segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Barra-fixa é tão importante quanto levantamento terra

Redação Hipertrofia.org 

A barra-fixa, apesar de bem conhecida, é um um dos exercícios mais subestimados e evitados da musculação. É um movimento que independente da pegada usada, exige satisfatoriamente o dorsal (as famigeradas “asas” das costas).
Infelizmente, assim como o levantamento terra, muitas pessoas tendem a evitar a barra-fixa. Os motivos são simples, que vão desde a dificuldade do exercício (é simples, mas não é agradável), até o “ferimento” do ego por muitas vezes ser obrigado a começar usando 2 a 3 repetições.franco columbu fazendo barra fixa
Independente de qual seja o seu motivo, ele não é maior que os benefícios que este exercício é capaz de trazer. A barra-fixa pode ser considerada como um irmão mais novo do terra, e já que a fruta não cai longe do pé, este exercício além de recrutar com excelência o dorsal ainda usa outros 12 músculos sinergistas(1). Quase nada, né ?
Dorian-Yates dorsal

Fraqueza não é desculpa

O principal motivo para as pessoas evitaram este exercício é o fato da grande maioria delas não conseguir realizar um número satisfatório de repetições e pensar que o exercício não trará os benefícios buscados, contudo isto além de estar errado, não serve como desculpa.
Mesmo poucas repetições gerarão o estimulo para a hipertrofia e ainda forçarão a adaptação necessária para que você conseguia fazer cada vez mais repetições. Mas isto nunca vai acontecer sem que você force o corpo.
Procure fazer a barra-fixa no inicio do treino usando o número de séries que você faria para qualquer exercício composto, não se preocupe se nas últimas séries você conseguir fazer apenas uma repetição. O inicio é assim mesmo, mas quando você menos esperar, já estará fazendo 10 repetições e considerando o uso de carga extra.
Vale lembrar que este exercício não é só útil para as costas em si, o bom desenvolvimento da parte superior das costas ajuda na estabilidade de exercícios como supino e até mesmo no próprio levantamento terra.
Referências:
1 – http://www.exrx.net/WeightExercises/LatissimusDorsi/BWPullup.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário