quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Quantas séries para maximizar a hipertrofia?

Até hoje ainda há quem defenda que apenas é necessário realizar uma série de alta intensidade para maximizar a hipertrofia muscular e que a realização de um número adicional apenas irá aumentar a probabilidade de sofrer excesso de treino.
Entretanto, têm vindo a ser realizados estudos que associam um maior volume de treino e maiores ganhos de força e massa muscular. Por exemplo, 3 séries proporcionam um maior aumento da síntese de proteína muscular e maiores ganhos de força do que apenas 1 série.(1-3)
Mas será que temos que realizar um nº interminável de séries no ginásio para maximizar a hipertrofia muscular? Haverá algum limite a partir do qual se torna desnecessário realizar séries adicionais?

O estudo

Um estudo muito recente, realizado em ratos, pretendeu investigar a relação entre o volume de treino resistido e a síntese de proteína muscular.(4)
Para esse efeito, os investigadores sujeitaram 29 ratos a treino resistido, aos quais retiraram amostras de tecido muscular 6 horas após a realização de 1, 3, 5, 10, ou 20 séries de exercício resistido.

Resultados

A realização de apenas uma série de exercício resistido não aumentou a síntese de proteína muscular, mas um nº de séries mais elevado (3, 5, 10 e 20) proporcionou aumentos significativos.
número de séries para maximizar a hipertrofia muscular
Infelizmente, o aumento da síntese de proteína muscular estabilizou após 3 ou 5 séries de exercício resistido e não se observou um maior aumento significativo em resposta a um maior número de séries.
Em relação ao catabolismo muscular, não foram observadas mudanças nos níveis de vários marcadores catabólicos (proteínas LC3-I, LC3-II e proteínas ubiquitinadas), mesmo com 20 séries de exercício resistido.
Os investigadores afirmaram:
Os resultados deste estudo sugerem que a relação entre o volume de treino e a síntese de proteína muscular não é linear, tendo-se verificado que a elevação da síntese proteica muscular atinge um ponto de estagnação com apenas 3 a 5 séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário