segunda-feira, 28 de março de 2016

Qual é o melhor treino para queimar gordura e definir ?

Qual é o melhor treino para queimar gordura e definir ?

 

Uma dúvida muito comum entre os leitores do site é sobre qual o melhor treino para queimar gordura e definir, ao mesmo tempo retendo o máximo de massa muscular possível.
Primeiramente, o fator mais importante na queima de gordura e retenção de massa muscular é a dieta. Você pode fazer ZERO aeróbicos, ficar coçando o saco o dia inteiro no sofá e mesmo assim ver progresso somente com a alimentação correta.
Isto não significa que é a maneira mais rápida e efetiva, mas apenas diminuindo o consumo de calorias e cortando os lixos óbvios como açúcares, fastfoods, alimentos processados e frituras, você pode ir muito longe.

Treino para queimar gordura e definir

Agora, considerando que você já sabe que a dieta será o carro chefe nesse objetivo, os exercícios virão para amplificar o processo e fazer você chegar onde quer o mais rápido e com a maior qualidade possível.
A crença comum, e o que a maioria dos professores indicam, é que para queimar gordura você precisa aumentar o número de repetições e diminuir o tempo de descanso entre as séries, aplicando isso a algum tipo de circuito mirabolante usando vários exercícios.
Enquanto você vai transpirar igual um suíno fazendo isso, o máximo que você vai conseguir é ficar menor e fraco. Pessoas que só tem o objetivo de perder gordura a qualquer custo podem até se beneficiar de treinos assim, mas pessoas que se importam com a estética e querem conquistar baixos níveis de gordura com qualidade muscular, devem passar bem longe desse tipo de abordagem.
Mesmo que o seu objetivo primário neste momento seja a queima de gordura e definição, você deve continuar treinando para hipertrofia e força. Ou seja, você precisa continuar treinando pesado com exercícios compostos como agachamento, supino, terra, barra fixa,etc… e usando o mesmo esquema de repetições (3 ou 4 séries de 6 a 10 repetições).
treino queima
Somente treinando pesado podemos amplificar a produção de hormônios anabólicos como a testosterona e hormônios do crescimento (que indiretamente auxiliam a queima de gordura), acelerar o metabolismo e manter o máximo de qualidade muscular.

Aeróbicos

Com a dieta e treino devidamente acertados, por último entram os aeróbicos, mas nada de aeróbicos de baixa/média intensidade e longa duração. Deixe isso pra quem só quer perder gordura e não se importa com massa muscular.
A melhor maneira para incluir aeróbicos em uma fase de definição é fazer atividades de alta intensidade e curta duração como o HIIT – treino de alta intensidade intervalado. Além de serem mais efetivos em queimar gordura e manter massa muscular, eles consomem menos tempo sem que você morra de tédio.
Vinte minutos e três vezes por semana é tudo o que você precisa para extrair os benefícios dessa modalidade de aeróbicos.
hiit queima
Algumas sugestões simples:
  • Corrida no parque: aqueça caminhando ou correndo por cinco minutos e então corra em em alta intensidade por 30 segundos e caminhe por 60 segundos. Faça isso por 20 minutos.
  • Bicicleta ergométrica: usando uma resistência baixa na bicicleta, pedale devagar por 3 minutos e o mais rápido possível por 1 minuto – repita por 20 minutos. Se estiver muito fácil, diminua a proporção para 2 minutos de pedalada devagar para 1 de rápida ou 1 de rápida para 1 devagar.
Se você não tem condicionamento ou nunca fez HIIT antes, use o tempo que precisar entre os períodos de alta intensidade e gradualmente vá diminuindo o período de descanso até chegar no indicado. E jamais faça treinos de alta intensidade se você tem risco de problemas cardíacos e/ou pressão sanguínea.

Conclusão

Por mais que você estivesse a procura de um treino novo e inovador, a realidade é que o básico é o que mais funciona. Tudo o que você precisa para queimar gordura e definir, mantendo o máximo de massa muscular, é se alimentar de acordo com seu objetivo, treinar pesado visando hipertrofia/força e fazer aeróbicos curtos de alta intensidade.
Nada de circuitos complexos cheio de repetições. Nem mesmo fisiculturistas fazem isso para se preparar para competições, eles continuam treinando insanamente com dieta acertada e aeróbicos. Pelo menos isso podemos roubar deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário