quarta-feira, 1 de março de 2017

Cuidado com o consumo excessivo de Sucos


consumo excessivo de SucosMuitos dos alimentos que consumimos são alvo de grande publicidade como sendo “saudáveis”“fitness”, ou que ajudam a emagrecer. Pois bem, muitos não passam de pura enganação! Pensando nessa questão vou falar um pouco sobre os sucos.
Desde franquias de sucos, empresas de dietas prontas, redes de lanchonetes e até muitos profissionais de saúde nos passam a mensagem de que os sucos são 100% saudáveis e que emagrecem, mas isso não está nem perto de ser verdade.
A sacarose é um dos principais açúcares das frutas e é formada por uma molécula de glicose e uma de frutose. Quando ingerimos a fruta inteira, além da água e açúcares, ingerimos muitas fibras que acabam diminuindo a absorção dos açúcares da fruta (menor o pico de insulina) e também aumenta muito a saciedade.
Quando esprememos a fruta, tiramos todas as fibras e deixamos apenas a água, algumas vitaminas e muito açúcar. Nosso tubo digestivo é então inundado com essa alta concentração de sacarose, que está dividida em GLICOSE e FRUTOSE, através da ação da enzima sacarase.
A quantidade que ingerimos de glicose geralmente 20% vai para o fígado, o restante vai para o resto do corpo abastecer nossas células de energia. Ao chegar no fígado geralmente a glicose é armazenada na forma de glicogênio ou utilizada para fornecimento de energia. Quando em excesso pode sofrer reações enzimáticas e ser acumulada como gordura (menos de 1%).
Já a frutose, 100% do consumido vai para o fígado e 30% desses acabam virando gordura,seja acumulando nas células ou aumentando triglicerídeos e colesterol.
Além disso a frutose ainda é responsável por:
  • Inibir a supressão da GRELINA (hormônio que quando comemos é inibido e a fome passa);
  • Não estimula LEPTINA (hormônio que da a mensagem de saciedade ao cérebro);
  • Promove acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática);
  • Esteatose hepática deixa o fígado insensível a ação da INSULINA – aumento de ácidos graxos livres;
  • Aumenta ação do CORTISOL (hormônio catabólico para músculos e que favorece acúmulo de gordura).

Fique ligado, nem todos os Sucos são o o que parecem!



Post SUCOS - Cuidado com o consumo excessivo de Sucos http://www.dicasdetreino.com.br/consumo-de-sucos/#ixzz4a6gLojwI 

Follow us: @dicas_de_treino on Twitter | dicasdetreino on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário