quarta-feira, 6 de abril de 2016

Entenda como o corpo reage à musculação

Entenda como o corpo reage à musculação
Share Button

Muita gente pratica a musculação – ou treino de força, com pesos – sem saber exatamente como o corpo reage aos treinos. Com isso, essas pessoas acabam sem tirar o máximo proveito dessa prática e demoram mais a atingir seus objetivos de se sentir bem com o corpo.
O primeiro erro é o de acreditar que a musculação transforma gordura em músculos. Isso não é verdade. Embora a musculação ajude a queimar gordura, os exercícios aeróbicos (correr, caminhar, pedalar) são mais eficientes neste aspecto. E a gordura é eliminada, não transformada em músculos.
O músculo, aliás, cresce na musculação como uma forma de defesa do organismo. Simplificando para um melhor entendimento: quando você faz um treino de força para as pernas, por exemplo, está na verdade estressando as fibras musculares.
Depois do treino, o corpo começa a recompor essas fibras. Se, depois de dois dias, você volta a forçar o mesmo músculo, o processo de recomposição é reiniciado. Só que o corpo entende que aquele músculo precisa ser mais forte, maior, para aguentar a carga à qual está sendo submetido.
Ou seja, o músculo não cresce quando estamos malhando, e sim quando estamos descansando. Por isso é fundamental para atingir bons resultados ter uma alimentação com os nutrientes necessáriospara essa recomposição muscular e também ter o descanso necessário, com boas noites de sono(Pod se sentir bem 04).
Isso explica também porque os grupos musculares não devem ser trabalhados todos os dias. Se você malhou bíceps em um dia, não vai trabalhá-lo novamente no dia seguinte, quando o corpo ainda está recompondo-o.
Entendendo esse sistema podemos compreender também porque é preciso aumentar as cargas de peso com o passar do tempo. Como o músculo é refeito mais forte, é preciso mais carga para “quebrá-lo” novamente e exigir uma reconstrução com ele ainda mais forte.
Agora que você já entende o mecanismo de reação do corpo à musculação pode malhar com mais consciência. Procure uma academia bem equipada e principalmente com bons profissionais para orientá-lo e começa já a se sentir bem com seu corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário