Barra de vídeo

Loading...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Ginecomastia: o que é e quais as causas possíveis


U Fabíola Cunha    

O Cleveland Clinic Journal of Medicine publicou estudo que mostra que 50% dos homens americanos tem uma condição chamada ginecomastia, que faz com que o tecido mamário cresça. O tecido mamário, que está presente em homens e mulheres, se alimenta de hormônios estrógenos.
Enquanto as mulheres naturalmente têm mais estrogênios, os homens tem mais androgênios. Porém, os níveis de um e outro podem sair dos trilhos no corpo masculino, fazendo com que o crescimento das mamas aconteça.

Bebida alcóolica

ginecomastia
O consumo excessivo de álcool faz com que o fígado não consiga se livrar do estrogênio. Além disso, no caso das cervejas, fitoestrogênios, que se passam por estrógenos no corpo, estão presentes.
O fígado é muito responsável por metabolizar hormônios e a ineficiência dele pode converter androgênios em estrogênios, o que leva à feminilização de características como as mamas.

Esteróides

ginecomastia
Entre tantos males, um dos efeitos colaterais mais conhecidos do consumo de esteroides é o crescimento das mamas. Isso acontece quando o corpo converte as enormes quantidades de testosterona vinda dos esteroides em estrogênio.
Muitos levantadores de peso têm que procurar cirurgia reparadora para a ginecomastia. É a ironia de tentar parecer mais másculo utilizando meios errados e acabar parecendo mais feminino.
Aproveite e confira nossas dicas para o fortalecimento muscular.

Ganhar peso

ginecomastia
Homens com sobrepeso não têm mamas avantajadas apenas por causa da gordura local. O que ocorre é que o excesso de gordura corporal faz com que esses indivíduos com excesso de massa gorda e pouca massa magra acabem produzindo mais estrogênio e menos androgênio.

Dietas radicais

ginecomastia
A testosterona é muito afetada por regimes muito restritivos, enquanto os hormônios estrógenos não. Alguns homens desenvolvem as mamas quando estão passando fome, mas outros só vão sentir o efeito da dieta radical quando retomarem a alimentação normal.
O primeiro caso de ginecomastia relacionada à desnutrição foi notado quando prisioneiros na Segunda Guerra Mundial foram libertados e, após poucas semanas sendo bem alimentados, tiveram um crescimento considerável no tecido mamário.

Óleos de ervas

ginecomastia
Um estudo de 2007 no New England Journal of Medicine descobriu que, quando aplicado localmente, óleo de tea tree e óleo de lavanda, ingredientes comuns de shampoos, loções e sabonetes, podem causar ginecomastia. Os óleos puros simulam atividade estrógena e retardam os efeitos dos hormônios andrógenos, de acordo com o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário