltem a aumentar.
Os músculos param de crescer se você não elevar a carga de peso durante o treino de grupos musculares. Como dissemos, o corpo se adapta àquela atividade e é preciso aumentar o peso para que ele sinta a diferença e trabalhe para vencer a resistência.
Faça isso gradativamente e troque a sequência de tempos em tempos, conforme orientamos acima.
Sono de qualidade, treino adequado, moderação no consumo de bebidas alcoólicas. Está faltando mais um fator importante nesta lista para que o crescimento dos músculos se intensifique: a alimentação.
Alimentação proteica
crescimento dos músculos está diretamente ligado ao consumo de proteínas. Elas são os blocos de construção musculares e, se você não consumir diariamente a quantidade recomendada para o seu objetivo, a hipertrofia estacionará.
prato-saudavel
Você sabe qual é a quantidade diária de alimentos proteicos sugerida para conseguir o crescimento muscular?
Um grama de proteína para cada quilo corporal. Se você não conseguir obter esta quantidade através dos alimentos (maneira recomendada), é possível ingerir suplementos alimentares, como whey protein.
O crescimento muscular
Você aprendeu que os músculos param de crescer se o treino não for adequado, se o sono não for de qualidade e se houver consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Porém, mesmo que se tomem estas precauções, é preciso ter uma alimentação adequada para que haja hipertrofia.
Não adianta abrir mão de horas de sono ou alimentação para frequentar uma academia. É preciso cuidar do seu corpo e consumir a quantidade diária de proteínas que você necessita. Desta forma é possível progredir no crescimento muscular.
A seguir, preparamos uma lista com os alimentos mais ricos em proteínas.
Eles são recomendados para quem deseja aumentar a massa muscular e seu consumo deve ser aliado com as precauções sugeridas:
  • Carne vermelha, a maior fonte de origem animal de proteínas são as carnes vermelhas, especialmente patinho, músculo, maminha, lagarto, filé mignon, coxão duro e coxão mole.
  • A carne branca do frango vem logo abaixo, seguida pela carne dos peixes. Os tipos mais indicados são salmão, sardinha, atum e tilápia.
  • Ovos e laticínios também são ótimas fontes de proteínas puras.
  • Se você é vegetariano (a) ou prefere consumir mais alimentos de origem vegetal, pode obter proteína consumindo soja, amêndoa, grão de bico, lentilha ou feijão.
Por que os músculos param de crescer
Os músculos param de crescer se não forem tomadas as diversas precauções, que você aprendeu anteriormente neste artigo. Portanto, lembre-se:
  • Os músculos só crescem se forem forçados a crescer. Trabalhe o aumento de pesos e mude as sequências a cada dois meses, no máximo.
  • Os músculos crescem pela sobrecarga. Não exagere na intensidade nem na duração do treino.
  • É preciso repouso para os músculos crescerem. Alterne os grupos musculares trabalhados em dias seguidos e descanse bem.
  • O músculo crescerá se for bem alimentado. Consuma a quantidade de proteína recomendada diariamente, ingerindo também todos os grupos alimentares nas refeições.
É isso, espero que você tenha gostado do artigo, comente ai logo abaixo suas dúvidas e me ajude a melhorar o conteúdo e entender o que você precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário